Os 22 melhores jogos para se divertir no Android em 2022


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os melhores jogos para Android são definidos anualmente pelo Google através do Google Play Awards. Segundo a empresa, a premiação “destaca os desenvolvedores que buscam qualidade e impulsionam a inovação" no sistema operacional.

O prêmio contempla cinco categorias voltadas especialmente para games: Melhores jogos competitivos, Melhores jogos indies, Melhores jogos casuais, Melhores jogos inovadores e Melhores jogos para tablet. Além disso, há um game eleito pelo voto popular.

Para quem gosta de se divertir jogando no smartphone, o AppGeek reuniu os melhores jogos para celular Android selecionados na última edição da premiação, separados por categorias. Confira!

Jogos mais inovadores

1. Inked

Imagem de divulgação do jogo Inked

Inked conta a história de um samurai que precisa enfrentar vários contratempos para salvar Aiko, o amor de sua vida. No meio do processo, terá que encarar situações perigosas e tomar decisões morais questionáveis. Ao todo, são mais de 60 desafios no estilo quebra-cabeças para serem resolvidos.

Tudo isso em um mágico cenário desenhado à mão com caneta esferográfica. Além dos gráficos incríveis, o game se destaca pela trilha-sonora e narração.

2. JanKenUP!

Imagem de divulgação do jogo JanKenUp!

Sim, a brincadeira de pedra, papel e tesoura (também conhecida como jokenpô) ganhou uma versão para celular. JanKenUP! transforma a disputa em uma verdadeira batalha.

Cada competidor fica de um lado do ringue e é possível optar por jogar no modo Clássico e Frenesi (contra o relógio). O game ainda permite desafiar seus amigos ou pessoas aleatórias online. A dinâmica é mais divertida do que você pode imaginar!

  • JanKenUP! (grátis, mas oferece compras no app): Android

3. Pokémon UNITE

Pokémon UNITE é um jogo estratégico em que você pode enfrentar competidores de todo o mundo em batalhas de 5v5. A história se passa na Ilha Aeos, lugar mágico onde os Pokémons ficam ainda mais poderosos.

É possível lutar contra Pokémons oponentes ou selvagens, coletando a energia dos rivais. Vence a equipe que coletar mais pontos. A cada vitória, o jogador obtém recompensas, como desbloqueio de novos personagens e roupas.

  • Pokémon UNITE (grátis, mas oferece compras no app): Android

4. Sixit

Imagem de divulgação do game Sixit

Sixit é um jogo de quebra-cabeças narrativo onde você vive na pele de um mamífero chamado Pep. A cada rodada, o jogador tem apenas seis ações para realizar, com o objetivo de salvar a vila em que mora de uma grande tempestade.

Apenas um ser conseguiu deter a tempestade, o dragão Mitera, que descansa desde então dessa dura batalha. Cabe a Pep a missão de acordá-lo. Peça ajuda e converse com os outros moradores do local para descobrir como fazer isso.

  • Sixit (grátis, mas oferece compras no app): Android

5. Unmaze

Unmaze preza pela originalidade e criatividade, usando o sensor de luz do celular no gameplay. Nesse jogo, seu papel será ajudar dois jovens presos em um labirinto, mas a missão é mais complexa do que parece.

Se estiver em um ambiente claro, poderá guiar Theseus. Já no escuro, deverá auxiliar Asterion. Porém, quanto um deles mais perto da saída estiver, mas o outro irá se perder. Será que você terá a capacidade e habilidade para salvar os dois?

  • Unmaze (pago, mas primeiro capítulo está disponível gratuitamente): Android

Melhores jogos competitivos

6. League of Legends: Wild Rift

Imagem de divulgação do game League of Legends: Wild Rift

O League of Legends: Wild Rift apresenta a mesma dinâmica do aclamado League of Legends, mas foi desenvolvido especialmente para dispositivos móveis. Por isso, conta com controles otimizados e roda de maneira mais fluida em celulares e tablets.

O jogador precisa escolher um Campeão para se tornar uma lenda e se tranformar no campeão dentre os campeões. Para isso, terá que enfrentar batalhas épicas 5v5 explorando ao máximo suas habilidades e, ao mesmo tempo, sendo estratégico.

É possível jogar online em modo cooperativo com seus amigos, em duplas, trios ou grupos de cinco.

  • League of Legends: Wild Rift (grátis, mas oferece compras no app): Android

7. MARVEL Future Revolution

Imagem de divulgação do jogo Marvel Future Revolution

MARVEL Future Revolution é o primeiro RPG de ação de mundo aberto do universo Marvel para dispositivos móveis. Através dos gráficos 3D imersivos, é possível se sentir na pele de heróis como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Viúva Negra, Capitã América, entre outros.

Prepare-se para encarar uma série de desafios escondidos no Domínio Sombrio em um dos cinco modos de jogo. No Guerra Relâmpago, uma equipe de 4 heróis deverá enfrentar os piores vilões da Marvel. Já em Operação Espacial, a disputa fica entre os super-heróis para descobrir qual deles é melhor.

