13 melhores jogos grátis para baixar no PC em 2022


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Há vários jogos grátis para baixar no PC que não deixam nada a desejar àqueles pagos. Dentre as opções, estão jogos de tiro em primeira e terceira pessoa, RPG, corrida, cartas e muito mais. O AppGeek reuniu os melhores games para se divertir sem pagar nada!

1. Fortnite

Fortnite

O Fortnite é um jogo de cooperação multiplataforma online em que o objetivo é fazer com que a sua equipe seja a única a sobreviver. É possível formar esquadrões com amigos e disputar com times de todo o mundo.

Para garantir sua sobrevivência, é preciso coletar armas, kits de saúde, munição, materiais de construção, entre outros recursos. Monte também fortes para se proteger e arrebatar os inimigos sem que eles te vejam.

2. DOTA 2

DOTA 2

O DOTA 2 é um MOBA, ou seja, jogo disputado em uma arena multijogadores online. No game, cada jogador assume o papel de um herói, que precisa ajudar o seu time a derrotar a equipe adversária.

Por ser um título free to play, todos os personagens estão disponíveis. Quem quiser, paga apenas para adicionar itens estéticos, como uniformes.

Os desenvolvedores asseguram que nunca uma partida será igual a outra e sempre há novidades a serem descobertas. Considerado um jogo complexo, uma boa maneira de começar é treinar jogando no modo cooperativo contra bots (robôs do sistema).

3. Genshin Impact

Imagem de divulgação do jogo Genshin Impact, com fundo azul e personagem segurando uma espada em destaque

Genshin Impact é um RPG de ação de mundo aberto em que sua principal missão é resgatar seu irmão gêmeo perdido. Para isso, terá que derrotar os inimigos, fazer alianças e dominar os sete elementos do universo mágico de Teyvat.

Enquanto luta por seu objetivo, terá que enfrentar desafios como escalar montanhas, escapar de armadilhas, encontrar fadas e outros seres mágicos e muito mais. É possível jogar sozinho ou no modo multiplayer multiplataforma online com até quatro amigos.

  • Genshin Impact (grátis): Windows

4. Smite

Smite é um MOBA que se diferencia da maioria dos títulos do gênero por apresentar uma jogabilidade em terceira pessoa. Isso significa que o jogador não vive na pele de um personagem, mas sim, vê toda a ação de um ponto central.

É preciso escolher um entre mais de 100 deuses para participar da disputa, como Thor, Medusa e Zeus. Seja inteligente e use de seus poderes divinos de forma estratégica no campo de batalha.

Além da Arena, que tem o estilo mata-mata, o título conta com outros modos de jogo. Há as opções Justa (3 contra 3), Conquista (5 contra 5), Partida do Dia, Assalto e muito mais.

5. Gwent: The Witcher Card Game

Gif do jogo Gwent com as cartas do game

Gwent é um jogo no estilo JCC (jogo de cartas colecionáveis) que se passa no universo da série The Witcher. Nesse game de progressão, onde a habilidade fala mais alto, os usuários podem optar por três modos de jogo: Clássico, Temporada e Arena.

Os jogadores começam com 10 cartas na mão e precisam definir a melhor estratégia para vencer o adversário. Prefere mostrar todas as cartas de uma vez ou guardar as melhores para depois? Você é quem decide!

Mas atenção: se usar a magia certa, pode mudar todo o rumo do jogo repentinamente. Ganha a rodada aquele que fizer mais pontos e vence o jogo quem ganhar duas rodadas de três.

  • Gwent: The Witcher Card Game (grátis): Windows

6. World of Tanks

imagem de divulgação World of Tanks

As estrelas de World of Tanks são tanques inspirados naqueles usados na Segunda Guerra Mundial. Em partidas de até 15 contra 15, os jogadores precisam escolher seus carros armados de acordo com a estratégia definida.

Com os créditos e experiência adquiridos em campos de batalha, é possível personalizá-los. Há itens como placas blindadas, rádio, motor, suspensão, entre outros.

O game entrega partidas com batalhas massivas e extensas, em disputas incessantes. Para ganhar posições táticas, é preciso atacar, se defender e proteger seus aliados.

