9 melhores navegadores de internet em 2021


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O melhor navegador de internet é aquele que reúne características que atendem às suas necessidades. Há diversas opções de browsers que se destacam por serem rápidos, leves e seguros. E ainda garantem sincronização entre o PC e o celular.

Há também apps que dão mais possibilidades de personalização ou que prometem sigilo total dos dados de navegação. O AppGeek reuniu os 9 melhores navegadores para você. Confira!

1. Mozilla Firefox

Imagem de divulgação do navegador de internet Mozilla Firefox

O Firefox é uma das opções de navegador de internet mais seguras do mercado. Além de emitir alerta sobre sites com vazamento de dados e bloquear rastreadores de informações, também garante não vender os dados dos usuários a terceiros.

O programa oferece ainda integração entre dispositivos móveis e desktop, e conta com grande variedade de extensões, que permitem adicionar recursos extras. Apesar de ser leve, tende a ser um pouco mais lento que outros apps do gênero.

2. Vivaldi

Imagem de divulgação do navegador de internet Vivaldi

O Vivaldi é mais uma opção de navegador que preza pela segurança e privacidade do usuário. O app dispõe de bloqueio de propagandas e de rastreadores de dados. Mas seu ponto forte está nas várias opções de personalização disponíveis.

É possível deixar a interface do seu jeito, ao escolher até o local da barra de endereços e o posicionamento das abas. No PC, permite visualizar até quatro sites ao mesmo tempo, com a tela dividida. Oferece ainda alternativas de motores de busca que fogem do lugar-comum, com os aclamados Ecosia e Duck Duck Go.

Além disso, é compatível com as extensões da Chrome Web Store e conta com integração entre seus apps para smartphone e desktop.

3. Opera

Imagem de divulgação do navegador de internet Opera

Disponível desde o lançamento dos primeiros smartphones, o Opera evoluiu com o passar do tempo. O navegador conta com uma função de compressão de páginas na versão móvel, que permite economizar dados e gera fluidez na navegação.

A versão para PC é bastante leve, o que torna o programa uma boa pedida para quem tem PC fraco. Mas não é só isso. O browser oferece diversos recursos funcionais, como VPN integrada, bloqueador de anúncios e de rastreadores de dados e opção de economia de bateria.

Na barra lateral, o usuário pode personalizar as funcionalidades que deseja acessar rapidamente. Entre eles, as configurações do software e acesso a serviços como WhatsApp, Instagram, Twitter e Spotify. O app também dispõe de integração entre as versões desktop e mobile.

4. Google Chrome

Imagem de divulgação do navegador Google Chrome

Como baixar e instalar o Google Chrome offline em 5 passos

O Chrome é um dos navegadores mais usados no mundo. Versátil, o programa, que já vem instalado de fábrica em aparelhos Android, possui integração nativa com os serviços do Google, como Gmail e Maps.

A loja de extensões do navegador conta com muitas opções de plugins, que permitem adicionar funcionalidades extras. O aplicativo também oferece sincronização de histórico e preferências entre as versões PC e mobile.

Bastante intuitivo, o browser pode não ser uma boa opção para PCs fracos por consumir muito os recursos, como dados de navegação e energia.

5. Microsoft Edge

Imagem de divulgação do navegador Microsoft Edge

Quando o assunto é navegador da Microsoft, é possível que fique desconfiado. Mas o Edge pode fazê-lo repensar. O programa se destaca como um dos mais velozes nos principais testes de benchmark do mercado.

À velocidade, adicione o baixo consumo de memória e de uso de disco, mesmo com várias abas abertas. Para quem usa serviços de streaming de vídeo, o Edge pode surpreender graças ao suporte a conteúdos em 4K e a áudio Dolby Digital.

O aplicativo também dispõe de integração entre as versões para PC e mobile. No quesito privacidade, oferece três opções de níveis de proteção que podem ser facilmente selecionados nas configurações.

6. Brave

Imagem de divulgação do navegador Brave

Se anúncios são algo que realmente o incomodam, o Brave é o seu navegador. Além de ter um bloqueador de anúncios, o programa impede a captura de informações do usuário pelos anunciantes. Isso impossibilita que identifiquem seus interesses e gerem publicidade direcionadas a você.

O resultado de não precisar criar publicidades personalizadas é uma navegação mais veloz. De acordo com os desenvolvedores, o app é de 3 a 6 vezes mais rápido que os principais concorrentes. Na versão desktop, oferece modo de navegação anônima criptografada com selo de privacidade Tor.

7. Tor Browser

Imagem de divulgação do navegador Tor Browser

O Tor é ideal para quem quer navegar na internet sem deixar nenhum rastro. O software usa tecnologia complexa de criptografia do tráfego, conta com bloqueador de anúncios e de rastreadores de dados.

Para quem gosta de adicionar funcionalidades ao browser, deve buscar outro programa. Seus desenvolvedores recomendam que os usuários não instalem extensões, porque isso pode comprometer a sua privacidade.

8. Safari

Imagem de divulgação do navegador Safari

O Safari é o navegador padrão dos aparelhos da Apple e pode ser considerado a melhor opção para usuários dos sistemas macOS e iOS. Rápido, ele promete ainda um consumo de energia mais eficiente do que os principais concorrentes.

O app permite assistir a conteúdos em 4K, o que o torna ideal para ver seu filme ou série em streaming. A privacidade também é uma questão que merece destaque, uma vez que o browser conta com tecnologia de antirrastreamento e proteção de dados.

Outro ponto alto está na sincronização entre diferentes dispositivos. Já um dos pontos negativos é o fato de estar disponível apenas para aparelhos da Apple. Portanto, se tem um iPhone e um PC com Windows, não poderá contar com esse recurso de integração.

  • Safari (grátis): macOS | iOS (programa já vem instalado nos dispositivos)

9. Maxthon

Imagem de divulgação do navegador de internet Maxthon

Apesar de não ser tão conhecido, o Maxthon é um dos melhores navegadores do mercado. Principalmente para quem busca por uma opção econômica. A versão mobile oferece um recurso de exibição de imagem inteligente, que reduz o consumo de dados móveis.

Além disso, conta com funções como bloqueador de anúncios e de “discagem rápida”, com o qual consegue acessar seus sites favoritos com um toque. Também permite sincronizar seus dados de navegação com várias plataformas, graças ao sistema baseado na nuvem.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.