Há ainda os modos Raid, Guerra Ômega e Duelo Dimensional. Para quem gosta da emoção de jogar online, o título oferece modo cooperativo em tempo real.

  • MARVEL Future Revolution (grátis, mas oferece compras no app): Android

8. Northgard

Imagem de divulgação do jogo de estraégia Northgard

Northgard é um game de estratégia em que você vive na pele de Rig, filho do Alto Rei Viking assassinado e que teve seu chifre real roubado. Para salvar o trono e a reputação de seu clã, o rapaz terá que encarar os desafios do recém-descoberto continente de Northgard.

O destemido viking terá que conquistar novas terras, criar seu próprio povoado, administrar riquezas, distribuir funções, entre outras atividades. Somado a isso, precisará que enfrentar zumbis, gigantes e lobos, assim como fazer amizades e parcerias.

Ao final das 11 etapas, deverá ter dominado as habilidades dos seis clãs do game. É possível jogar online de modo cooperativo ou competitivo em até seis jogadores.

9. Rogue Land

Imagem de divulgação do game de RPG Rogue Land

Rogue Land é um game roguelike que usa a mecânica clássica de RPG, com evolução de habilidades, armas e batalhas. Nele, você assume o papel de um herói solitário que entra na luta contra monstros enviados para o mundo por uma força do mal.

Seu objetivo é exterminar a origem do mal. Mas, para chegar lá, deverá encarar vários desafios, derrotar hordas, derrubar chefões e coletar tesouros dos inimigos abatidos.

  • Rogue Land (grátis, mas oferece compras no app): Android

10. Suspects: Mansão Mistério

Imagem de divulgação do jogo Suspects: Mansão Mistério

O clássico jogo de Assassino ganhou uma versão para smartphones. Em Suspects: Mansão Mistério, é possível jogar online com até 9 pessoas para desvendar um crime.

Fique atento a pistas, como localização do corpo, lugar onde cada jogador estava, o que diziam estar fazendo, entre outras informações. Em grupo, vocês devem descobrir o que aconteceu.

Mas, cuidado, o assassino está entre vocês. A cada rodada, os jogadores precisam tentar encontrar o criminoso, conversando através do chat de voz integrado. Após do debate, todos devem votar para no suspeito.

  • Suspects: Mansão Mistério (grátis, mas oferece compras no app): Android

Melhores jogos indies

11. 7 Billion Humans

Imagem de divulgação do jogo 7 Billion Humans

7 Billion Humans é um jogo de solução de problemas baseado em programação. Como supervisor de uma fábrica que abriga os últimos humanos vivos após uma revolta dos robôs, caberá a você dizer-lhes o que fazer. Para isso, terá que programar as instruções.

Como em todo processo de aprendizado, inicialmente, as solicitações serão simples. À medida que avança (no jogo e na programação), terá que dar indicações mais complexas.

12. Bird Alone

Imagem de divulgação do jogo Bird Alone

Mais do que um jogo, Bird Alone constrói uma relação de amizade entre você e um pássaro solitário. Juntos, podem desenhar, criar músicas e poemas.

Comece todos os dias com questões que levam à reflexão, como “você teme a morte?” ou “O que te faz feliz?”. É uma experiência emocionante e inovadora vivenciada a partir de belos gráficos.

  • Bird Alone (grátis, mas oferece compras no app): Android

13. Donut County

Imagem de divulgação do jogo de quebra-cabeças Donut County

Originalidade não falta em Donut County. Nesse game de quebra-cabeças de física, o jogador vive na pele de um buraco no chão! Seu objetivo é acabar com a cidade “engolindo” tudo o que vê pela frente.

No início, você é apenas um pequeno buraco, capaz de capturar pequenos lixos, grama e pedaços de papel. Conforme leva o que puder para o centro da Terra, seu raio vai ficando maior.

Ao longo do processo, é possível fazer coisas aleatórias, como sopa ou criar coelhos. Ou, então, expelir objetos de volta, para ajudá-lo a resolver desafios ou somente para causar o caos na cidade.

14. My Friend Pedro: Ripe for Revenge

Seu amigo Pedro é uma banana falante que teve a mulher e os filhos sequestrados e precisa da sua ajuda. Sua missão será encarar esses criminosos ao longo de 37 fases, fazendo malabarismos dignos de filmes de ação para acertar os tiros.

Os percursos podem ser percorrido a pé, de moto ou skate e, conforme conquista pontos, é poderá adquirir novos equipamentos (ou comprá-los com dinheiro real, se preferir). O ritmo frenético combinado à trilha sonora dão um toque a mais ao game.

  • My Friend Pedro: Ripe for Revenge (grátis, mas oferece compras no app): Android

15. Puzzling Peaks EXE

Puzzling Peaks EXE é um puzzle de física que exige raciocínio lógico e pensamento rápido para mover por diferentes cenários o herói esférico Knightly. Faça essa bola rolar com a ajuda de uma guia de inteligência artificial e de uma administradora chamada Jasmin.

