13 jogos para aprender inglês online de graça


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível aprender inglês através de jogos grátis disponíveis online, seja através do navegador ou de apps para Android e iPhone. Os games tornam o processo de conhecimento mais lúdico e divertido. Há opções que trabalham a memória, aprimoram o vocabulário ou a aprender verbos ou preposições de graça.

Reunimos os 13 melhores jogos para aprender o idioma brincando. Confira!

Na web

As opções listadas abaixo estão disponíveis online e sem precisar baixar nada. Basta acessar os sites pelo seu navegador preferido.

1. Jogos para Aprender Inglês

Captura de tela do jogo Stop do site Jogos para Aprender Inglês

O nome do site explica exatamente o que o usuário encontrará. São dezenas de games online grátis com o objetivo de melhorar a pronúncia, vocabulário e a gramática em inglês.

Há opções de jogos como Stop e outros focados em um conhecimento específico, como cores, partes do corpo ou preposições. As atividades atendem às necessidades desde iniciantes até estudantes de nível avançado. Sua vantagem é que as instruções estão disponíveis em português.

  • Jogos para Aprender Inglês (grátis): Web

2. Coeffee

Captura de tela do site para aprender idioma Coefee

O Coeffee reúne jogos para aprender inglês brincando sozinho ou com outros usuários. No game Word Explainer, cada um dos participantes deve escolher uma palavra. Então, precisa explicar sua definição aos demais, que tentam adivinhá-la. São três minutos para descrever o maior número de termos que conseguir.

Já no desafio Make a Phrase, deve traduzir para o inglês uma frase exibida em português. Para isso, dispõe de palavras soltas, que devem ser organizadas na ordem certa para formar a sentença.

  • Coeffee (grátis): Web

3. Word Whomp HD

Captura de tela do site para aprender inglês Word Whomp

Em Word Whomp HD, sua missão é formar o maior número de palavras possível com as letras embaralhadas disponíveis na tela. Para isso, conta com 2 minutos e meio. É usuário pode compor nomes próprios, abreviações e contrações, desde que tenham, pelo menos, três caracteres. Ao todo, estão disponíveis três níveis de dificuldade.

  • Word Whomp HD (grátis): Web

4. ESL Games

Captura de tela do site para aprender inglês ESL Games

O site ESL Games reúne dezenas de jogos didáticos e divertidos para quem deseja aprender ou aprimorar o inglês. Apesar do visual um pouco confuso, oferece brincadeiras para diversos gostos e níveis de aprendizado. Há opções de jogos da memória, de soletrar, para formar frases, forca e muito mais.

Neles, é possível estudar e praticar vocabulários específicos, como nome de cores ou animais, conjugações verbais, proposições, sinônimos, etc. Cada jogo tem uma dinâmica diferente. Mesmo com uma interface mais voltada ao público infantil, as atividades podem ser aproveitadas por alunos de todas as idades.

  • ESL Games (grátis): Web

5. Games to Learn English

Captura de tela do site para aprender inglês Games to Learn English

A tradução do nome do site significa, literalmente, jogos para aprender inglês. E é isso que se encontra por lá. Há games didáticos que ajudam a aprimorar o vocabulário no idioma, assim como exercitar diferentes tempos verbais e a usar comparativos.

O serviço ainda oferece opções que auxiliam no aprendizado das horas, criar frases condicionais e fazer perguntas. Preposições e os temidos phrasal verbs também podem ser praticados brincando por aqui.

  • Games to Learn English (grátis): Web

Aplicativos para Android e iPhone

A seguir, listamos opções de jogos disponíveis como aplicativos para baixar no Android e no iPhone. Há diversos tipos de dinâmicas, como games no estilo Imagem e Ação, caça-palavras, cruzadinhas, entre outros.

6. Draw Something

Imagem de divulgação do app de adivinhação de desenho Draw Something

O Draw Something funciona de forma semelhante ao jogo de Imagem e Ação. O usuário pode competir online com outras pessoas e adivinhar o que está sendo desenhado. Ou fazer com que descubram o que está rascunhando. Essa é uma maneira divertida de ampliar o vocabulário aprendendo novas palavras.

Por padrão, o app é baixado em português. No entanto, é possível alterar o idioma para o inglês facilmente através das configurações. Basta tocar em sua foto para acessar o perfil e, depois, no ícone de uma engrenagem para ver as opções. Inclusive, é mais fácil encontrar oponentes em inglês do que em português.

