10 aplicativos incríveis para ler mangás no iPhone e no Android


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Para ficar em dia com os seus mangás mais queridos e ter sempre suas edições favoritas à mão, estão disponíveis apps para Android e iPhone que contam com um amplo acervo. Esses aplicativos têm opções como leitura offline e interfaces pensadas para uma leitura confortável.

Conheça agora 10 aplicativos desenvolvidos para a leitura dos famosos quadrinhos orientais.

MangaToon

Imagem de divulgação do app para ler mangá MangaToon

Quer ler diversos mangás coloridos no seu celular? O MangaToon pode ser uma boa opção. Toda semana, o app lança novas histórias, dos mais diferentes gêneros, como Romance, Fantasia, Aventura, Yaoi, Comédia, Terror, entre outros.

Apesar de oferecer capítulos gratuitos, em vários casos, é necessário pagar para ter acesso aos finais das histórias. Os conteúdos estão disponíveis em 8 idiomas, incluindo o português. Se quiser economizar seus dados móveis, é possível baixar os episódios para ler offline.

Se acredita que tem talento na criação de mangás, pode compartilhá-los com a comunidade de leitores. Caso tenha uma quantidade determinada de acessos, o autor recebe pela publicação.

  • MangaToon (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Crunchyroll Manga

Crunchyroll manga

Um dos apps para assistir animes mais popular do mundo tem uma versão dedicada à leitura de mangás. A plataforma disponibiliza edições que acabaram de ser publicadas no Japão e conta com títulos como Attack on Titan, Fairy Tail, Coppelion, Space Brothers e muito mais.

Use a ferramenta de pesquisa para encontrar seu título preferido e volte a ler de onde parou com o recurso de marcação de página. É possível ainda criar uma lista de favoritos e conferir informações sobre cada mangá. Vale destacar que apenas usuários premium têm acesso ilimitado a todo o catálogo.

Manga Plus

Imagem de divulgação do app leitor de mangá Manga Plus

O Manga Plus é um app da famosa editora japonesa Shueisha, onde o usuário encontra títulos como Dragon Ball, Naruto e Bleach. Conteúdos novos são disponibilizados diariamente e em simultâneo com o lançamento no Japão.

As histórias são organizadas por categorias como Recentes, Destaques e Mais vistas e algumas delas estão disponíveis em português. É possível salvar aquelas que deseja ler aos favoritos.

O leitor de tela cheia permite alterar a direção da leitura (horizontal e vertical) e selecionar a resolução da imagem. É possível ainda fazer comentários sobre a história e interagir com os outros usuários, mesmo sem cadastro.

Manga Reader - Free Manga Viewer

Manga Reader

O Manga Reader reúne HQs de mais de 20 fontes diferentes. Sua ferramenta de busca precisa permite encontrar histórias por título, autor, popularidade e gênero.

Os usuários podem fazer download dos seus mangás para ler offline e salvá-los em seus favoritos para receber notificações sobre atualizações. Entre os recursos, estão ainda o salvamento automático do progresso de leitura e configuração do modo de leitura.

Manga Dogs

Imagem de divulgação do leitor de mangás para iPhone Manga Dogs

O Manga Dogs reúne milhares de histórias que podem ser filtradas por categorias, lidas online ou baixadas para ver quando estiver sem internet. O app permite ainda criar alertas para ser notificado sempre que os títulos forem atualizados.

O aplicativo oferece modo de leitura horizontal e vertical, e opção de alterar a luminosidade da tela. Também é possível selecionar a forma de mudar de página: de cima para baixo, para a direita ou para a esquerda.

Há ainda um fórum com usuários bastante ativos para tocar ideias e opiniões sobre os seus títulos preferidos.

  • Manga Dogs (grátis, mas oferece compras no app): iOS

Webtoon

O Webtoon foi desenvolvido para hospedar criações dos usuários e, por isso mesmo, oferece uma biblioteca cheia de títulos inéditos e de muita qualidade. Alguns conteúdos publicados se tornaram fenômenos mundiais, como é o caso de True Beauty, que virou série exibida no Rakuten Viki.

Ao abrir o app pela primeira vez, pode definir seus gostos e preferências e, assim, receberá sugestões personalizadas. Mas isso não o impede de explorar as histórias por conta própria, segundo o gênero ou data de lançamento do capítulo.

É possível ler tudo online ou baixar no celular para ver offline. No próprio leitor, o usuário consegue curtir e comentar sobre o que está lendo e interagir com outros fãs. No entanto, ainda são poucos os mangás disponíveis em português.

  • Webtoon (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Manga Storm

manga storm

Melhores sites para ler mangá online e se divertir sem baixar nada

A proposta do Manga Storm é permitir reunir os mangás de seus sites favoritos em uma única plataforma. Em vez de ler suas edições favoritas no navegador, o aplicativo proporciona um ambiente de leitura mais apropriado e prático.

Entre os recursos, se destacam a organização por listas e a escolha do estilo de leitura. Há ainda a opção de salvar a página onde parou de ler e de baixar as histórias para conferir offline.

  • Manga Storm (grátis, mas oferece compras no app): iOS

Manga Geek

Manga Geek

Mais de 40 mil mangás e HQs estão disponíveis neste aplicativo para Android. São edições dos mais variados gêneros, para todas as idades, reunidos a partir de diferentes fontes.

É possível ler online ou fazer o download dos capítulos para ler quando estiver sem internet. As recomendações ficam por conta do próprio aplicativo.

Além dos mangás, a ferramenta ainda disponibiliza papéis de parede animados gratuitos para enfeitar a tela do seu celular.

  • Manga Geek (grátis, mas oferece compras no app): Android

Manga Zone

Imagem de divulgação do app para ler mangá Manga Zone

O Manga Zone é um leitor que reúne milhares de mangás divididos em categorias como Shounen, Comédia, Aventura, Seinen, Shoujo e muito mais. É possível ler tudo online ou baixar para continuar quando estiver sem acesso à internet.

Marque o que achar interessante como favorito e mantenha a leitura organizada informando os capítulos concluídos. Para tornar a experiência mais agradável, o app conta com modo noturno e a opção de alterar o brilho da tela sem sair do leitor.

Simples de usar, disponibiliza basicamente com conteúdos em inglês.

  • Manga Zone (grátis, mas oferece compras no app): iOS

Tapas – Comics and Novels

O Tapas é uma plataforma criada para ajudar a autores de histórias em quadrinho independentes a divulgarem e monetizarem as suas obras. São quase 70 mil autores e cerca de 100 mil histórias disponíveis para serem lidas gratuitamente.

Mesmo não sendo voltado especificamente para mangás, são eles que dominam o app. O leitor integrado é fácil de usar e permite ver e escrever comentários sobre o episódio e até fazer uma doação ao criador.

Apesar de haver vários conteúdos pagos, é possível assistir a anúncios em troca de pontos e, assim, ler tudo o que está disponível. A maioria das histórias, no entanto, está em inglês.

  • Tapas – Comics and Novels (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.