10 melhores aplicativos para baixar e ler livros grátis no celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Quem gosta de ler pode baixar livros de graça no celular com aplicativos que disponibilizam milhares de obras legalmente. A maioria dos apps permite fazer o download dos ebooks para a leitura offline, ou seja, mesmo quando não tiver internet.

A lista a seguir reúne opções para todos os gostos, desde clássicos da literatura até produções de novos escritores. Os apps deverão agradar ainda quem deseja praticar inglês, assim como os apreciadores de fanfics, romances, suspense e diversos outros estilos literários. Confira!

1. Google Play Livros

Imagem de divulgação do Google Play Livros

Na loja de aplicativos para Android, o Google Play, o usuário tem acesso a milhares de livros e audiolivros para ler no celular. O que nem todos sabem, é que o serviço oferece centenas de títulos gratuitamente.

A leitura, no entanto, deverá ser feita no Google Play Livros. O app tem recursos como diferentes planos de fundo, inclusão de notas e marcadores, personalização da fonte, entre outros.

  • Como baixar os livros grátis: vá em Livros, na barra inferior do Google Play. No topo do app, onde vê E-books e Audiolivros, arraste as opções da direita para a esquerda, até encontrar o item Principais livros gratuitos. Então, é só tocar em E-Book grátis e ver os que o agradam.

Google Play Livros (grátis): Android | iOS

2. Kindle

Imagem de divulgação do app de livros para celular Kindle

Um dos apps de livros digitais mais famosos do mundo, o Kindle busca levar a experiência do e-reader da Amazon à tela do celular. A maioria dos ebooks é paga, mas há milhares de títulos disponíveis gratuitamente. São obras de autoajuda, romance, infantil, HQs, mangás, acadêmicos e muitos outros gêneros.

O programa permite alterar tamanho e tipo da fonte do texto, assim como mudar a cor e brilho do fundo do livro. O usuário consegue ainda fazer destaques do conteúdo e anotações, além de pesquisas sem sair do aplicativo.

  • Como baixar os livros grátis: Vá em Loja e, abaixo de eBooks Kindle, toque em Promoções Kindle. Na tela seguinte, opte por eBooks gratuitos.

Kindle (grátis): Android | iOS

3. Wattpad

Imagem de divulgação do app de livros Wattpad

Ideal para quem gosta de ler conteúdos inéditos, Whattpad reúne mais de 10 milhões de livros e histórias gratuitas. Há ebooks de diferentes gêneros, como Não Ficção, Aventura, Humor, Literatura Feminina, Fanfic, etc.

O app permite baixar os livros para ler offline, selecionar tamanho e tipo da fonte, bem como a cor do fundo da página. É possível ainda fazer comentários que serão vistos pelo autor e por outros leitores. Vale destacar que o sucesso A Barraca do Beijo, que virou um filme em 2018, pela Netflix, foi lançado na plataforma.

  • Como baixar os livros grátis: toque sobre o livro que desejar e, depois, em Ler. Ao lado do título, há um ícone de uma nuvem com uma seta para baixo. Toque sobre ele para fazer o download e poder ler o conteúdo mesmo sem internet.

Wattpad (grátis, com opção de versao Premium sem anúncios): Android | iOS

4. Rakuten Kobo

Imagem de divulgação do app Rakuten Kobo

O Rakuten Kobo é o app do ereader Kobo para smartphones. Assim como o concorrente Kindle, oferece títulos para baixar e ler gratuitamente. Estão disponíveis desde clássicos da literatura brasileira a conteúdos de autoajuda, biografias, juvenil, entre outros gêneros.

O app permite selecionar o tipo e tamanho da letra e a cor do fundo da página. Também é possível destacar trechos do texto, inserir anotações e compartilhar citações facilmente em outros aplicativos. E, claro, acessar os títulos baixados mesmo quando não tiver acesso à internet.

  • Como baixar os livros de graça: Toque sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior direito da tela. Em seguida, vá em eBook gratuitos e, depois, em Adicionar a meus livros.

Rakuten Kobo (grátis): Android | iOS

5. Spirit Fanfics e Histórias

Imagem de divulgação do app Spirit Fanfics e Histórias

Como o nome sugere, o Spirit Fanfics e Histórias reúne mais de um milhão de conteúdos publicados pelos próprios autores na plataforma. Tanto do estilo fanfic quanto textos totalmente originais. O usuário encontra obras prontas e também em andamento, de modo que seus comentários possam até influenciar o autor.

Os contos têm temáticas diversas, como Romance, Adolescente, Aventura, Fantasia, Comédia, entre outros. Para facilitar a leitura, oferece apenas a opção de alterar o tamanho da letra, escondida nas configurações.

  • Como baixar os livros grátis: toque sobre o livro que deseja ler e, em seguida, vá ao ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela. No menu que abrir, vá em Adicionar à Biblioteca. Agora, acesse a Biblioteca, na barra inferior, e encontre o ebook adicionado.

