8 jogos de tabuleiro online para disputar com os amigos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os jogos de tabuleiro online são opções de entretenimento para quem quer se divertir mesmo sozinho em casa. As versões digitais de games clássicos permitem jogar com pessoas aleatórias, combinar partidas com amigos na internet ou compartilhar o aparelho. Há alternativas para Android, iPhone e também para o PC. Confira!

1. Banco Imobiliário (Monopoly)

Monopoly Banco Imobiliário

O Monopoly é um jogo de tabuleiro de sucesso mundial que, no Brasil, ganhou o nome de Banco Imobiliário. Nele, os competidores assumem o papel de empreendedores e investidores imobiliários, que têm a missão de enriquecer sem quebrar a banca. Afinal, no meio do caminho sempre há imprevistos.

A versão mobile permite jogar online com pessoas do mundo todo ou em de forma privada, apenas com convidados. Há ainda o modo multiplayer offline, que suporta até 4 jogadores em um mesmo dispositivo.

Quem quiser ter o clássico no PC, pode optar pelo software disponível na plataforma de games Steam. O Monopoly Plus foi desenvolvido pela Ubisoft e se destaca pelos belos gráficos em 3D. A edição também oferece modo 1 contra 1 ou contra a máquina.

2. Detetive (Clue)

Clue

Clue é o clássico jogo de tabuleiro de detetive, no qual sua missão é desvendar o mistério de um assassinato. Siga as pistas e ajude a descobrir quem matou Sr. Boddy, em que lugar e com qual arma.

O título oferece opção single ou multiplayer online com até 6 jogadores, sejam eles amigos ou desconhecidos. Já o modo PassAndPlay permite jogar offline com até 4 competidores em um mesmo celular.

3. War

War

Mais um clássico dos tabuleiros, War ganhou versão digital para jogar online com até 6 pessoas, sejam desconhecidos ou amigos em uma sala privada. Há também o modo local, que suporta 6 competidores em um mesmo smartphone ou computador.

A dinâmica de jogo é a mesma da versão física. Os participantes recebem missões e precisam bolar as melhores estratégias para conquistar territórios ao redor do mundo. É importante tomar cuidado para que os adversários não descubram o seu objetivo e tentem impedi-lo de vencer.

  • War (grátis, com opções de compras no jogo): Android | iOS | Web

4. UNO

UNO

O UNO conta com versões para celular e para computado de desenvolvedores diferentes. Em ambos, entretanto, o objetivo é o mesmo: liberar as cartas das mãos antes dos adversários.

No smartphone, o usuário tem à disposição diversos modos de jogo, além do clássico. É possível jogar contra competidores virtuais ou convidar amigos. O grito de "Uno" pode ser feito ao apertar um botão ou gravar um áudio dizendo a palavra que antecipa a vitória.

Já a vertente para computador, está disponível no Steam. Cada partida pode seguir as regras tradicionais ou criar as suas próprias. Também é possível brincar sozinho ou com pessoas conhecidas.

  • UNO Mattel (grátis, com compras dentro do jogo): Android | iOS
  • UNO no Steam (pago): Windows

5. Batalha Naval

O tradicional jogo de batalha naval ganhou uma versão para smartphones, o Sea Battle 2. O título permite guerrear com pessoas do mundo inteiro em tempo real e online. Também é possível optar pelo modo local, no qual disputa com amigos via Bluetooth ou compartilhando um mesmo aparelho.

Para ganhar a competição, terá à disposição aviões, radares, submarinos e diferentes tipos de armas para destruir o arsenal inimigo. Poderá ainda montar a cidade portuária da maneira que preferir e receber prêmios por isso.

  • Sea Battle 2 (grátis, com compras dentro do jogo): Android | iOS

6. Jogo da Vida

Como o próprio nome sugere, seu objetivo no Jogo da Vida é simplesmente viver. Os jogadores precisam conseguir um trabalho, constituir família, entrar na universidade, comprar uma casa e muito mais.

No entanto, assim como no mundo real, deverá se deparar com situações de sorte e azar. A forma como as encara poderá torná-lo o grande vencedor.

É possível jogar sozinho, local offline dividindo o aparelho, com competidores aleatórios ou em sala privada apenas com conhecidos. A comunicação com os outros é feita através de um chat, no qual podem trocar emojis.

7. ScrabbleGo

scrabble

Scrabble é um jogo de palavras bastante popular no exterior que tem versão digital em português. O objetivo é formar palavras no tabuleiro a partir de cards de letras que tem nas mãos.

A partir do momento que um dos jogadores insere a primeira palavra, os demais termos devem se complementar, formando uma espécie de palavras-cruzadas.

A edição para Android e iOS permite jogar com contatos telefônicos e amigos do Facebook. Mas, se preferir, pode competir contra a máquina ou adversários aleatórios. Além do modo clássico, os usuários têm a disposição outras modalidades, como duelos e corrida contra o tempo.

  • ScrabbleGo (grátis, com compras dentro do jogo): Android | iOS

8. Dominó

dominó

O Dominó Jogatina leva para as telas do celular e do PC esse jogo clássico. É possível competir online com amigos do Facebook e desconhecidos. Ou então offline contra a máquina. As mesas podem ter entre 2 ou 4 jogadores.

São 4 os modos de jogo: Turbo, Clássico, Ponta de 5 e Fechado. Há 3 níveis de dificuldade e todas as peças são exibidas ao final das partidas.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.