Como o personagem não pode se mover por contra própria, o jogador precisa ter bons reflexos para mover itens do cenário e deslocar o herói na direção certa. O game conta com visual no estilo 16-bit e oferece mais de cem níveis.

  • Puzzling Peaks EXE (pago): Android

Melhores jogos casuais

16. Gatos no Tempo (Cats in Time)

Imagem de divulgação do artigo Gatos o Tempo

Gatos no Tempo provavelmente é o jogo mais fofo que verá hoje! Nesse game, você terá que ajudar um cientista a resgatar os seus gatos. O descuidado professor deixou seus gatos brincarem no laboratório, que ativaram a máquina do tempo e acabaram viajando no tempo.

São mais de 200 bichanos espalhados pelo mundo e por diferentes épocas. Busque por eles em um Japão futurista ou Egito antigo. Para encontrá-los, não basta procurar. É preciso resolver enigmas para libertar os animais.

  • Gatos no Tempo (grátis, mas oferece compras no app): Android

17. Crash Bandicoot: On the Run!

Imagem de divulgação do jogo Bandicoot: On the Run!

Crash Bandicoot: On the Run! é um jogo de ação desenvolvido pelos mesmos criadores de Candy Crush. Nesse game estilo endless run, você deverá desviar e saltar obstáculos, assim como coletar armas e habilidades.

Enfrente chefes, explore locais diferentes e, à medida que evolui, poderá desbloquear cenários, visuais dos personagens, entre outros recursos.

  • Crash Bandicoot: On the Run! (grátis, mas oferece compras no app): Android

18. Disney POP TOWN

Imagem de divulgação do artigo Disney POP TOWN

O Disney POP TOWN é um jogo de combinação de três elementos iguais que se passa no mágico universo da Disney. Ao resolver os quebra-cabeças, o usuário ganha pontos.

Os pontos podem ser usados para colecionar fantasias de personagens da Disney e da Pixar. Também é possível explorar e construir cidades e restaurar locais icônicos.

  • Disney POP TOWN (grátis, mas oferece compras no app): Android

19. Project Makeover

Imagem de divulgação do jogo Project Makeover

O Project Makeover mistura a dinâmica de jogos de combinar três itens iguais com games de moda e decoração. Ao vencer os desafios e quebra-cabeças, adquire pontos para fazer transformações incríveis em pessoas e em lugares.

Os personagens são seus clientes e, assim como na vida real, têm personalidades diferentes uns dos outros. Ou seja, você terá que lidar com tipos dramáticos, narcisistas, cabeça-dura e tentar ajudá-los a melhor maneira possível.

Dê banho, maquie, penteie, compre roupas e acessórios. Renove estabelecimentos e decore a cada de seus clientes e fique orgulhoso do seu trabalho.

  • Project Makeover (grátis, mas oferece compras no app): Android

20. Switchcraft: combinar 3 mágico

Em Switchcraft, sua missão será desvendar o misterioso desaparecimento de uma amiga. Para isso, terá que usar suas habilidades mágicas de combinar três. A cada quebra-cabeça resolvido, parte da história é liberada e mais perto de encontrá-la você estará.

Vale destacar os belos gráficos, a narrativa envolvente e as tomadas de decisão que podem mudar o curso da aventura, no melhor estilo RPG. Faça pontos, colete pistas, siga instruções e ajuda a encontrar a menina.

  • Switchcraft: combinar 3 mágico (grátis, mas oferece compras no app): Android

Melhores jogos para tablet

21. Chicken Police – Paint it RED!

Imagem de divulgação do jogo Chicken Police

Chicken Police – Paint it RED! se destaca pela estética dos filmes noir dos anos 40 e personagens inusitados. Os protagonistas são uma dupla de galos, detetives falidos, que voltam à ativa para tentar desvendar o maior mistério de suas carreiras.

Para resolver o caso, devem coletar pistas e provas, além de interrogar dezenas de personagens, todos animais. A dinâmica inclui 30 cenários diferentes, que podem mudar ao longo das investigações.

  • Chicken Police – Paint it RED! (pago): Android

Além de Chicken Police, os jogos My Friend Pedro: Ripe for Revenge e League of Legends: Wild Rift também foram escolhidos nesta categoria.

Extra: Voto popular

22. Garena Free Fire MAX

Imagem de divulgação do jogo Garena Free Fire Max

Garena Free Fire MAX traz a famosa dinâmica de Free Fire em alta definição. Nesse Battle Royale, seu objetivo é ser o único sobrevivente dentre os 50 jogadores que caem em uma ilha, literalmente, de paraquedas.

É possível jogar individualmente ou em equipes de até 4 pessoas. A comunicação com a sua squad deverá ser feita através de um chat de voz integrado. Para sobreviver, é preciso coletar armamentos e suprimentos e, claro, eliminar os inimigos.

Os desenvolvedores garantem compatibilidade das contas do Free Fire com o Free Fire MAX. Assim, seus progressos e itens podem ser acessados de forma integrada nos dois games.

  • Garena Free Fire MAX (grátis, mas oferece compras no app): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.