7. WordBrain

Imagem de divulgação do app palavras WordBrain

No Word Brain, o jogador deve desvendar qual é a palavra por trás das letras embaralhadas na tela. Para isso, basta arrastar o dedo na sequência correta e ver se acertou. O game começa com termos de quatro letras e vai ampliando o nível de dificuldade.

Além de ser uma forma de ampliar o vocabulário, o game funciona como uma espécie de treinamento para o cérebro. Ao todo, são mais de 1900 fases, disponíveis em 15 idiomas. Por padrão, o app é iniciado em português, mas é possível alterar para inglês nas configurações.

8. Lingo Games - Learn English

Imagem de divulgação do app de aprendizado de inglês Lingo Games

O Lingo Games é uma boa alternativa a quem deseja fugir de jogos tradicionais, como caça-palavras ou forca para praticar inglês. Os minigames desafiadores incluem quizzes, jogo da cobrinha, invasão espacial, entre outros.

Ao todo são 4 níveis de dificuldade e 50 categorias temáticas para explorar. O único porém está no fato de só ser possível jogar com o celular na orientação horizontal. Além disso, conta com o cards de aprendizagem de vocabulário.

  • Lingo Games - Learn English (grátis): Android

9. Quiz your English

Imagem de divulgação do app perguntas e respostas Quiz your English

O Quiz your English é um jogo de perguntas e respostas desenvolvido pela Universidade de Cambridge. É preciso pensar rápido para responder primeiro que seus amigos e desconhecidos ao redor do mundo. Mas, claro, é necessário acertar a questão.

As questões abordam conteúdos de gramática e vocabulários do dia a dia. Abrangem níveis de conhecimento que vão do iniciante (A1/A2) ao avançado (C1). Os desenvolvedores garantem que o app é uma maneira divertida para se preparar para os testes de proficiência na língua inglesa IELTS (International English Language Testing System).

10. Grammar Ninja

Imagem de divulgação do app de aprendizado de inglês Grammar Ninja

O Grammar Ninja é um game no qual o jogador precisa mirar as estrelas ninjas nas categorias de palavras indicadas. É possível selecionar um tema, como piadas ou fatos curiosos. Nas frases exibidas, deverá atingir apenas os verbos, substantivos, entre outros. Se acertar, há uma chuva de flores. Mas, se errar, verá uma explosão.

O jogo tem um visual retrô pouco intuitivo. Mas, sem dúvidas é uma forma diferenciada de aprender e revisar a gramática da língua inglesa.

11. 4 Pics 1 Word

Imagem de divulgação do app de aprendizado de inglês 4 Pics 1 Word

O game 4 Pics 1 Word é uma maneira dinâmica e desafiadora de treinar o vocabulário. Como o próprio nome indica, são exibidas 4 imagens que apresentam alguma relação entre elas. Cabe ao usuário adivinhar qual é e montar a palavra ao tocar nas leras dispostas na parte de baixo da tela.

Se não souber a resposta, é possível compartilhar o desafio com os amigos facilmente através do Facebook, Instagram ou Twitter. O app é bastante simples e não oferece opções para diferentes níveis de aprendizado. Mas, à medida que acerta, vai subindo de nível e encontrando combinações mais difíceis.

  • 4 Pics 1 Word (grátis, com compras no app): Android | iOS

12. Words with Friends

Imagem de divulgação do app palavras Words with Friends

Words with Friends é um jogo no qual o usuário desafia outros a formar palavras. Para isso, devem usar as letras que recebem do game e posicioná-las sobre o mesmo tabuleiro. A dica é aproveitar os vocábulos já formados para criar novos, utilizando caracteres que não tem.

Também é importante ficar atento ao número de pontos que cada letra vale e onde colocá-las, o que poderá duplicar ou triplicar a pontuação. Se utilizar a Play Store brasileira, o título estará em português. No entanto, é possível alterar o idioma nas configurações.

13. Memorize English

Imagem de divulgação do app de aprendizado de inglês Memorize English

O Memorize English é um desafio para quem quer saber se está com o vocabulário afiado. O jogador deve tocar em uma palavra em inglês e, imediatamente, em sua tradução em português, em meio a diversos outros termos. Para isso, precisa correr contra o tempo e desviar dos furacões que surgem na tela.

A cada combinação errada, o usuário perde uma vida. A cada acerto, vai ampliando o poder do raio, que, quando estiver completo, poderá ser usado para eliminar termos que não conseguir responder sem perder vidas. É uma dinâmica divertida, que permite aprender mais de 3 mil palavras.

  • Memorize English (grátis): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.