  • World of Tanks (grátis): Windows

7. Destiny 2

Imagem de divulgação do game Destiny2

Na sequência de Destiny, você será um guardião defensor da última cidade da humanidade. Para enfrentar os inimigos, deverá escolher a classe de seu personagem, colecionar armas e equipamentos de proteção e desenvolver habilidades.

Para tal, terá que explorar o sistema solar, passeando por Marte, Netuno, Lua, Titã, entre outros corpos celestes em um cenário cinematográfico.

Nesse MMOFPS é possível jogar sozinho ou com um esquadrão de amigos. Há ainda a opção de participar de missões PvE cooperativas ou PvP competitivas.

8. Dauntless

Imagem do jogo Dauntless de personagem com orelhas de coelho e cabelo rosa cercada por coelhos brancos sobre um gramado verde

Dauntless é um jogo de RPG de ação cooperativo em que pode se unir a até quatro amigos para caçar criaturas medonhas. Para sobreviver nesse cenário fantástico pós-apocalíptico, é preciso dominar armas com diferentes níveis de dificuldade, poder e velocidade.

Dentre as opções, estão armamentos como martelo, machado, espada, foices, entre outros. Também é possível usar partes de monstros derrotados para construir novas ferramentas, capazes de destruir feras ainda mais perigosas.

9. Warframe

Warframe é um jogo de tiro em terceira pessoa que se passa em um universo de ficção científica. É possível optar por encarar monstros tecno-orgânicos sozinho ou montar um esquadrão com três amigos.

Para superar os desafios nos 18 mundos abertos do título, é preciso montar seu arsenal, com as mais de 300 opções de armas. Personalize seu ninja espacial, explore os cenários e se desloque e lute utilizando movimentos naturais do parkour.

10. Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)

Imagem de divulgação do jogo CS GO

O Counter-Strike é jogo de tiro em primeira pessoa famoso por ser um dos primeiros a permitir jogar em equipes online. O CS:GO é o quarto título da franquia e se define como uma expansão da já conhecida jogabilidade de ação.

Para isso, incorpora novos mapas, armamentos, personagens e modos de jogo. No Clássico, duas equipes de 5 pessoas se enfrentam em uma competição de melhor de 30. O primeiro time a ganhar 16 partidas é o vencedor.

Na versão atual, é possível também optar por jogar sozinho, de modo casual (apenas uma rodada), 8 contra 8, entre outros modos. Os mais apegados à versão clássica vão gostar de encontrar edições atualizadas de conteúdos anteriores.

11. Planetside 2

O Planetside 2 é mais um FPS (siga em inglês para jogo de tiro em primeira pessoa) da lista. Aqui, no entanto, o ambiente é massivo, ou seja, reúne até 2 mil jogadores em uma mesma partida.

Antes de montar seu exército, deverá decidir a qual dos três impérios irá se aliar. Há o Terran Republic, militarista e autoritária, e o New Conglomerate, rebelde e que luta pela liberdade. A terceira opção é o Vanu Sovereignty, tecnocrática e com influências alienígenas.

É preciso ter habilidades necessárias para vencer batalhas em quatro continentes. As disputas são tão intensas que podem levar dias e equipes aliadas de outros jogadores continuam de onde você parou. A conquista de territórios resulta na aquisição de recursos essenciais para a formação de seu império.

12. Path of Exile

imagem de divulgação do game Path of Exile

Path of Exile é um RPG de ação no qual o jogador vive na pele de um exilado que faz de tudo para sobreviver no sombrio continente de Wraeclast. O local é marcado por tragédias e habitado por criaturas nada amigáveis.

No entanto, mais do que resistir, seu desejo é se vingar daqueles que o baniram de sua terra natal. Para isso, deverá participar de partidas contra outros jogadores e conquistar novas habilidades em uma corrida progressiva.

Um dos diferenciais desse título são as inúmeras opções de personalização. Colete itens para poder customizar personagens, locais, armamentos e o que mais precisar.

13. League of Legends

League of Legends, também conhecido como LoL, é um game de estratégia onde dois times de cinco jogadores se enfrentam. Sua missão é simplesmente de aniquilar as bases uma da outra.

É preciso escolher um entre os 140 personagens disponíveis, chamados de Campeões. Ganha a partida a equipe que destruir o Nexus inimigo, local onde as tropas surgem. Para isso, defina uma ou mais rotas para conseguir passar por torres e inibidores.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.