7 apps para ler notícias e ficar sempre bem informado


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você não abre mão de estar bem informado, ter um aplicativo para ler notícias no celular pode ser o que precisa. Com uma ferramenta para a atividade, dá para ficar antenado nos acontecimentos recentes e se preparar para conversar com qualquer pessoa, sobre qualquer assunto.

Para facilitar a procura por um bom leitor de notícias para smartphone, o AppGeek fez esta lista com 7 aplicativos para a tarefa. Há opções para Android e iPhone e todas são simples e fáceis de usar. Confira!

1. Google News

Ler notícias com o Google News

Além de trazer notícias no smartphone através do Chrome, o Google News é um aplicativo que oferece conteúdos personalizados com as últimas notícias e assuntos relevantes do momento.

O app traz resumos personalizados de notícias e reportagens caso não tenha tempo para ler ou ver a história inteira. Caso queira se aprofundar, há diversas opções, pois o Google News conta com cobertura completa de diversos assuntos.

Para não cair nas garras da parcialidade, o app traz várias perspectivas diferentes sobre cada assunto. As fontes são de alta credibilidade, uma vez que o Google faz uma seleção muito rígida dos fornecedores de conteúdo em suas plataformas.

Se quiser assinar seu jornal ou revista favorita, é possível fazer isso no próprio Google News. Assim, você concentra e organiza tudo o que for relevante em um único aplicativo e fica bem informado sempre!

Para baixar o Google News, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. Flipboard

Ler notícias com o Flipboard

Um dos mais completos leitores de notícias da atualidade, o Flipboard conta com várias funções interessantes. Os assuntos são divididos por 9 tópicos, que podem ser acessados diretamente na tela inicial.

Para se manter bem informado, o app traz um resumo dos acontecimentos mais importantes do dia. Além disso, os fatos que você considera relevantes podem muito facilmente ser encontrados em revistas criadas especialmente pelo Flipboard.

Se quiser mais interação, o aplicativo permite entrar em contato com outros utilizadores, que compartilham interesses em comum e podem se tornar amigos ou fontes de informação interessantes para o seu dia a dia.

Há diversas fontes de credibilidade no Flipboard, como BBC e Reuters. E se você quer algo mais brasileiro ou, ainda, mais específico, há artigos do Olhar Digital, do Catraca Livre, entre muitos outros.

Para baixar o Flipboard, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. News+

Ler notícias com o News+

Com alto poder para customização, o News+ é um leitor de notícias que sincroniza tudo com o Google. O aplicativo garante uma boa experiência na hora de ler os acontecimentos mais relevantes do dia a dia, já que a interface é simples e intuitiva.

Os artigos podem ser selecionados por assuntos e reduzidos aos principais tópicos. Perfeito se você quer os pontos mais importantes de uma matéria rapidamente.

Com o News+, é possível salvar conteúdos para ler offline mais tarde, além de contar com uma opção que lê as notícias para você em voz alta. Isto se precisa concentrar os olhos e as mãos em outra atividade, mas não quer ficar desinformado!

Para baixar o News+, clique aqui.

4. Feedly

Ler notícias com o Feedly

Focado na simplicidade e velocidade, o Feedly é um dos aplicativos mais interessantes para se ler notícias. Na interface limpa e agradável, organizar os conteúdos que considerar mais relevantes fica fácil, além de ter acesso a diversas fontes credíveis com simples toques na tela.

Muito utilizado por quem gosta não apenas de ficar bem informado, mas ler blogs, ver vídeos no YouTube, saber sobre novas tendências nos mais diversos assuntos, entre muitas outras possibilidades! É um verdadeiro baú de conteúdo para você sempre ter algo interessante para ler, ver ou ouvir.

Por contar com diversas opções de fontes, o Feedly tem os mais variados conteúdos, desde tecnologia a marketing, design e negócios. Basta escolher o que mais lhe interessa e personalizar o app.

Depois de encontrar algo incrível, é possível compartilhar com os amigos! O aplicativo tem integração com diversas redes sociais.

Para baixar o Feedly, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

5. News Reader

Ler notícias com o News Reader

Se você está à procura dos principais jornais do mundo, o News Reader é o aplicativo para você. Isto porque conta com conteúdos dos veículos de comunicação mais famosos, como o New York Times e o Le Monde, por exemplo.

Em uma interface personalizável, os tópicos no aplicativo são divididos por assuntos. Eles começam com os destaques do dia, mas passam a mundo, negócios, tecnologia, esportes, entretenimento, ciência, saúde e as notícias próximas de você!

Para deixar tudo ainda mais acessível, o News Reader conta com um widget para você ler as últimas notícias sem precisar acessar o aplicativo. Basta dar uma olhada em uma das telas iniciais para ter ideia do que está rolando pelo mundo.

Para baixar o News Reader, clique aqui.

6. Flym

Ler notícias com o Flym

Moderno e de interface simples e agradável, o Flym é um aplicativo totalmente grátis e um projeto de código aberto, sendo provavelmente a ferramenta mais simples nesta lista. Mas não se deixe enganar: o Flym pode ser muito eficaz!

Para ter acesso a conteúdos relevantes, basta salvar os sites e blogs que quer na telinha e fazer otimização para que mostrem o que é mais interessante para você.