    Agora, toque sobre o ícone de três pontinhos ao lado do título e opte por Adicionar à lista offline. Assim, poderá ler mesmo quando estiver sem internet.

Spirit Fanfics e Histórias (grátis, com opção de plano premium sem anúncios): Android | iOS

6. Moon+ Reader

Imagem de divulgação do leitor de ebooks Moon+ Reader

O Moon+ Reader é um leitor de ebooks que oferece centenas de títulos que sob domínio público gratuitamente. As obras são disponibilizadas por projetos como Project Gutemberg e Feedbooks. A maioria está em inglês, mas há opções de contos de Machado de Assis, Gil Vicente, Luís de Camões, entre outros.

O leitor é intuitivo e conta com recursos como personalização da fonte, da cor de fundo e margens. Também dispõe de fácil acesso ao modo noturno, além de opções para destacar e sublinhar o texto e inserir notas.

  • Como baixar os livros grátis: Toque sobre o ícone formado por três linhas no canto superior esquerdo da tela. No menu lateral, vá em Biblioteca. Escolha se quer Feedbooks ou Project Gutemberg, selecione a categoria e, então, toque sobre o livro desejado. Conclua em Download.

Moon+ Reader (grátis, mas oferece compras no app): Android

7. eBoox

Imagem de divulgação do ereader eboox

O eBoox é um leitor de livros digitais, que reúne uma lista de sites que disponibilizam obras gratuitamente, separados por idiomas. Apesar de permitir acessar as páginas sem sair do app, cada uma delas funciona de uma forma, sem opção de login integrado.

O aplicativo permite alterar facilmente o tipo e o tamanho da letra, margens, espaçamento entre linhas, cor do fundo e brilho da tela. O usuário também consegue destacar trechos do texto, inserir notas e compartilhar passagens através de outros apps.

  • Como baixar os livros grátis: Toque sobre o ícone de formado por três linhas no canto superior esquerdo da tela. No menu que abrir, vá em Catálogo de livros. Em seguida, acesse o site de sua preferência e siga suas instruções específicas para realizar o download.

eBoox (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

8. eReader Prestígio

Imagem de divulgação do app de leitura de ebooks eReader Prestígio

O eReader Prestígio é mais leitor de ebooks que disponibiliza dezenas de livros de grandes nomes da literatura mundial gratuitamente. Entre eles, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Euclides de Cunha e muitos outros.

O app permite personalizar o tipo e tamanho da letra, assim como a cor do fundo da página. É possível ainda destacar trechos, conferir traduções sem sair do aplicativo e compartilhar conteúdos em outros aplicativos facilmente.

  • Como baixar os livros gratuitos: Acesse a opção Armazenar, no menu superior, e, depois, Gratuito ou Free. Então, poderá filtrar pelo idioma desejado. Na parte da sinopse, basta tocar sobre um ícone de uma seta para baixo para fazer o download.

eReader Prestígio (grátis, mas oferece compras no app): Android

9. NovelToon

Imagem de divulgação do app NovelToon

Aplicativos incríveis para ler mangás no iPhone e no Android

Dos mesmos criadores do MangaToon, o NovelToon é uma plataforma que disponibiliza milhares livros criados pelos usuários. Os conteúdos podem ter o formato tradicional ou de chatstory, no qual os diálogos se parecem com mensagens trocadas em apps.

Como os textos são de responsabilidade do autor e mesmo títulos populares podem erros de gramática e pontuação. Também é notável o uso de uma linguagem bastante informal. No formato tradicional de texto, o aplicativo permite ajustar o brilho da tela, a cor de fundo, assim como tipo e o tamanho da fonte.

  • Como baixar os livros grátis: Toque sobre o livro que quer baixar e, em seguida, sobre um ícone de uma seta para baixo no topo da tela, à direita. Selecione os capítulos que deseja e vá em Baixar.

NovelToon (grátis, mas oferece compras no aplicativo): Android | iOS

10. Free Books Gutenberg

Imagem de divulgação do app Free Books Gutenberg

O Free Books Gutenberg disponibiliza em um só app as milhares de obras catalogadas pelo Projeto Gutenberg desde 1971. Todos os livros disponíveis já são considerados de domínio público. Isso significa que o aplicativo reúne, basicamente, versões digitais de grandes clássicos da literatura.

Os títulos estão em inglês, portanto, pode ser uma boa pedida para quem quer estudar e praticar o idioma. Apesar de não ter muitos recursos de leitura, oferece função que lê o texto em voz alta.

  • Como baixar o livro de graça: toque sobre o livro que deseja e, depois, no botão Get. Para adicionar à sua Biblioteca, vá em Read now.

Free Books Gutenberg (grátis, mas oferece compras no app): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.