5 melhores e mais leves emuladores Android para jogar em PC fraco


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Para amantes de jogos no celular, ter um emulador Android no PC pode ser importante. É ainda mais atrativo se o programa for leve, rápido e gratuito.

Com a comodidade do computador, acessar o sistema operacional do Google traz possibilidades incríveis. Como, por exemplo, ter qualquer jogo ou aplicativo da Play Store no conforto da sua área de trabalho.

Muitas vezes, para quem não tem um smartphone muito potente, fica difícil instalar determinados apps e jogos. Logo, ter um bom emulador no PC pode contornar o problema, dando acesso a todas as funcionalidades do Android.

Pensando nisso, o AppGeek selecionou os 5 melhores e mais leves emuladores Android para o PC. Confira!

1. MeMU Play

Memu play

Voltado para a reprodução de jogos e testes de aplicativos, o MeMU Play é um dos programas mais conhecidos para emular games do Android no PC. Leve, rápido e fácil e instalar, permite rodar mais de um título ao mesmo tempo, em janelas separadas.

É possível ainda configurar os controles do mouse e teclado. O recurso perfeito para quem quer jogos com comandos mais complexos, que podem ser encontrados nas opções de pesquisa do aplicativo.

2. KoPlayer

KoPlayer

Descubra os melhores jogos multiplayer para Android

Emulador criado com o foco nos gamers, o KoPlayer é capaz de rodar os jogos mais populares do Android. Leve, gratuito e com interface intuitiva, o programa é estável, não tem problemas de compatibilidade e suporta aceleração gráfica.

Com integração a controles no teclado e no mouse, o software também permite gamepads. Assim como o acesso a várias contas ao mesmo tempo e a execução de mais de um aplicativo simultaneamente.

3. LDPlayer

LDPlayer

Lista reúne os melhores jogos de tiro para Android

Um dos mais leves emuladores Android, o LDPlayer é também muito simples de usar. Após a instalação do software em seu PC, basta baixar os jogos que desejar.

Para fazer download dos games, basta entrar na ferramenta e utilizar o campo de pesquisa. Assim, o LDPlayer busca diretamente na Google Play Store os jogos mais populares e mostra também os resultados mais afinados com a sua pesquisa.

Além disso, o programa permite gravar o que se passa na tela. Assim, é possível salvar vídeos enquanto joga, para depois compartilhar com quem quiser.

4. NoxPlayer

NoxPlayer

Conheça os melhores jogos grátis para baixar no PC

Desenvolvido com o foco nos jogadores de games em dispositivos móveis, o NoxPlayer é considerado um dos melhores e mais leves emuladores Android. Prático e simples de instalar, o programa conta com um dos motores gráficos mais potentes da atualidade.

As opções de controle são várias, passam pelo teclado e mouse, dando ainda mais praticidade para as suas horas de diversão. Dá para instalar aplicativos diretamente da Google Play Store . Assim, em poucos minutos, você já pode jogar à vontade os seus jogos no PC.

5. Genymotion

Genymotion

Confira os melhores jogos pagos para Android

Apesar de potente e capaz de executar diversos jogos e aplicativos Android, o Genymotion é muito leve. O programa possui funções adicionais interessantes, como gravar o que se passa na tela e pela sua webcam.

Também é possível sincronizar o seu Android ao conectá-lo ao PC e acessar a ferramenta. A ferramenta pode ainda ser usada diretamente na nuvem com o Genymotion Cloud. Desse modo, sequer há a necessidade de baixá-lo em seu computador.

Apesar de ser uma ferramenta paga, você pode fazer um teste gratuito antes de decidir comprá-la. Funciona em Windows, Mac e até mesmo em Linux.

Ative a Virtualização

Antes de escolher o melhor programa para você, é importante citar que a maioria dos emuladores Android pedem a função de Virtualização do seu PC ativada. Isso permite que o software funcione corretamente.

Apesar de os aplicativos acima terem requisitos mínimos de sistema, algumas das ferramentas exigem o recurso de virtualização. Confira como fazer o processo no Windows e no macOS abaixo.

No Windows:

  • Ao ligar o computador, aperte F2 ou Delete;
  • Na BIOS, acesse as Configurações;
  • Ao encontrar a opção Virtualization, selecione Enable.
  • Pronto! Basta reiniciar para rodar seu emulador Android no PC sem complicações.

No Mac:

No macOS, a virtualização depende de uma ferramenta adicional. Um dos aplicativos mais conhecidos para a tarefa é o VirtualBox. Gratuito, permite aos utilizadores todo o potencial de virtualização, criando ambientes para diferentes tipos de sistema, inclusive o Android.

AppGeek recomenda:

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.