Do dinossauro ao Pac-Man: como achar 15 jogos escondidos do Google


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Google conta com vários jogos escondidos em diferentes lugares que nem todo mundo conhece. Quando o usuário está sem internet no Chrome, por exemplo, surge o T-Rex Running, mais conhecido como "aquele" do dinossauro.

Há também games que aparecem como resultado das buscas na ferramenta de pesquisas. Já outros, foram criados especialmente para celebrar datas específicas, como Doodles do Google.

O AppGeek explica como achar os principais jogos escondidos do Google e passar o tempo no PC e no celular se divertindo de graça. Confira!

Jogos offline

1. T-Rex Running (Dinossauro)

Jogos do Google T-Rex Running

O T-Rex Running, ou jogo do dinossauro, talvez seja o mais famoso dos games do Google. A brincadeira surge no Google Chrome somente quando o dispositivo está sem conexão à internet. É uma forma de deixar o usuário menos chateado com a situação e, ao mesmo tempo, entretê-lo até que o problema seja resolvido.

Para começar, basta apertar a tecla de espaço ou encostar no dinossauro, no celular. A partir daí, o tiranossauro inicia uma corrida horizontal. Para fugir dos obstáculos no caminho, é preciso recorrer à tecla de espaço novamente ou tocar a tela do smartphone.

Apesar de aparecer espontaneamente somente quando o usuário está offline, há um truque que permite acessar o game mesmo com internet. Basta digitar chrome://dino na barra de navegação do Chrome para PC ou mobile.

Sem internet? 5 apps para você descobrir senha de Wi-Fi em qualquer lugar!

Jogos escondidos na busca do Google

Os jogos listados a seguir podem ser encontrados facilmente, ao digitar seus nomes na barra de pesquisas do Google. Os games são exibidos no topo dos resultados, na maioria das vezes. Confira!

2. Paciência

Jogos do Google Paciência

Digite a palavra Paciência na busca do Google para ter acesso ao jogo online. Vá em Jogar e escolha o nível de dificuldade: fácil ou difícil.

Com uma interface bonita, porém simples, conta com somente alguns recursos. É possível anular uma jogada ou começar um novo jogo. No menu superior, são exibidos o tempo de partida, a quantidade de jogadas e a pontuação.

Uma dica: ao dar duplo clique em uma carta que pode ser posicionada em algum bolo, o sistema a coloca no lugar automaticamente.

3. Jogo da velha

Jogos do Google Jogo da velha

Mais uma vez, é só digitar o termo Jogo da Velha na barra de pesquisa para encontrar o game “escondido”.

No topo, escolha o nível de dificuldade da partida: Fácil, Médio, Impossível e Jogar contra um amigo. Caso decida pela última opção, é necessário que o amigo esteja ao seu lado, como na versão de papel, uma vez que a jogabilidade não é online.

A seguir, informe se será representado pelos símbolos de X ou O, ao clicar sobre um deles. O computador informará de quem é a vez. Clique sobre os quadrados nos quais deseja incluir seus ícones, lembrando que as jogadas são alternadas.

E que vença o melhor!

4. Pac-Man

Jogos do Google Pac Man

O clássico, também conhecido como come-come, está escondido nas buscas do Google. Ao digitar Pac-Man, o game surgirá no topo dos resultados. Clique em Jogar para dar início à diversão.

Aqui, seu objetivo é devorar as pastilhas sem encontrar com os fantasmas que o perseguem pelos labirintos. Para mover o personagem no computador, basta usar as setas do teclado. No celular, arraste o dedo na direção em que deseja que ele siga.

Ao todo, o usuário tem três vidas para comer tudo e superar seus perseguidores.

5. Jogo da cobrinha (Snake)

Jogos do Google jogo da cobrinha snake

É possível matar as saudades do jogo que dominava os celulares no início dos anos 2000 nas pesquisas do Google. Ao escrever jogo da cobrinha ou snake na busca, vai encontrá-lo nos resultados.

Então, vá em Jogar e, no computador, use as teclas de seta para orientar a cobra. No smartphone, arraste o dedo pela tela para indicar a direção.

Seu objetivo é alimentar a serpente, sem bater nas bordas do jogo. Vale lembrar que, a cada maçã ingerida, o animal cresce e, seu comprimento também vira um obstáculo, uma vez que ela pode bater em si própria.

6. Atari Breakout

Jogos do Google Atari Breakout

Outro clássico escondido no Google (no entanto apenas na versão para computadores). No caso, o termo Atari Breakout deve ser buscado na pesquisa por imagens da ferramenta.

A princípio, parece que o resultado será exibido como outro qualquer. Até que as fotos começam a se mover e formar o game. É o ponteiro do mouse que controla a barra inferior, que mantém a bola em jogo.

É possível “perder” a bola até 4 vezes antes de perder ou ganhar a partida.

7. Campo Minado

jogos do Google campo minado

Digite campo minado ou minesweeper na barra de pesquisas do Google para encontrar o game. Em seguida, vá em Jogar para começar o desafio. É possível escolher os níveis de jogo: fácil, médio ou difícil.

Então, é só tocar em uma parte da tela para começar. Seu objetivo é clicar nos quadrados sem detonar as bombas do território. Os números que aparecem indicam quantos explosivos existem nos quadrados adjacentes.

Ou seja, é preciso pensar friamente em seus movimentos antes de tomar qualquer decisão. Uma bomba detona todas as outras.

