Como localizar um endereço de IP geograficamente em 3 passos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ao localizar um endereço de IP geograficamente é possível descobrir a posição onde um aparelho ou servidor de um site se encontram. Os serviços de geolocalização permitem rastrear dados como cidade, CEP e coordenadas geográficas.

Para o passo a passo a seguir, usaremos os serviços do LocalizaIP. Apesar da interface simples, o site foi um dos poucos que acertou com exatidão a localização. Além disso, consegue identificar seu endereço de IP e permitir pesquisar pelos sites através da URL, sempre precisar saber o IP.

1. Acesse o site LocalizaIP. Ao entrar, notará que o endereço de IP do seu dispositivo já estará identificado no campo de busca e, abaixo, estarão as informações sobre a sua localização;

Serviço de localização geográfica de IP LocalizaIP

2. Se quiser pesquisar pelo endereço de servidor de um site, digite ou cole a sua URL. Faça o mesmo se quiser encontrar a localização de outro endereço de IP que não seja a de seu aparelho;

3. Clique em Localizar e pronto.

Busca por localização de IP do Google no site LocalizaIP

O serviço informa o país, a cidade e o Estado, além do provedor e o IP reverso. Já ao pesquisar por um site, disponibiliza ainda o seu IP.

Site LocalizaIP identifica localização de servidores do Google

Mais sites para localizar o IP

O LocalizaIP foi um dos sites mais precisos em nossos testes. No entanto, há vários outros que fornecem serviços semelhantes, com diferenças em alguns recursos oferecidos. Listamos a seguir outras boas opções.

1. Keycdn

Localização geográfica do ip no site keycdn

O site Keycdn também devolveu o resultado com a geolocalização correta durante os nossos testes. Apesar se der em inglês, é fácil de usar, mesmo para quem não domina o idioma.

Ao acessar, o serviço já identifica o seu IP e informa dados como país, cidade e código postal. Também indica as coordenadas geográficas, que permitem encontrar com mais precisão o local onde se encontra o aparelho.

Além disso, permite inserir a URL de um site e, através dela, descobrir seu IP e a localização dos servidores.

2. MeuIP

Resultado da pesquisa pela geolocalização do e-mail no site Meu IP

O MeuIP é um site intuitivo e fácil de usar. Ao acessá-lo, o serviço já indica a sua localização e tem como diferencial a exibição do lugar em um mapa interativo. No campo Host, é possível inserir um endereço de IP ou URL de um site e buscar em Localizar.

3. IP Location

Resultados de geolocalização de IPs reunidos pelo site IP Location

O IP Location reúne em um só local os resultados de geolocalização de diferentes serviços. Basta clicar em Details, na opção IP Location. O site automaticamente disponibiliza as informações sobre o seu dispositivo. Mas também é possível inserir outros endereços de IP, assim como pesquisar pela URL de um site.

4. IPGeolocation

Resultado da busca no site IPGeolocation

O IPGeolocation é um dos serviços que oferece mais informações. Ao acessá-lo, o IP do seu aparelho já é identificado, mas é possível inserir outro ou o endereço de algum site.

Na página inicial, são exibidos os principais dados de geolocalização. Ao clicar em View More, o usuário tem acesso a informações como código postal, código telefônico, idioma local, entre outros.

O que é endereço de IP?

pessoa mexe em smartphone com capa verde ao lado de xícara7 de chá

O endereço de IP é como é chamada a identificação de um dispositivo conectado à internet. Na realidade, a sequência numérica não reconhece um aparelho especificamente, mas, sim, a sua conexão com a rede. Se você não possui um site, não há meios lícitos para se descobrir o IP de dispositivos de terceiros.

O endereço de IP também é usado para identificar de páginas de internet. No entanto, para as pessoas não precisem memorizar sequências numéricas, eles são traduzidos para endereços. Por exemplo, para acessar o site do Google, basta digitar www.google.com, em vez de decorar seu IP (172.217.29.228).

Se inserir o número 172.217.29.228 na barra de endereços, será direcionado ao site da mesma forma como seria se utilizasse o endereço por extenso. Essa conversão de IP para URL é feita por servidores DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios, em português).

E por que localizar o IP geograficamente?

computador ligado com pin de geolocalização no centro da tela

De acordo com a organização não governamental LACNIC, saber a localização geográfica de seus usuários pode ajudar na usabilidade de sites. Ao conhecer a origem dos acessos, é possível otimizar o conteúdo por idiomas, por exemplo.

Também é permite implementar restrições geográficas de conteúdos, devido a questões contratuais e de direitos de emissão.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.