27 segredos e truques do Google que você precisa conhecer


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Google guarda segredos e truques escondidos em seus serviços, seja no buscador, no Maps ou no Drive. Para encontrar essas funções misteriosas, também conhecidas como Easter Eggs, é preciso digitar o termo certo ou agir exatamente de determinada forma.

Este guia revela como descobrir os principais segredos do Google em português ou não requerem o conhecimento de outro idioma. A maioria das dicas funciona no PC e no celular.

Segredos do buscador

1. De cabeça para baixo

Tela do Google girando com o comando Do a barrel roll

Ao pesquisar por Do a barrel roll (Faça um barril rolar, em livre tradução), a página de pesquisa do Google dá um giro de 360º. O mesmo acontece quando se busca por Z or R twice (Z ou R duas vezes, em livre tradução).

Barrel roll é o nome de uma manobra de aviação, na qual o avião dá um giro no ar. Já Z e R são botões do console da Nintendo. Ao apertá-los duas vezes no jogo Star Fox, a aeronave do protagonista fazia o movimento, que é uma “combinação de um loop e um rolo", segundo a Wikipédia.

2. Jogos

Jogo de Paciência disponível no buscador do Google

O Google disponibiliza vários jogos online ao pesquisar por seus nomes no buscador. É possível jogar Paciência, jogo da cobrinha, campo minado, Pac-Man, entre outros. Nosso guia Do dinossauro ao Pac-Man: como achar jogos escondidos do Google reúne os links para cada um deles e explica como brincar.

3. Um tigre na sua casa

Animais em 3D do Google

O recurso de animais em 3D do Google permite visualizar algumas espécies em realidade aumentada. A tecnologia simula de forma realista a presença de bichos como tigre, panda e até dinossauros no ambiente onde o usuário se encontra.

Se o seu smartphone for compatível com o recurso, terá a opção Veja em 3D e, depois, Veja em seu Espaço. É possível saber tudo sobre a funcionalidade em Animais em 3D do Google: veja como usar no Android e no iPhone.

4. Descubra o seu IP público

Google informa qual é o IP público ,dol Uusário

Como localizar um endereço de IP geograficamente em 3 passos

O Google informa o endereço de IP público atribuído pelo provedor de acesso à internet ao seu dispositivo. Basta pesquisar por What is my IP? (Qual é o meu IP, em livre tradução). O comando só funciona se usado em inglês.

5. Gerador de números aleatórios

Google oferece um gerador de números aleatórios

O recurso de gerar números aleatórios é uma boa pedida para fazer sorteios. Basta buscar por Números aleatórios. No resultado, será exibida uma ferramenta na qual deve inserir o número mínimo e o máximo que pode ser incluído. Depois, é só clicar em Gerar e pronto!

6. Calculadora de gorjeta

Calculadora de gorjetas do Google

Pesquise por What is the tip for $x (Qual é a gorjeta para $x, em livre tradução), substituindo o x pelo valor da conta. A busca precisa ser feita em inglês e o resultado mostra uma calculadora de gorjetas.

A moeda é o dólar, mas, na realidade, o que importa é a facilidade de fazer o cálculo. A ferramenta permite editar o valor da conta, definir o percentual da gorjeta e dividir tudo pelo número de pessoas.

7. Tire a sorte

Tirando a sorte com dados no Google

Precisa tomar uma decisão e quer recorrer à sorte? Ao pesquisar por Cara ou Coroa, o buscador fará o sorteio e mostrará automaticamente o resultado. Se preferir, pode também pedir ajuda aos dados, ao pesquisar por Jogar dados. Esse comando, no entanto, só funciona no PC.

É possível combinar dados com diferentes números de lados, como 4, 6, 8, 10, 12, 20. Se quiser, também pode optar por sempre somar um número ao resultado do sorteio, clicando no botão de +.

8. Calculadora

Além de fazer contas na barra de pesquisa, o Google disponibiliza uma calculadora completa

Não precisa mais fazer contas de cabeça, contar nos dedos ou abrir o app de calculadora do computador ou do celular. É só digitar a operação matemática na barra de pesquisa e fazer a busca.

Além do resultado, o Google disponibiliza uma calculadora. A ferramenta permite calcular seno, cosseno, tangente, log, entre outras funcionalidades. Além disso, salva as contas feitas para acessar facilmente depois, caso precise.

