Os 6 melhores aplicativos para ler HQ online no Android e no iPhone


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Aplicativos para ler HQs online já são uma realidade e permitem ter milhares de histórias em quadrinhos disponíveis na palma da mão. Há opções para todos os gostos e estilos.

Desde os clássicos de super-heróis, passando pelos mangás e, incluindo até mesmo, os infantis. Seja como for, o importante é mergulhar nas aventuras dos seus personagens preferidos e se divertir.

Confira a lista com os melhores apps para ler HQ online (e também offline) para Android e iPhone.

1. Social Comics

Social Comics

Já imaginou a Netflix das histórias em quadrinhos? Pois existe e se chama Social Comics. Há um plano gratuito no qual é possível ler itens selecionados, que são adicionados mensalmente. No entanto, se quiser ter acesso a todo o acervo de mais de 5 mil HQs, é preciso aderir a um dos planos pagos.

O Individual permite acessar apenas 1 dispositivo por vez e o Premium garante o uso de 2 aparelhos ao mesmo tempo. Já no Família, 4 devices podem ser utilizados simultaneamente. Nesse caso, é possível criar um perfil Kids, com conteúdo voltado apenas para o público infantil.

Uma vantagem do app em relação a outros do gênero está no fato de os gibis digitais estarem disponíveis em português. Além disso, o usuário pode baixar as histórias que deseja para ler offline posteriormente.

O app reúne títulos como The Umbrella Academy, Turma de Mônica, entre outros selos e editoras conhecidos. Mas não só: escritores independentes também têm seu espaço garantido no Social Comics.

  • Social Comics (grátis com compras dentro do app): Android/ iOS

2. Banca da Mônica

Banca da Mônica

O app Banca da Mônica leva os gibis da turminha criada por Maurício de Souza para a tela do celular. Há desde revistinhas históricas até os atuais títulos Graphic MSP e Turma da Mônica Jovem. Apesar de ser gratuito para baixar, é necessário aderir a um dos pacotes disponíveis para ler as histórias.

O plano Turma da Mônica dá acesso aos lançamentos das revistas da Mônica, Cascão, Chico Bento, Magali e Cebolinha todos os meses.

Assinando o pacote Turma da Mônica Jovem, o usuário recebe mensalmente a revista juntamente com a Chico Bento Moço. Já o Turma da Mônica Clássica reúne a coletânea das melhores histórias da turminha.

Por fim, os assinantes do plano Turma da Mônica Internacional podem acompanhar as novas aventuras em espanhol e inglês.

Caso queira apenas conhecer, é possível testar as assinaturas por 7 dias. Para isso, precisará informar seus dados de pagamento e a assinatura é renovada (cobrada) caso não a cancele ao final do prazo de uma semana.

  • Banca da Mônica (grátis com compras dentro do app): Android/ iOS

3. MangaToon

MangaToon

MangaToon é o app que permite ler dezenas de mangás coloridos online. De acordo com os criadores, toda semana são lançadas novas histórias em quadrinhos. No entanto, nem todas histórias oferecem os capítulos gratuitamente.

Muitas vezes, é possível ler os primeiros episódios de graça, mas pagar se quiser saber o que acontece nos capítulos finais. O conteúdo está disponível em português, inglês, espanhol, chinês, indonésio e vietnamita.

O aplicativo conta com filtros que exibem as HQs japonesas de acordo com o gênero. Há Romance, Fantasia, Escolar, Aventura, Yaoi, Comédia, Terror, entre outros tipos de narrativas. Além disso, é possível baixar as histórias para ler mesmo sem internet.

MangaToon também funciona como uma janela para os novos escritores, uma vez que usuários podem publicar suas histórias para serem lidas pela comunidade. A plataforma paga aos autores de acordo com o número de acessos.

  • MangaToon (grátis com compras dentro do app): Android/ iOS

Confira mais opções de apps incríveis para ler mangás no iPhone e no Android

4. DC Comics

DC Comics

O app da DC Comics reúne em versão digital os diversos títulos da editora DC Entertainment. Entre os destaques estão as HQs de super-heróis como Batman, Mulher Maravilha, Super Homem, o Flash e Lanterna Verde.

