7 aplicativos de desenho incríveis para iOS e Android


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Para os apaixonados por desenho que desejam trazer isso para a esfera digital, já existem alguns aplicativos com recursos que simulam o traço dos mais diferentes tipos de pincéis e outras ferramentas. Separamos 7 desses apps que qualquer artista vai gostar de conhecer. Ah, para sistemas iOS e Android.

1. Tayasui Sketches

tayasui sketches

A proposta deste app é proporcionar ferramentas digitais com o efeito mais realista possível para artistas criarem esboços incríveis, pinturas, ilustrações e outros tipos de desenhos.

Para tanto, disponibiliza 20 ferramentas ultra realistas, entre elas: pincéis secos e úmidos de aquarela, caneta de feltro, pastel de óleo, pincel acrílico, aerógrafo, ferramenta de mancha, ferramenta de área e preenchimento, entre outras.

Conta ainda com editor de pincéis, seletor de cor e o recurso de trabalhar com até quatro camadas de desenho.

O Tayasui Sketches está disponível para Android e iOS.

2. Autodesk SketchBook

autodesk sketchbook

De esboços conceituais a obras de arte, este app proporciona espaço e ferramentas para seu processo criativo. Para tanto, os recursos são inúmeros.

São dezenas de lápis, canetas e pincéis divididos em 17 categorias, sendo: 15 da categoria Básico, 10 da categoria Herdado, 10 da Fundamentos de Textura, 6 da Copic, 18 da Tinta Sintética, 17 da Tradicional, 15 da Belas Artes, 15 da Meio Tom, 17 da Texturas, 13 da Formas, 7 da Respingos, 5 da Brilho, 9 da Borrão, 14 da Projetista, 14 da Artista, 11 da Pastel e 6 da Sem Cor.

Simetria, preenchimento, guias, texto, lapso de tempo, transformar (inverter, distorcer, espelhar, girar, deslocar) e outros recursos também estão disponíveis.

O Autodesk SketchBook está disponível para Android e iOS.

3. Bamboo Paper

bamboo paper

Transforme seu iPad ou seu Tablet Android em um caderno de esboços, desenhos e anotações. Este aplicativo combina uma seleção de seis canetas e pincéis à tecnologia WILL de escrita universal da Wacom, por meio da qual o usuário terá uma experiência de desenho e escrita extremamente realista.

A ferramenta de zoom ainda permite desenhar, corrigir e adicionar detalhes em zonas de difícil visualização, mas que podem fazer a diferença para o resultado final da obra.

Ainda é possível adicionar imagens e fotos à página e esboçar, desenhar ou escrever por cima das imagens, criando designs incríveis.

O Bamboo Paper está disponível para Android e iOS.

4. MediBang Paint

Medibang paint

Este app é uma versão do famoso programa MediBang Paint Pro. Assim como o programa, o aplicativo traz inúmeros recursos para desenhos, tais como pincéis, imagens de fundo, texturas, fontes característas de revistas em quadrinhos, entre outras ferramentas e estilos.

Aerógrafo, lápis aquarela, canetas G e redondas, pincéis planos, redondos, pincéis de acrílico, caneta escolar Kaburapen e desenhos suaves a cores pastéis são alguns dos 80 tipos de pincéis disponíveis.

São mais de 850 tipos de cores, até 20 fontes da empresa FontWorks Co., régua embutida, estabilizador de imagens, a possibilidade de dividir quadros como uma HQ, ou ainda de desenhar em cima de uma foto.

O MediBang Paint está disponível para Android e iOS.

5. Inkist

inkist

Pincéis que podem ser customizados e várias outras ferramentas que um avançado software de pintura e desenho deve ter. Este app diminui o número de cliques necessários para a troca de ferramentas, criando uma experiência de desenho mais agradável e prática.

Entre os pincéis disponíveis estão: raio, tremido de raio, suavidade, opacidade, dispersão, matiz, brilho, saturação, entre outros. Já entre as demais ferramentas do app estão: ferramenta de linha, de seleção, controles de saturação, curvas de luminância e ferramenta de texto.

O aplicativo tem sensibilidade à pressão da caneta com pontas Wacom, Adonit, com o Pogo Connect e o Apple Pencil.

O Inkist está disponível para iOS.

6. Rascunho

Rascunho

Com o objetivo de proporcionar uma experiência divertida e um exercício para criatividade, este aplicativo oficial da Sony proporciona um espaço e ferramentas para criação de rascunhos, desenhos e pinturas.

Para tanto, conta com diferentes pincéis, borracha, ferramenta de borrar, editor de camadas, adesivos, fontes de texto, régua, seletor de fundo, ferramenta de ajuste de cor, entre outros recursos.

O aplicativo também disponibiliza uma comunidade, na qual seus usuários compartilham desenhos, inspirações, hashtags e outras informações.

O Rascunho está disponível para Android.

7. Procreate

Procreate

Feito para profissionais criativos, o Procreate foi desenvolvido com a proposta de ser  o app mais poderoso para desenho, pintura e ilustração já criado para dispositivos móveis. E seu desempenho já lhe rendeu o prêmio Apple Design Award.

São 136 pincéis, sistema de camadas avançado (com 17 modos de mesclagem), sistema de textura dupla, mais de 50 ajustes personalizáveis em cada pincel, cores exatas, efeitos de acabamento surpreendentes, guias de desenhos (de Perspectiva, Isométricas, 2D e de Simetria). 

Tudo isso com o Silica M, considerado o mecanismo de pintura de 64 bits mais rápido do iOS. O aplicativo ainda traz variados recursos de vídeos.

O Procreate está disponível para iOS.

..........................

Agora que você conhece 7 aplicativos de desenho, conheça também 7 aplicativos para transformar suas fotos em desenhos.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.