6 melhores e mais leves emuladores de Android para jogar em PC fraco


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O emulador de Android permite rodar em seu computador jogos e apps feitos para celular. Quem tem PC fraco também pode aproveitar, graças a opções de programas leves, que exigem no máximo 2 GB de RAM, como os que listamos abaixo.

Além de leves, são compatíveis com versões mais antigas do Windows, incluindo o Windows XP e o Windows 7.

MEmu Play

Emulador de Android para PC fraco MEmu Play

O MEmu Play é um emulador de Android com foco nos games. Entre os recursos que prometem melhorar a experiência do jogador estão o mapeamento do teclado e a renderização da imagem para tela grande.

O software também suporta múltiplas contas, para jogar um mesmo jogo ou vários ao mesmo tempo. Outras funcionalidades disponíveis são a gravação de tela, simulador de GPS, suporte a controles externos, entre outros.

Requisitos mínimos:

  • Sistema operacional: Windows XP SP3 ou superior
  • Processador: 2 núcleos x86/x86_64
  • Memória: 2GB de RAM
  • Armazenamento: 5GB de espaço livre

SmartGaga

Emulador para Android SmartGaga
Reprodução/Goongloo

O SmartGaga é um dos emuladores preferidos de jogadores do gênero First-Person Shooter (FPS), como os populares Free Fire e PUBG. Leve e estável, não requer que seja ativada a virtualização da CPU.

Isso significa menor consumo de memória e, consequentemente, menos chances de travamentos ou lentidão. O programa conta com o Google Play integrado, possibilitando baixar apps diretamente da tela do computador.

Vale destacar que, durante a instalação, também é baixado um navegador de internet. Além disso, emula uma versão antiga do Android, a KitKat (4.1).

Requisitos mínimos:

  • Sistema operacional: Windows XP ou superior
  • Processador: AMD ou Intel Dual Core
  • Memória: 2GB de RAM
  • Armazenamento: 1GB de espaço livre

AndY

Emulador de Android para PC fraco Andy
Reprodução/YouTube

AndY é um emulador voltado para o uso de múltiplos apps do Android no PC. E, claro, o usuário consegue rodar games. Inclusive, pode utilizar o celular como controle remoto ou usar controles externos.

O programa oferece ainda Google Play integrado, para o download de praticamente qualquer app disponível para o sistema móvel. Isso significa a possibilidade de usar todas as funcionalidades de apps como WhatsApp, Tinder, TikTok e muitos outros diretamente do computador.

Requisitos mínimos:

  • Sistema operacional: Windows 7 SP1 ou superior
  • Processador: Dual core AMD ou Intel CPU com suporte à virtualização
  • Memória: 1GB de RAM
  • Armazenamento: 10GB de espaço livre

Genymotion

Genymotion: emulador de Android para PC leve

O Genymotion pode simular mais de 3 mil celulares Android. Por isso, é considerado um dos melhores emuladores do sistema para desenvolvedores. Com ele, é possível testar apps em diferentes tamanhos de tela e configurações de hardware.

O programa permite emular diversas situações e funcionalidades dos aparelhos. Entre elas estão localização (GPS), câmera, bateria, acelerômetro e até mesmo o recebimento de chamadas e mensagens SMS durante o uso do aplicativo.

  • Genymotion (grátis para usuário comum): Windows

Requisitos mínimos:

  • Sistema operacional: Windows 8 ou superior
  • Processador: Dual core 64bit
  • Memória: 4GB de RAM
  • Armazenamento: 2GB de espaço livre

NoxPlayer

Imagem de divulgação do emulador de Android NoxPlayer

O NoxPlayer é um emulador voltado para jogar games do Android no computador. O programa oferece opção de controle do sistema por mouse e teclado, além de gravação das operações mais usadas para realizá-las depois com apenas um clique.

Os criadores prometem estabilidade e suavidade, mesmo no modo multi-instâncias. Esse recurso permite rodar vários jogos simultaneamente ou mais de uma conta em um mesmo game.

Requisitos mínimos:

  • Sistema operacional: Windows XP SP3 ou superior
  • Processador: Dual core Intel ou AMD
  • Memória: 1.5GB de RAM
  • Armazenamento: 2GB de espaço livre

YouWave

Emulador para PCs muito fracos YouWave
Reprodução/YouTube

O YouWave é uma das soluções de emulação mais simples e mais leves que existe. Por isso, é uma boa opção para quem tem um PC muito fraco. O programa permite salvar jogos no cartão SD e também jogar games multiplayer online.

No entanto, a edição gratuita do software roda uma versão bastante antiga do Android (4.0), o que limita os jogos e apps disponíveis para download.

  • YouWave (grátis, mas oferece versão paga): Windows

Requisitos mínimos:

  • Sistema operacional: Windows XP ou superior
  • Processador: Intel Pentium 1.6 GHz
  • Memória: 2GB de RAM
  • Armazenamento: 500MB de espaço em disco de espaço livre

A virtualização do PC está ativada?

Para funcionar sem erros ou travamentos, a maioria dos emuladores precisa que a virtualização do PC esteja ativada. Para saber se a função está ligada em seu computador, basta abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows.

Para isso, pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc ao mesmo tempo. Na aba Desempenho, clique na opção CPU e veja se em Virtualização está escrito Ativado. Caso não esteja, será necessário ativá-la.

Janela do Gerenciador de Tarefas do Windows com destaque para a opção de virtualizaçao

Como ativar a virtualização

Para realizar o processo, precisará reiniciar o PC para acessar a BIOS (sigla em inglês para Sistema Básico de Entrada/Saída). Quando o computador iniciar, aperte imediatamente as teclas tecla Delete, F1 ou F2.

Usando as setas do teclado para mover o cursor e a tecla Enter para selecionar, opte por Avançado, Configuração do sistema ou Segurança, dependendo da marca do computador. Depois, vá em Virtualização ou Tecnologia de virtualização e aperte Enter para ativar. Vá em Exit para sair e iniciar a máquina.

Não conseguiu acessar a BIOS da forma acima? É provável que seu computador rode o padrão UEFI (Unified Extensible Firmware Interface).

Nesse caso, a reinicialização deve ser feita em: ícone do Windows → Ligar/ Desligar → pressione a tecla Shift enquanto clica em Reiniciar. Depois, vá em Resolução de problemas → Configurações avançadas → Configurações de UEFI Firmware → Reiniciar.

Ao acessar o UEFI, deve seguir comandos similares aos indicados logo acima para ativar a virtualização na BIOS.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.