Jogos escondidos do Doodle do Google

Os Doodle do Google são homenagens que a empresa realiza em datas comemorativas. Em geral, seu logo é transformado em um tema especial, que pode ser um desenho, vídeos ou games.

Os jogos interativos costumam se tornar bastante populares. Os games virtuais podem ir desde a simulação de cubo mágico ou uma aventura para encontrar o amor no dia dos namorados.

A maior parte deles pode ser encontrada na página de Doodles do Google. Confira:

8. Futebol

Jogos do Google Futebol

Criado em 2012, esse Doodle do Futebol ainda é muito popular. Nele, o usuário participa como goleiro em uma disputa de pênaltis. Para mover o personagem pelo gol, é necessário mover as setas laterais.

Para fazê-lo pular, basta usar a tecla de espaço ou da seta para cima. Quanto mais gols defender, mais tempo dura o jogo.

9. Celebração de gnomos de jardim

Jogos do Google Gnomos de jardim

Para comemorar o Dia do Jardim na Alemanha, celebrado em 10 de junho, o Google criou um jogo com gnomos. No país, é comum ver estátuas dessas criaturas enfeitando os gramados. A lenda diz que elas trazem proteção e boa sorte.

No game, seu objetivo é para arremessar as criaturinhas o mais longe que puder. Tanto o movimento da catapulta quanto o lançamento são ativados ao apertar a tecla de espaço.

O importante é jogar no momento certo. Se for cedo ou tarde demais, o bonequinho não tomará impulso o suficiente para chegar longe.

10. Programação para crianças

Jogos do Google programação

O Google criou um game especialmente para celebrar os 50 anos da primeira vez em que crianças foram introduzidas à linguagem de programação. Como não poderia ser diferente, o jogo ensina, de forma lúdica, os primeiros passos do processo.

O protagonista é um coelhinho e, para que ele possa pegar as cenouras, o jogador deve usar blocos de códigos. É necessário montar a trilha correta para que o animal tenha acesso ao seu legume predileto.

A cada fase, o nível de dificuldade aumenta, com curvas e movimentos repetidos. E, para cada ação, há blocos de códigos específicos, que devem ser usados para realizar os comandos corretos. Divertido e educativo!

11. Dia dos Namorados

Jogos do Google Dia dos Namorados

No Dia dos Namorados de 2017, a empresa desenvolveu um jogo dedicado aos apaixonados. Os protagonistas são pangolins ou tamanduás escamosos, os únicos mamíferos com escamas do mundo. A ideia era chamar a atenção para o tráfico desses animais.

No game, os personagens devem fugir de obstáculos, coletar objetos e flores, entre outros desafios. Mas, no final, a vitória será descobrir que mais importante que danças, sobremesas e presentes é o tempo que passam um com o outro.

12. Cubo mágico

Cubo mágico

Cubos mágicos podem ser bastante viciantes. Principalmente se estiverem disponíveis a qualquer momento, em 3D, na tela do computador ou do celular. Em 2014, a empresa criou uma versão virtual bastante realista do quebra-cabeças, que pode fazer qualquer um perder longos minutos.

Para jogar, basta arrastar o dedo ou o mouse de acordo com o movimento desejado. Apenas três faces do cubo são exibidas ao mesmo tempo, mas o usuário é capaz de virá-lo a 360º para visualizar e mover as demais.

13. Magic Cat Academy

jogos do google

Para o Halloween (Dia das Bruxas) de 2016, o Google criou o Magic Cat Academy. O game, que tem um gato mágico como protagonista, se passa em um colégio de bruxaria e tem cinco fases.

Para vencer cada etapa, o jogador precisa acabar com os fantasmas que cercam o felino. Para isso, precisam desenhar na tela os símbolos que inimigos carregam sobre a cabeça.

Pode ser apenas um ou uma sequência de desenhos para aniquilar os rivais. Então, pense rápido para não ser derrotado!

Extras

14. Quick Draw (Rápido, Desenhe)

Jogos do Google Quick Draw

Mais que um jogo, o Quick Draw (traduzido para o português como Rápido, Desenhe!) é um experimento criado pelo Google. Por isso, não entra em nenhuma das duas categorias acima listadas.

Chrome Flags: veja o que é, como usar e os top experimentos de 2019!

Usando Inteligência Artificial, a ferramenta busca aprender com os rabiscos feitos pelo usuário. E prever o que, de fato, ele deseja desenhar. De acordo com a empresa, a plataforma reúne o maior banco de dados de desenhos do mundo e, ao testá-la, você ajuda a ampliar essa rede.

Para usar, basta acessar o site e clicar em Vamos desenhar. Em seguida, o sistema mandará rabiscar algum objeto dentro de determinado intervalo de tempo. Poderá ser, por exemplo, um laptop em 20 segundos.

Você terá seis rodadas para tentar fazer a máquina entender seus rabiscos.

15. Google Feud

Google Feud

A segunda menção honrosa vai ao único título da lista que não foi desenvolvido pelo Google, mas se baseia nos dados gerados pela ferramenta de pesquisa. Para brincar, é necessário ter algum conhecimento de inglês.

Acesse a página do Google Feud e escolha uma categoria de perguntas. Pode ser cultura, pessoas, nomes ou perguntas. Então, uma questão surgirá na tela. O usuário terá quatro chances para acertar os 10 termos pesquisados mais relacionados a ela.

Pode parecer bobinho, mas na realidade o jogo é bastante viciante!

Quer mais diversão? Então confira os melhores jogos para Android da atualidade. Veja também os 10 melhores jogos de RPG para celular!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.