10 aplicativos incríveis para ler livros no seu celular


Há ainda quem estranhe o hábito de ler livros no celular. Alguns aplicativos, por outro lado, ja oferecem recursos que fazem do aparelho uma plataforma tão confortável e prática para a leitura de livros, que a atividade se torna tão ou mais agradável que o consumo de quaisquer outros conteúdos a que temos acesso pelo smartphone.

Quer conhecer alguns? Fica de olho então nesses 10 aplicativos que temos para te indicar!

1. Amazon Kindle

Amazon Kindle

Um dos mais famosos Readers do mercado, o Kindle é conhecido por seus recursos exclusivos para tornar a leitura em um aparelho eletrônico um momento agradável e com recursos úteis ao leitor. Pois bem, este é o Kindle para o celular.

O aplicativo permite que o usuário compre os chamados e-books (livros digitais) na Amazon, de modo que os volumes adquiridos vão aparecer automaticamente em seu app. Os recursos, similares ao Kindle original, são muitos!

Controle tamanho e fonte do texto, marque uma parte do texto de que gostou e compartilhe, acesse traduções instantâneas sem sair da página que está lendo, e mude a cor da página ou a intensidade do brilho para adaptar a leitura conforme seu gosto.

O aplicativo ainda oferece audiolivros, revistas, histórias em quadrinhos, livros didáticos, e uma plataforma onde o usuário pode conferir sugestões de leitura, discutir livros, compartilhar trechos, etc.

O Amazon Kindle está disponível para Android e iOS.

2. Kobo Books

kobo books

Assim como o Amazon Kindle, este app é a versão do reader Kobo, também muito querido entre os leitores de e-books. São mais de 5 milhões de títulos, que podem ser lidos no smartphone com os mesmo recursos do aparelho original Kobo.

Marcar página e continuar leitura de onde parou, ajustar tamanho e estilo da fonte, adicionar notas e destaques que podem ser vistos em outros dispositivos, classificar e comentar livros e acessar títulos de vários idiomas são algumas das funcionalidades disponíveis.

O Kobo Books está disponível para Android e iOS.

3. Wattpad

Wattpad

Este aplicativo traz uma proposta um pouco diferente para aqueles que curtem conhecer novos livros e ler no smartphone. O Wattpad reúne uma comunidade global de leitores que, por meio do app, podem compartilhar histórias autorais e ler publicações de autores de todo o mundo.

O app permite que o usuário se conecte a outros escritores, discuta as tramas dos livros, compartilhe seus trechos favoritos, crie citações com designs cheios de estilos, entre outros recursos.

Ah, é possível sincronizar sua conta no Wattpad e ver o conteúdo no computador, no notebook, no tablet, no Kindle, etc.

O Wattpad está disponível para Android e iOS.

4. PocketBook Reader

Pocketbook reader

Tamanho do texto, cores, layout das páginas (simples ou dupla), posição de leitura, efeito do passar de páginas, ajuste de brilho da tela e destaque de texto são alguns dos recursos que este app oferece para personalizar a experiência do leitor.

O PocketBook Reader suporta vários formatos de e-books, tais como:  PDF, EPUB, DjVu, txt, FB2, FB2.zip, Comic Book archive, html e chm. Isso faz com que o usuário possa ler no aplicativo livros a que teve acesso gratuitamente, embora também possa optar por conhecer a livraria da plataforma.

O PocketBook Reader está disponível para Android e iOS.

5. Aldiko Book Reader

Aldiko

Um dos aplicativos mais populares para leitura de livros no Android (mas também disponível para iOS), o Aldiko suporta arquivos EPUB, PDF com ou sem proteção DRM Adobe, mas também disponibiliza um catálogo de livros digitais em francês, inglês, espanhol, italiano e alemão.

