12 melhores sites de busca além do Google para você conhecer


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ao se tratar de sites de busca, o Google certamente é o que vem à cabeça da grande maioria. Apesar de ser usado por mais de 86% da população mundial, de acordo com o site Statista, a ferramenta não é o única que existe. Há diversos outros buscadores de qualidade disponíveis na internet.

Algumas opções focam na privacidade do usuário, outras oferecem pesquisas temáticas. Há até mesmo alternativas que ajudam o próximo enquanto se procura o que deseja.

O AppGeek reuniu os 12 melhores sites de busca além do Google para você explorar.

Concorrentes do Google

1. Bing

Página Inicial do Bing em português

O Bing é o motor de buscas da Microsoft. De acordo com o levantamento feito pelo Statista, é o segundo site do gênero mais usado em 2020. A proposta do serviço é bastante semelhante àquela oferecida pelo Google.

Há opções de pesquisas em geral, por imagem, vídeo e notícias relacionadas. Até mesmo o visual se assemelha ao do principal concorrente. A vantagem de optar pela ferramenta é a entrega de resultados diferentes daqueles do Google, que chegará a quase 90% da população. Assim, se amplia as possibilidades de respostas.

O site Lifewire destaca que o buscador traz o benefício de ranquear conteúdo oculto e não oculto igualmente e favorecer páginas mais antigas e consolidadas nos resultados. Em compensação, não prioriza fóruns.

2. Yahoo!

Página inicial do Yahoo

O Yahoo! entra em nossa lista como um clássico no que diz respeito aos sites de busca. O serviço usa motor desenvolvido pelo Bing e, por isso, os dois podem oferecer resultados semelhantes

Na página inicial, o usuário encontra apenas a barra de pesquisa. Mas, nos resultados, a busca pode ser refinada por imagens, vídeos, notícias e respostas.

Um único porém é que os links não exibem data de publicação ou atualização. Para compensar, informa os assuntos que estão em alta no momento, deixando-o atualizado dos trending topics.

3. Yandex

P+agina inicial da ferramenta de busca Yandex

O Yandex é o rival russo do Google. Além de buscador, conta com serviços próprios como e-mail, mapas, tradutor, hospedagem na nuvem, entre outros. O motor é usado por 65% das pessoas na Rússia e pode ser uma boa oportunidade para checar o resultado em uma ferramenta que foge do padrão estadunidense.

O serviço oferece buscas em geral, por imagens (com opção de pesquisa reversa) e vídeos. Em todas as opções, há filtros de fácil acesso. A pesquisa na web pode ser feita em dois idiomas simultaneamente e é possível alterar a localização e o período de tempo facilmente.

Um dos possíveis problemas é que a plataforma não está disponível em português. Apenas inglês, russo, francês, alemão, ucraniano, indonésio, bielorrusso, turco, tatar e cazaque.

Foco na privacidade do usuário

4. DuckDuck Go

Home do site de pesquisas DuckDuck Go

O DuckDuck Go é um buscador bastante conhecido por quem valoriza sua privacidade. O site se destaca por não armazenar nem compartilhar qualquer informação dos usuários, seja navegando normal ou anonimamente.

Os criadores também garantem não salvar histórico de busca nem vender seus interesses para anunciantes. Ou seja, é possível pesquisar por um produto e não ser aterrorizado por publicidades sobre ele em toda página que acessar.

A ferramenta oferece recursos de busca geral, por imagem, vídeos, notícias e mapas da Apple Maps. Os filtros de pesquisa permitem alterar a localização, a segurança e o período de tempo. A única desvantagem é que o serviço não conta com um índice pesquisa próprio, trabalhando com resultados de outras fontes, como o Bing.

5. Swisscows

Home do  buscador Swisscows

O Swisscows é mais uma opção para quem preza pela privacidade e segurança. O serviço promete não salvar ou rastrear qualquer dado. Para isso, dispõe de servidores próprios e não trabalha com armazenamento na nuvem ou com serviços de terceiros.

A plataforma diz ainda entregar apenas resultados seguros para a família, ou seja, sem itens de teor sexual ou violento. A ferramenta oferece buscas em geral, por imagem, vídeo e música.

Um dos principais diferenciais é um sistema de pesquisas relacionadas exibido em blocos, disponível no canto direito da tela. Quanto maior o retângulo, mais o item tem a ver com o assunto buscado. Há ainda um recurso chamado Digest, que possibilita uma espécie de leitura dinâmica de documentos e sites.

