10 aplicativos de quebra-cabeça para se divertir no Android e iOS


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Jogos de quebra-cabeça são o passatempo preferido de muita gente e é possível encontrar a versão digital da brincadeira em apps de diferentes estilos. Há opções infantis, que usam fotos dos usuários ou belos cenários.

O número de peças pode variar de 4 a 1200. Existe também versões mais modernas e dinâmicas do game, mas nem por isso menos desafiadoras.

O AppGeek reuniu os 10 melhores apps com jogos de quebra-cabeça para se divertir no Android ou no iPhone. Confira!

1. Jigsaw Puzzles Real Jigsaws

Jigsaw Puzzle

O Jigsaw Puzzles Real Jigsaws oferece 2400 imagens para serem transformadas em quebra-cabeças. Cabe ao usuário definir a quantidade de peças, que pode variar entre 9 (infantil) e 1296. O nível de dificuldade pode ser aumentado se optar pela rotação.

As fotos disponíveis no app vão desde paisagens a animais, passando por flores e frutas. Mas, se preferir, monte um tabuleiro usando uma fotografia do seu celular.

É possível acompanhar seu desempenho graças ao cronômetro integrado. Seu progresso pode ser salvo na nuvem para continuar de onde parou da próxima vez que acessar o app.

2. Jigsaw Puzzles Epic

imagem de divulgação do app Jigsaw Puzzles Epic

O Jigsaw Puzzles Epic promete aos usuários cerca de 10 mil opções de figuras em HD que compõem quebra-cabeças de 4 a 625 peças que podem ter a rotação ativada. Dentre os temas, estão animais selvagens, vitrais, estátuas, belezas naturais, faroeste e muito mais.

Diariamente, o app disponibiliza uma nova imagem. É possível personalizar o estilo da peça, como tradicional, pontiagudo ou quadrado, assim como alterar o plano de fundo.

O usuário pode ainda iniciar vários jogos simultaneamente, porque o aplicativo salva o progresso. Ao concluir cada montagem, são recebidas recompensas que poderão ser trocadas por pacotes de imagens premium.

  • Jigsaw Puzzles Epic (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS

3. O Quebra-Cabeça Mágico

imagem de divulgação do app O Quebra-Cabeça Mágico

O Quebra-Cabeça Mágico reúne mais de 30 mil opções de imagens em HD. Os desenvolvedores prometem ainda novas fotos diárias, feitas por fotógrafos da National Geographic, para desafiá-lo.

Ao todo, são 5 níveis de dificuldades, que vão de 35 a 630 peças. O desafio aumenta se ativar a opção de rotação. A cada jogo concluído, o usuário ganha moedas, que poderão ser usados na compra de imagens pagas (a não ser que prefira comprá-las).

O app tem um lado social, no qual permite compartilhar suas fotos com outros jogadores para que possam montar. E, consequentemente, você também pode usar fotos de outras pessoas para se divertir.

  • O Quebra-Cabeça Mágico (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS

4. Quebra-Cabeças Jigty

imagem de divulgação do Quebra-Cabeças Jigty

Apesar de o Quebra-Cabeças Jigty trazer personagens infantis de Taking Tom e seus amigos, o app deve agradar também aos adultos. As suas imagens bastante coloridas podem ser repartidas de 4 a mais de 600 peças.

É possível alterar o plano de fundo do tabuleiro e checar sua performance com a ajuda de um contador de tempo.

Apesar de gratuito, várias de suas imagens só podem ser usadas mediante pagamento (ou após assistir a um vídeo publicitário). O mesmo se dá para quem desejar jogos com mais de 64 peças e a opção de rotacioná-las para tornar o nível mais difícil.

  • Quebra-Cabeças Jigty (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS

5. Cut My Puzzle

imagem de divulgação do app Cut My Puzzle

O Cut My Puzzle conta com 35 imagens, divididas em categorias como Paisagens, Borboletas, Carros e Animais. Essa quantidade, entretanto, pode ser ampliada, transformando imagens que estão no seu celular em quebra-cabeças.

É possível fazer a foto na hora ou usar alguma que esteja em sua galeria. Para fazer o seu puzzle personalizado, o usuário gasta Golden Pieces (GP), que podem ser adquiridas a cada jogo concluído ou compradas.

Ao todo, são 5 os níveis de dificuldades, que variam de 20 a 60 peças. Além do formato clássico, é possível optar por jogar no estilo mosaico.

  • Cut my Puzzle (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS

6. Find a Way, José! - Treine seu cérebro

Find a Way, José! é um jogo que reúne 100 quebra-cabeças, que precisam ser resolvidos para ajudar o protagonista a encontrar sua poção perdida.

A premissa é simples: basta arrastar os blocos em 4 direções para encontrar seu encaixe perfeito. No entanto, os desafios são crescentes e, de acordo com os desenvolvedores, o nível de dificuldade não é para iniciantes.

  • Find a Way, José! (grátis, com compras dentro do app): iOS

7. Wood Block Puzzle

imagem de divulgação Wood Block Puzzle

O Wood Block Puzzle está entre um dos jogos de quebra-cabeças mais baixados do Android. O game, nada mais é, do que uma versão em blocos de “madeira” do famoso Tetris.

Você tem a missão de preencher linhas e colunas usando peças de formatos diferentes. O jogo só termina quando o tabuleiro de 10x10 não tem mais espaço para os blocos seguintes.

O game não está disponível para iOS, mas usuários de iPhone podem ter uma experiência semelhante com o app Wood Block Puzzle Classic.

  • Wood Block Puzzle (grátis, com compras dentro do app): Android
  • Wood Block Puzzle Classic (grátis, com compras dentro do app): iOS

8. Mini Metro

Mini Metro é um quebra-cabeça com uma dinâmica mais moderna do que simplesmente encaixar peças para formar uma imagem. Neste game, seu desafio é criar uma rede de metrôs. Seu projeto precisa acompanhar o crescimento da cidade e atender às necessidades da população.

Como em toda obra, é possível que se depare com imprevistos que precisará superar dentro do tempo esperado. Mas não é só o planejamento da malha ferroviária que está em jogo. Você também é o detentor da verba para a expansão e deverá saber administrá-la.

São três os modos de jogo (pontuação, infinito e extremo) e 20 cidades reais para explorar. Já o Desafio Diário permite competir com outros jogadores e ver quem é o melhor.

9. I Love Hue

I Love Hue

O I Love Hue é mais um quebra-cabeças moderno, que tem como objetivo treinar sua mente enquanto descontrai. As peças têm um relaxante tom pastel e devem ser combinadas de forma harmônica.

É necessário ter a percepção aguçada para encontrar a menor diferença entre cores, bastante similares. A cada fase, o nível de dificuldade aumenta. Mas não há corrida contra o tempo ou adversários nas mais de 900 fases disponíveis.

  • I Love Hue (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS

10. Infinity Loop

Outra opção que aplica o raciocínio de jogos de quebra-cabeça a um visual e jogabilidade atuais. De acordo com os próprios desenvolvedores, no Infinity Loop seu objetivo é “conectar várias coisas”, criando padrões lógicos.

A ideia é que o passatempo ajude o usuário a relaxar, “como se fosse eliminar o caos e atingir a perfeição”. Estão disponíveis três modos de jogo e, em nenhum deles há qualquer pressão de tempo ou pontuação.

  • Infinity Loop (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.