Para usar, é preciso fazer o login com sua conta da Amazon ou da plataforma comiXology. São milhares de quadrinhos disponíveis, que podem ser comprados individualmente. O app disponibiliza algumas opções gratuitamente, que servem mais como um aperitivo para os amantes desse gênero.

O usuário pode conferir uma amostra de cada história e, se gostar, fazer o download do título. É possível dar zoom para analisar os detalhes das ilustrações, que são exibidas em HD. As páginas deslizam em um estilo de slide moderno e bastante agradável à leitura.

O conteúdo deste app está disponível apenas em inglês.

  • DC Comics (grátis, com a compra das HQs dentro do app): Android/ iOS

5. Marvel Unlimited

Veja 7 aplicativos para transformar suas fotos em desenhos

Que tal ter milhares HQs do Homem Aranha, Hulk, Capitão América, X-Men e todos os heróis da Marvel na palma da sua mão? É o que propõe o app Marvel Unlimited. São mais de 25 mil histórias, produzidas ao longo dos 80 anos da editora.

O conteúdo pode ser acessado mediante o pagamento de uma assinatura mensal ou anual. Para quem achar que não saberá onde começar, poderá conferir uma curadoria feita por especialistas com os principais clássicos da marca.

O aplicativo permite baixar até 12 quadrinhos para ler offline e oferece sugestões personalizadas, de acordo com as suas preferências. Também é possível parar de ler em um dispositivo e continuar de outros, devido à sincronização automática.

Todo o conteúdo do app está disponível em inglês.

  • Marvel Unlimited (download grátis, mas requer assinatura): Android/ iOS

6. Comics/ comiXology

Comics é o aplicativo da plataforma comiXology, que conta com um acervo de mais de 100 mil títulos. O serviço reúne HQs de editoras como Marvel, DC Entertainment, Image, entre outras.

No Brasil, os usuários só podem comprar as histórias individualmente. Mas já existe o pacote comiXology Unlimited, que coloca mais de 10 mil obras à disposição dos assinantes. O serviço, por enquanto, só está disponível nos Estados Unidos.

Entretanto, se não estiver disposto a pagar, poderá conferir HQs gratuitas, que servem para aguçar a vontade de ler cada vez mais.

O app permite salvar conteúdos para ler offline no cartão SD e garante a leitura no Kindle, caso o login seja feito com a conta da Amazon.

O conteúdo está todo disponível em inglês.

  • Comics (grátis, com compras dentro do app): Android/ iOS

Como cancelar uma compra dentro de um app

Ficou com vontade de assinar um dos apps acima, mas tem medo de se arrepender? Pois saiba que cada desenvolvedor conta com sua própria política de reembolso. Portanto, dependendo do que está especificado em sua política de uso, pode ser que consiga o valor de volta.

Veja como solicitar seu dinheiro de volta no Android e no iPhone ou iPad:

No Android

Se a compra tiver sido feita há menos de 48 horas, o usuário pode pedir a devolução pelo site play.google.com. Depois, basta seguir o caminho: Menu → Conta → Histórico de compras.

Então, arraste o item que deseja devolver para a esquerda e vá no ícone de três pontinhos. Em seguida, toque em Solicitar um reembolso, preencha o formulário e informe que deseja receber o reembolso.

Segundo o Google, em geral, o resultado da solicitação chega ao e-mail do solicitante em cerca de 15 minutos. No entanto, em algumas situações, poderá levar até quatro dias.

No iOS

No iPhone, o reembolso pode ser solicitado através do site reportaproblem.apple.com. Basta fazer o login utilizando seu dados da Apple ID.

Em seguida, procure pelo app na lista e toque em Comunicar ou Comunicar problema.

Siga as instruções para explicar o motivo pelo qual deseja o reembolso e conclua o pedido. Caso a solicitação não seja aceita, é possível que a cobrança ainda esteja pendente. Quando for efetivada, tente novamente pedir o reembolso.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.