12 melhores jogos online para jogar com os amigos no celular e no PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ter na manga opções de jogos para se divertir online com os amigos se tornou obrigatório durante o período de quarentena contra o coronavírus. No entanto, é provável que a tendência de se divertir em grupo sem precisar sair de casa pegue de vez.

Afinal, não falta games legais para jogar no PC ou no celular Android ou iOS. O AppGeek reuniu os 12 melhores jogos gratuitos para passar o tempo com os amigos, mesmo a distância.

Há desde clássicos para navegador, como xadrez online, até títulos badalados, como o Fortnite. Confira!

1. Gartic.io

Divulgaçção do app para Android do jogo Gartic.io

O Gartic.io é daqueles jogos nos quais um participante faz um desenho e os demais precisam adivinhar. Disponível online, para Android e iPhone, permite criar salas privadas e enviar o link para que seus amigos entrem.

Cada sala comporta até 50 jogadores e é possível estabelecer o número de pontos necessários para alguém se tornar o campeão.

2. StopotS

Stop, adedanha, adenhonha ou nome-lugar-objeto. Os nomes são muitos, mas o jogo é o mesmo: uma letra é sorteada e os jogadores precisam indicar palavras que comecem com ela. Com o StopotS é possível competir contra desconhecidos ou criar uma sala para brincar com amigos.

Em sua própria sala, o usuário pode convidar até 50 participantes e definir o número de rodadas (o limite são 18). Há ainda a opção de escolher o tempo de jogo, os temas e se deseja excluir alguma letra do sorteio.

Quando tudo estiver pronto, é só compartilhar o link com os amigos. Vence quem fizer mais pontos ao final no somatório de todas as rodadas, que só terminam quando o primeiro diz Stop ou se o tempo encerra.

3. Among Us

Divulgação do jogo Among Us para Android

O jogo de Detetive, no qual um dos participantes é o assassino e os demais devem descobrir quem é, ganhou uma versão digital. E espacial. Em Among Us, os jogadores são astronautas prestes a voltar de uma missão e se deparam com um impostor alienígena.

O objetivo do seu time é descobrir o farsante infiltrado, votando nos suspeitos, enquanto seguem executando funções na nave. O melhor é agir o quanto antes, afinal, as sabotagens do impostor só dificultarão as tarefas.

O game suporta de 4 a 10 pessoas online ou em modo local, via Wi-Fi.

  • Among Us (grátis, com compras dentro do jogo): Android | iOS

4. Battleship

captura de tela do jogo online Battleship

Batalha Naval é um clássico que conquistou diferentes gerações para passar o tempo em momentos de tédio. Battleship leva ao PC a versão tradicional do jogo, tanto no que diz respeito ao visual quanto às regras.

É possível jogar contra um adversário aleatório ou um amigo. Nesse caso, basta copiar o link gerado e enviar para ele. Apesar do layout simples, o game permite conversar com o rival em um chat privado, bem como ativar ou desativar o áudio.

Vence quem afundar a frota adversária primeiro.

  • Battleship (grátis): Web

5. Agar.io

Imagem de divulgação do jogo Agar.io

Simples, mas viciante, Agar.io permite que os jogadores controlem uma célula em uma placa de cultivo de laboratório. Seu objetivo é comer outras células enquanto escapa daquelas maiores que você, que querem devorá-lo. São quatro os modos de jogo: FFA, Battle Royale, Teams e Experimental.

Para convidar seus amigos para a brincadeira, crie um Party Mode e compartilhe o link da sala com eles.

  • Agar.io (grátis, com compras dentro do app): Web | Android | iOS

6. Risk: Global Domination

Imagem de divulgação do jogo Risk

Risk é um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, que conta com uma jogabilidade bastante parecida com a do game War. No início da partida, cada jogador recebe metas de territórios a serem conquistados. Para isso, precisam montar estratégias e contar com a sorte nos dados.

Aquele que alcançar três objetivos primeiro se torna o vencedor. A versão digital desse clássico permite jogar online com os amigos, mas também contra jogadores aleatórios.

7. Fortnite

Imagem de divulgação do Fortnite

Fortnite é um jogo de tiro de cooperação, no qual é possível se montar um esquadrão com seus amigos para enfrentar outros times. A arena de batalhas reúne inicialmente 100 jogadores. Um a um, vão sendo eliminados, até restar somente uma equipe vencedora.

Escolha em qual lugar do mapa quer começar. Então, elimine os rivais e fique atento à zona de jogo, que vai diminuindo. Para proteger a si e seus colegas, é preciso encontrar armas e munições, bem como coletar materiais e construir fortes estratégicos.

8. Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)

tela do jogo CS:GO

O CS:GO é o quarto título da franquia desse jogo de tiros em primeira pessoa. O game ficou famoso exatamente por ter sido um dos primeiros a permitir jogar online entre amigos.

No modo Clássico, duas equipes de 5 pessoas se enfrentam em uma competição de melhor de 30. O primeiro time a ganhar 16 partidas é o vencedor. Há ainda o modo Casual (com apenas uma rodada), 8 contra 8, individual contra a máquina, entre outros.

9. Xadrez

tela do jogo lichess.org

Saudades de dizer xeque-mate, né, minha filha? Saiba que é possível convidar um amigo para jogar xadrez online. O site Lichess.org permite criar uma sala para disputar com alguém que conhece.

Basta escolher a variante, o ritmo do jogo (correspondência, tempo real ou ilimitado) e selecionar a cor das peças. Depois, é só compartilhar o link e começar a diversão.

  • Lichess.org (grátis): Web

10. Perguntados/ Trivia Crack

Perguntados

Apesar de ter nomes diferentes no Android e no iOS, Perguntados e Trivia Crack são exatamente o mesmo jogo. O game de trívia permite desafiar seus amigos do Facebook ou jogar sozinho em questões divididas por seis categorias.

São elas: Ciência, Entretenimento, Esporte, Arte, Geografia e História. Ganha quem conquistar as seis coroas. Além das milhares de perguntas disponíveis, é possível sugerir novas questões através do recurso Fábrica de Perguntas.

  • Perguntados / Trivia Crack (grátis, com compras dentro do app): Facebook | Android | iOS

11. Mario Kart Tour

A versão para Android e iOS do Mario Kart conta com um modo multiplayer que permite disputar com até sete pessoas ao mesmo tempo. É possível jogar localmente ou online com amigos ou jogadores desconhecidos.

Se quiser criar uma competição apenas com amigos ou pessoas por perto, deve criar um grupo. Nas configurações da corrida, poderá definir as cilindradas e número de itens coletados que podem ser guardados. Também deverá optar se deseja incluir adversários da máquina para completar o grid.

Os amigos podem ser adicionados à lista do jogo através de sua Conta Nintendo. Ou ao vincular suas contas do Facebook ou Twitter e procurar por usuários que também estão jogando.

  • Mario Kart Tour (grátis, com compras dentro do jogo): Android | iOS

12. JigsawPuzzles.io

Quebra-cabeças online em processo de montagem

Os quebra-cabeças foram outro passatempo que virou mania durante a quarentena. O JigsawPuzzles.io permite resolver puzzles de diferentes níveis de dificuldade com seus amigos e outras pessoas. Há opções com cerca de 300, 600 e até mesmo mais de 1000 peças.

Basta clicar na imagem para entrar na sala e, então, começar a ajudar os outros usuários a montar. Para chamar os amigos, clique em Invite e envie o link para quem quiser.

  • JigsawPuzzles.io (grátis): Web

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.