Pesquisa solidária

6. Ecosia

Página inicial do site de buscas Ecosia

Que tal unir o útil ao agradável? Com o Ecosia, além de encontrar o resultado para o que procura, o usuário ajuda o meio ambiente. O serviço reverte 80% da renda de publicidade para reflorestar locais em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em média, são necessárias 45 buscas para plantar uma árvore.

No canto superior direito da tela, um ícone indica quantas pesquisas o usuário já fez. Além da pesquisa geral, é possível buscar por imagens, notícias, vídeos e mapas (Bing e Google). Também há opção de buscas na Wikipédia, Amazon, YouTube, Google e Ecosia Travel.

Como é possível notar, a ferramenta não conta com tecnologia própria, usando bancos de terceiros para encontrar os seus resultados. Mas promete nunca compartilhar ou vender suas informações com ninguém e tornar suas buscas anônimas após uma semana.

Pesquisas temáticas

7. CC Search

Home do site de pesquisa CC Search

O CC Search é uma ferramenta que ajuda o usuário a encontrar conteúdos de domínio público. A plataforma pesquisa por fotos, vídeos e áudio não protegidos por direito autoral. Os desenvolvedores planejam incluir textos na busca.

É possível filtrar facilmente o resultado por direitos de uso (comercial ou com modificação) e licença sob a qual se encontra a imagem. Também há filtros por fonte, tipo de imagem, entre outras opções. O acervo inclui ainda coleções de museus famosos de todo o mundo e de bancos de imagens populares.

8. Internet Archive

Página inicial do site Internet Archive

O Internet Archive se propõe a ser “biblioteca digital de sites da Internet”. Por isso, reúne conteúdos de páginas da web, bem como arquivos de vídeo, áudio, livros, imagens e softwares.

Com o WayBack Machine, é possível encontrar resultados históricos de mais de 450 bilhões de páginas. Já com a busca do Internet Archive propriamente dita, o usuário encontra vídeos clássicos, imagens, programas de TV antigos e muito mais.

É provável que os mais saudosistas percam horas explorando todas as opções que o site oferece. E, ainda assim, não conseguirão ver tudo o que está disponível.

9. Wiki.com

site do serviço wiki.com

O Wiki.com é pensado naqueles que gostam de enciclopédias colaborativas, como a Wikipédia. Usando a ferramenta de busca do Google, o serviço filtra os resultados para que sejam exibidos apenas sites wikis.

É possível selecionar para que a busca do termo seja feita em todos os sites wiki, apenas na Wikipédia ou somente em sites wiki alternativos. Também há a opção de ver só o que é encontrado em enciclopédias “de verdade”.

10. Million Short

Página inicial do site de busca Million Short

O Million Short é a ferramenta ideal para quem quer fugir dos resultados-padrões dos principais motores de busca. A plataforma oferece a possibilidade de filtrar a pesquisa, eliminando os 100, mil, 10 mil, 100 mil e até 1 milhão de sites ranqueados primeiro.

O usuário pode ainda combinar esse resultado a outros filtros. É possível optar por mostrar ou remover sites de vendas, a data ou localização. Se quiser, é pode bloquear manualmente páginas que são exibidas em sua busca, bem como conferir, na coluna à direita, aquelas que foram eliminadas.

11. Sourceful

Home do site Sourceful

O Sourceful é um serviço de buscas por arquivos públicos do Google Drive. É possível pesquisar por temas em documentos, planilhas e slides. A plataforma permite filtrar os recultados por tipo de arquivo, bem como selecionar a exibição por em alta, melhores ou novos.

O usuário é capaz de curtir, comentar, compartilhar ou deixar uma gorjeta para o autor do conteúdo. No entanto, se quiser visualizar o conteúdo na própria ferramenta do Google, basta clicar sobre o link no topo. Vale destacar que a maioria dos artigos está disponível apenas em inglês.

Pesquisa em dois idiomas

12. 2Lingual

Página inicial do buscador 2Lingual

O 2Lingual existe para suprir uma funcionalidade que o Google não oferece. A ferramenta permite visualizar o resultado de busca de um mesmo termo em dois idiomas simultaneamente. O serviço suporta 37 idiomas.

Basta digitar o que procura, selecionar as duas línguas e ir em 2lingual Google Search. Logo, os resultados serão exibidos lado a lado. O visual pode não ser dos mais atraentes, mas sem dúvidas é prático e fácil de usar.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.