6 aplicativos de arquitetura para fazer plantas de casas e mais


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Como várias atividades profissionais ou do dia a dia, as ações voltadas para arquitetura, design e decoração também já contam com aplicativos que auxiliam em várias das etapas da construção, remodelação ou renovação de um ambiente ou imóvel.

Essas ferramentas trazem recursos que podem ajudar a fazer plantas baixas de casas e outros imóveis, e simular diferentes designs de interior, com inspirações variadas. Listamos 6 desses apps de grande utilidade para arquitetos, designers de interiores e amadores.

Atenção: nenhum dos aplicativos abaixo dispensa o acompanhamento de um profissional da área. A maior parte deles, na verdade, tem como público-alvo os próprios profissionais, que os terão como mais uma ferramenta que, aliada a vários outros recursos e processos de criação, podem os auxiliar em seu dia a dia profissional.

1. Magicplan

Magicplan

Este aplicativo permite criar plantas de edifícios em poucos minutos a partir de fotografia. Com isto, será possível gerar estimativas de trabalho completas, visualizar o espaço em 3D e planejar projetos.

As plantas criadas podem ser editadas pelo usuário, que pode adicionar objetos, anotações, listas de preços de produtos, tarefas e outros custos.

Por esses motivos, o app se apresenta como ideal para agentes imobiliários, artesãos, bombeiros, arquitetos, inspetores de casas, designers de interiores, pequenas empresas e até adeptos do "faça você mesmo".

O Magicplan está disponível para iOS e Android.

2. AutoCAD

autocad

O software já tão familiar da rotina de arquitetos também já possui aplicativo. Com ele, o usuário pode visualizar, criar, editar e compartilhar desenhos do AutoCAD em dispositivos móveis.

Entre os recursos estão: abrir e visualizar arquivos DWG, criar novos desenhos dinamicamente, fazer medidas com precisão, usar teclado numérico, ferramentas avançadas de desenho e edição e a opção de mover e rotacionar objetos.

Ainda é possível trabalhar offline (e sincronizar as alterações quando estiver online), gerenciar camadas, adicionar notas e importar valores medidos com o Leica Disto.

O AutoCAD está disponível para iOS e Android.

3. Roomle 3D & AR Planejamento

roomle 3d

Este aplicativo permite o planejamento de ambientes, mobília e decoração; a visualização de ideias, o compartilhamento de plantas e até a compra de móveis.

Por meio dele, o usuário poderá desenhar plantas baixas, simulando as dimensões adequadas do ambiente. Deseja saber como determinada cor ou móvel ficaria no espaço? É possível testar diferentes cores no piso e nas paredes e adicionar vários itens de mobiliário do amplo catálogo do app.

Além de permitir uma visualização do ambiente e da mobília em 3D, com navegação por diferentes ângulos, o app ainda possibilita a compra de móveis e outros itens online. A ferramenta vai indicar onde conseguir aquele produto ou um similar em um grande rede de parceiros comerciais.

O Roomle 3D & AR Planejamento está disponível para iOS e Android.

4. Homestyler Interior Design

homestyler

Este app foi desenvolvido para possibilitar que o usuário visualize ideias de design de interiores, simulando como móveis e produtos de decoração ficariam em determinado ambiente, para que decida comprá-los ou não já sabendo como será o resultado.

Para tanto, basta tirar uma foto do espaço que se deseja transformar. Em uma espécie de provador virtual, será possível testar cores de paredes, itens de decoração e móveis de marcas reais (para que o usuário possa de fato comprar os produtos testados, se desejar). Tudo isso com modelos 3D de alta qualidade.

O app ainda disponibiliza projetos de design de interiores como inspirações, dicas de decoração e tendências. A coleção de designs traz fotos, artigos e "Como fazer".

O Homestyler Interior Design está disponível para iOS e Android.

5. 500 Ideias Casa e Jardim

casa e jardim

Este aplicativo traz uma seleção de 500 dicas práticas de decoração, arquitetura e paisagismo, a partir de fotos de projetos publicados na revista Casa e Jardim. Uma verdadeira fonte de inspiração, as imagens são acompanhadas de pequenos textos com todas as informações necessárias para reproduzir aquele ambiente.

O 500 Ideias Casa e Jardim está disponível apenas para iOS. Mas aqueles que desejarem podem usar também o app oficial da revista, que dá acesso aos assinantes a todas as matérias da publicação. O app oficial Casa e Jardim está disponível para iOS e Android.

6. MobiArq Protagonista

mobiarq

Este aplicativo permite que arquitetos e urbanistas encaminhem fotos e relatos de irregularidades em obras e edificações ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O CAU é o órgão responsável por orientar e fiscalizar o exercício da profissão de arquiteto e urbanista e, com a ajuda dos profissionais, busca zelar pelas boas práticas.

O MobiArq Protagonista está disponível para iOS.

....................................

Agora que você já conhece 6 aplicativos de arquitetura, veja também 5 apps para decorar a casa deixá-la como sempre sonhou. Se precisar de ajuda com os cálculos dos gastos da reforma, confira nossa lista com mais de 30 fórmulas do Excel para dominar as planilhas.

Gosta muito de arquitetura e deseja compartilhar suas ideias com o mundo? Confira então como o passo a passo de como criar um blog gratuito. É um admirador das artes de um do geral? Então descubra como usar o melhor que o Google Arts & Culture oferece.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.