9. HTML piscante

Blink HTML na pesquisa do Google

Busque por blink HTML (HTML piscante, em livre tradução). Toda as palavras blink e HTML que forem listadas no resultado aparecerão piscando.

10. Pronúncia de números longos

Google mostra como falar números longos

Se deparou com um número enorme que nem sequer sabe como começar a falar? Basta digitá-lo na busca do Google seguido de por extenso. Por exemplo: 1234567890 por extenso e a plataforma exibirá a forma escrita.

Se preferir ouvir, digite o número seguido da palavra inglês, como 12345678 inglês. A ferramenta de tradução será aberta. Assim, pode escutar a pronúncia não apenas em português, mas também em outros idiomas.

11. Festivus

Resultado da pesquisa por Festivus no Google

Essa é para os fãs da série de TV norte-americana Seinfeld. Festivus é o nome de um feriado criado pelo autor do programa como uma forma de se manifestar contra o consumismo estimulado no período do Natal.

A data, celebrada em 23 de dezembro, é representada por um poste de alumínio, semelhante à base de uma árvore de Natal artificial. Por isso, ao pesquisar por Festivus, surge o poste símbolo do feriado no canto esquerdo da tela do buscador.

12. Descubra o tom certo

Ferramenta de seleção de cores do Google

Ao pesquisar por Seletor de cores, o Google exibe uma ferramenta de seleção de cores HTLM. Clique sobre uma cor e poderá ver seus códigos ou valores em hexadecimal, RGB, CMYK, HSV e HSL.

13. Fidget spinner

fidget spinner do Google

Há alguns anos, os fidget spinners se tornaram mania, principalmente entre crianças. O objeto, feito de metal ou plástico, deve ser equilibrado no dedo enquanto gira. Se quiser fazer parte dessa mania, ainda que de forma virtual, basta pesquisar por Fidget spinner no Google.

A versão online do brinquedo surgirá na tela, sendo possível alterar a velocidade ao clicar sobre o botão Spin.

14. Inspire. Expire.

Execício de respiração de um minuto disponibilizado na pesquisa do Google


Busque por Exercício de Respiração e Google disponibilizará um no resultado da busca. Com duração de um minuto, pode ser um escape para um momento de estresse no trabalho de forma discreta. Basta seguir as orientações para inspirar e expirar enquanto o círculo no centro da tela se expande e se contrai.

15. Sons dos animais

Ferramenta que ensina o som dos animais na pesquisa do Google

Uma ferramenta interessante para o aprendizado de crianças pequenas surge na tela de quem pesquisar por Sons dos animais. Abaixo da imagem com o nome, há um ícone sonoro que, ao ser pressionado, reproduz o barulho que o bicho faz.

A lista reúne dezenas de bichos, como rato, cascavel, pinguim, borboleta, panda, escorpião e muitos outros. Ao arrastar a linha horizontal até o fim, será exibida a opção Mais sons, na qual poderá conferir todos aqueles disponíveis.

16. Teste de velocidade

Teste de velocidade de internet exibido no resultado da busca do Google

Não é preciso sair da pesquisa do Google para saber como está a velocidade de conexão da sua rede. Basta pesquisar por Teste de velocidade da internet e verá um botão com a opção Executar teste de velocidade. A avaliação é feita em parceria com a plataforma de medição M-Lab.

17. Medidor de nível

Medidor de nível virtual do Google

O nível ou nivelador é uma ferramenta usada para medir ângulos e inclinações. Pode ser usado na instalaçãode prateleiras, quadros e até mesmo de piso para que não fiquem tortos. Se não tem um, basta pesquisar por nível de bolha em seu celular e o Google entrega uma versão virtual do instrumento.

18. Metrônomo

O Google disponibiliza um metrônomo virtual na pesquisa

Se pesquisar por Metrônomo, obtém no resultado da busca uma versão virtual do dispositivo. O aparelho serve para medir o tempo da música, a fim de guiar o músico em relação ao andamento. A medição é feita em BPM (batida por minutos) e o do Google varia de 40 a 218 BPM.

19. Valor nutricional

O Google fornece informações nutricionais dos alimentos pesquisados

O Google também pode dar uma ajudinha quando está de dieta ou deseja tornar sua alimentação mais saudável. Basta pesquisar por Valor nutricional seguido do nome do alimento. Na maioria dos casos, no lado direito da tela, são exibidas as informações nutricionais.