É muito simples procurar por histórias e notícias, assim como salvar conteúdos para ler offline. E caso queira encontrar algum ponto específico dentro de determinado artigo, é fácil fazer uma pesquisa e encontrar os tópicos que deseja!

Para baixar o Flym, clique aqui.

7. Banjo

Ler notícias com o Banjo

Esse é um aplicativo com uma premissa um pouco diferente: os fatos são postados por pessoas de todos os cantos do planeta, trazendo em tempo real acontecimentos relevantes para quem for utilizador do app.

A ferramenta é bastante simples de usar e procura nas redes sociais por postagens de acontecimentos que você pode considerar importante. Dá para filtrar tudo por local e assunto, além de proporcionar conhecimento sobre várias partes do mundo.

O aplicativo busca por diversos tipos de conteúdo, desde últimas notícias a esporte e música. Caso encontre um evento ou acontecimento que quer acompanhar ou saber mais, basta navegar entre os posts das pessoas que estão no local ao vivo!

Para baixar o Banjo, clique aqui.

Vale lembrar que as notícias não devem ser apenas lidas superficialmente. Todo conteúdo informativo deve ser analisado e absorvido pelo leitor, a fim de que o leitor obtenha uma visão própria sobre determinados acontecimentos e assuntos.

Atualmente, tentar encontrar jornalismo de qualidade é crucial. No entanto, os profissionais dependem de seus empregos para sobreviver e precisam seguir as diretrizes dos meios de comunicação pelo qual atuam.

Nem sempre estas diretrizes são as mais honestas ou imparciais. Portanto, é fundamental ficar atento e saber identificar quando um texto jornalístico deixou a imparcialidade de lado a fim de incutir uma opinião no leitor.

Como identificar fake news

Atualmente, um dos maiores problemas na sociedade é a disseminação de notícias falsas, as famosas fake news. São artigos e conteúdos de mídia maliciosos com a intenção de gerar algum tipo de reação no leitor, seja para defender uma ideia ou ser contra alguma pessoa ou ação.

Para não cair nessa cilada, o AppGeek dá algumas dicas para acessar as informações de maneira inteligente e responsável. Afinal, se manter bem informado não quer dizer apenas reter dados, mas analisá-los e refletir sobre o assunto.

Ler notícias no celular smartphone e no computador PC

1. Desconfie sempre

Ao receber um conteúdo, sempre desconfie sobre a veracidade e credibilidade das informações presentes. Geralmente, uma fake news irá trazer no título uma estrutura que causará alguma emoção, seja de surpresa ou indignação. Portanto, caso encontre conteúdos que lhe causem algum tipo de mudança emocional, desconfie.

As notícias falsas procuram sempre mexer com as pessoas. Uma vez que o leitor está envolto em alguma desestabilização emocional, é mais fácil para o texto parecer coerente e verdadeiro, incitando opiniões que podem ser formadas erroneamente.

Outra tática também muito utilizada em fake news são "revelações bombásticas" (até demais) em títulos, que têm o intuito de gerar a falsa sensação de credibilidade.

2. Verifique a fonte

É claro que grandes jornais também são passíveis de publicarem alguma fake news, mas quanto maior um veículo de comunicação, mais facilmente esses conteúdos falsos ou mentirosos podem ser identificados. Isto porque há muito mais pessoas checando as informações passadas.

Por isso, a maioria dos grandes jornais, revistas e outros meios, irá sempre trazer notícias e fatos checados inúmeras vezes. Quanto mais credibilidade tiver um fornecedor de informações, menores são as chances de publicar fake news.

3. Pesquise sobre o assunto

Uma notícia falsa, provavelmente, chegará até você através das redes sociais, que não são uma fonte credível de informação, uma vez que as pessoas publicam o que quiserem, muitas vezes sem se preocuparem se estão disseminando conteúdos falsos. O mesmo vale nos serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Para evitar sair acreditando em notícias falsas encontradas na timeline ou recebida no grupo da família, pesquise sobre o que foi divulgado. É muito simples identificar que algo está errado fazendo uma rápida pesquisa no Google.

Caso a notícia seja falsa, nenhum veículo de credibilidade publicará sobre tais fatos. Há ainda sites especializados em identificar fake news e desmentir boatos na internet e valem ser consultados antes de clicar no botão compartilhar!

Outras atitudes para evitar e combater notícias falsas:

  • Ler a matéria inteira, já que muitos se baseiam apenas em títulos e as consequências desta prática podem ser graves;
  • Verifique se cada fato ou dado pode ser confirmado através de fontes oficiais, se não, vale manter o pé atrás;
  • Pergunte de onde a notícia vem ao recebê-la de um parente ou amigo; se a fonte não for credível, desconfie e pesquise sobre o assunto antes de repassar.

Com os aplicativos e as dicas acima, você está pronto para se manter muito bem informado de maneira sensata e eficaz, evitando cair em notícias falsas, que podem prejudicar o desenvolvimento da sociedade.

Agora que deixará sua forma de ler e ver notícias muito mais personalizada, conheça 10 apps para ler livros no celular e ter suas obras favoritas onde estiver! E se quer novidades sobre o seu time do coração, indicamos 7 apps de futebol para receber as últimas sobre o esporte.

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.