Para uma experiência de leitura totalmente personalizável, a ferramenta possibilita que o leitor defina tamanho, tipo e cores da fonte; cores do fundo; margem; alinhamento; espaçamento entre linhas; e brilho. Ah, o aplicativo também dispõe de um modo específico para leitura à noite.

Com um sistema avançado de gerenciamento de biblioteca, permite que o leitor importe seus arquivos e organize seus e-books por tags e coleções. Ainda oferece recursos como pesquisa global de livros e dicionário.

O Aldiko Book Reader está disponível para Android e iOS.

6. FBReader

FBReader

Além de aceitar formatos variados de arquivos de livros digitais (ePub, mobipocket, fb2,  RTF, doc, HTML e plain text), o app dá a opção de o leitor pesquisar e baixar livros na própria plataforma.

Se o usuário desejar, é possível sincronizar sua biblioteca (com posições de leitura, páginas marcadas, entre outros detalhes) no FBReader book network, um serviço de nuvem do Google Drive™.

A versão paga do aplicativo ainda disponibiliza recursos como incluir mais de dez livros e acessar a tradução online de conteúdo.

O FBReader está disponível para Android e iOS.

7. iBooks

iBooks

Como o nome já indica, este é o app oficial de leitura de livros digitais da Apple. Clássicos, mais vendidos, novos autores em destaque e outras categorias podem ser usadas na busca pelo milhares de títulos disponíveis no app.

Assim com os demais, disponibiliza amostras gratuitas, que o usuário pode baixar antes de escolher comprar o livro. Um destaque fica ainda para alguns títulos interativos e ilustrados, como alguns exemplares infantis, livros de arte, de culinária, entre outros.

A personalização da experiência fica por conta de recursos como escolha de diferentes fontes do texto, marcação de página e destaque de trechos, busca rápida de palavras, Modo Noite e ajuste de brilho da tela.

Para baixar o iBooks, clique aqui.

8. Google Play Livros

Google Play Livros

O app oficial de leitura de livros digitais para Android também disponibiliza e-books variados e audiolivros que podem ser adquiridos diretamente no Google Play. São livros didáticos, histórias em quadrinhos, romances, suspenses, etc.

Conforme você vai lendo no aplicativo, ele vai fazendo sugestões de novos livros cada vez mais personalizadas, analisando os seus gostos. Além disso, proporciona ao leitor a opção de ler offline, de fazer anotações sincronizadas com seu Google Drive e de compartilhá-las com outros grupos.

Para baixar o Google Play Livros, clique aqui.

9. Scribd

Scribd

Livros, revistas, audiolivros, documentos e outros arquivos variados. A proposta do Scribd é ser o único aplicativo de que você precisa para se manter informado, descobrir novas paixões literárias e alimentar sua curiosidade.

Se entre as opções de livros estão alguns dos mais vendidos e premiados; em notícias o leitor pode acessar artigos de veículos como Bloomberg Businessweek, Time Magazine, People Magazine, The New York Times, The Wall Street Journal, Foreign Policy, Entertainment Weekly, Newsweek, ELLE, ESPN, Esquire, Cosmopolitan, Harper’s Bazaar, Men’s Health, New York Magazine, entre outros.

Também disponibiliza a opção de baixar e ler os livros offline.

O Scribd está disponível para Android e iOS.

10. Goodreads

Goodreads

O Goodreads vai além de oferecer uma plataforma para leitura de livros digitais, sendo conhecido pelo espaço que disponibiliza para críticas e recomendações de diferentes leituras.

Receba recomendações personalizadas, vote nos seus livros favoritos, participe de desafios de leitura, organize listas de leitura, conecte-se a uma comunidade de leitores, descubra novos livros, dê nota a diferentes títulos, recomende livros, junte-se a clubes de leitura e se informe sobre eventos de leitura em sua cidade.

O Goodreads está disponível para Android e iOS.

Outros Apps

iOS

Nook

Bluefire Reader

Android

Moon+ Reader

Bookari Ebook Reader Free