Se buscar, por exemplo, por valor nutricional lasanha, verá dados como calorias, gorduras, sódio, carboidratos, proteínas, entre outros aspectos.

20. Conversor de medidas

O Google converte medidas nas pesquisas

Precisa converter alguma medida e não tem prática em fazer os cálculos? Não se preocupe. Basta digitar na busca do Google exatamente aquilo que deseja saber e o resultado exibirá a respostas. Por exemplo, 4 toneladas em gramas ou 177 litros em CL. Também é possível checar, quanto é 1,7 m em pés, entre outras opções.

21. Conversor de moedas

Conversor de moedas do Google

Outra ferramenta de conversão que o Google disponibiliza é de moedas. É possível pesquisar exatamente pelos valores que deseja converter (por exemplo, 39€ em reais) ou buscar por Conversor de moedas.

O resultado será uma ferramenta de conversão, na qual pode inserir as duas moedas envolvidas e os valores. Ao lado, também é disponibilizado um gráfico com a flutuação da cotação em 1 dia, 5 dias, 1 mês, 1 ano ou 5 anos.

22. Sapatos de Dorothy

Ao digitar O Mágico de OZ, encontra-se os sapator de Dorothy

Quem pesquisa por O Mágico de Oz no Google se depara com os famosos sapatos vermelhos da personagem Dorothy cintilando no lado direito da tela. Ao clicar sobre eles, os acessórios batem três vezes. Ao mesmo tempo, soa a frase There is no place like home (Não há lugar como o nosso lar, em livre tradução).

Em seguida, a mágica acontece. Ficou curioso? Então faça o teste.

23. Friends

O Google oferece surpresas para quem busca por personagens da série Friends

O Google também guarda surpresas para quem pesquisa por personagens da série de TV Friends. Basta digitar Friends seguido do nome do Personagem, como, por exemplo, Friends Chandler.

Em todos os casos, aparece um ícone referente a eles no lado direito da tela. Ao clicar, irá se deparar com um efeito divertido que os fãs do programa com certeza irão entender.

Segredos em outras ferramentas do Google

24. Monstro do lago Ness

Pegman do Google Maps se transforma no monstro do Lago Ness

Esse truque é bastante discreto e apenas os olhos mais atentos devem notar. Ao pesquisar por Lago Ness no Google Maps e der uma aproximada do lago, verá o bonequinho Pegman se transformar no lendário monstro.

Assim como o Pegman, é possível clicar sobre o monstro e arrastar para a área do mapa que deseja ver mais de perto e ter uma experiência a 360 graus.

25. Planilha do orgulho

Planilha do Google em homenagem à comunidade LGBTQIA+

Esse é um segredo escondido no app Planilha do Google Drive como uma forma de homenagear a comunidade LGBTQIA+. Escreva a palavra PRIDE (orgulho, em livre tradução) na primeira linha da planilha, inserindo uma letra por coluna, em sequência. Aperte a tecla Enter e verá o documento ganhar as cores do arco-íris.

26. Tiranossauro do Chrome

Jogo do dinossauro do Chrome

Esse talvez não seja mais um segredo para muitos, mas é um dos truques mais queridos pelos usuários do Chrome. O T-Rex Running, também conhecido como jogo do dinossauro, surge no navegador quando o dispositivo está sem conexão à internet.

Para começar, basta apertar a tecla de espaço ou encostar no dinossauro, no celular. Para fugir dos obstáculos no caminho, é preciso apertar à tecla de espaço novamente ou tocar a tela do smartphone.

Apesar de aparecer espontaneamente somente quando o usuário está offline, há um truque que permite acessar o game mesmo com internet. Basta digitar chrome://dino na barra de navegação do Chrome para PC ou mobile.

27. Explore a TARDIS

Entrada da TARDIS da série Dr. Who

Mais um segredo do Google Maps, dessa vez para os fãs da série de ficção científica Dr. Who. Ao encontrar cabine de polícia local onde supostamente se encontra a entrada da TARDIS, o usuário consegue entrar na máquina do tempo/ nave espacial.

Ao avistá-la, posicione o mouse até que a seta de orientação esteja apontada para a cabine. Então, clique sobre e em seguida se verá dentro do cenário, que poderá explorar com se estivesse por lá.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.