7 sites para baixar músicas grátis de todos os estilos legalmente


Para aqueles que são movidos a música, aqui está uma lista com 7 sites nos quais é possível baixar músicas de vários estilos gratuitamente. E tudo legal! Ah, boa parte dessas páginas também são plataformas para músicos independentes divulgarem seu trabalho. Confere aí!

1. Biblioteca de Áudio do YouTube

YouTube Library

A primeira indicação não poderia deixar de ser o YouTube. E não estamos falando de usar ferramentas externas para fazer downloads de vídeos publicados, mas sim da ampla biblioteca de áudios que o próprio site disponibiliza para download gratuito e legal.

São milhares de músicas, que podem ser filtradas por gênero, humor, instrumento, duração e atribuição (algumas músicas pedem que se atribuam os créditos dos músicos, mas ainda assim são gratuitas). A biblioteca ainda conta com centenas de opções de efeitos sonoros organizados por categorias.

Tudo isso faz da plataforma uma excelente ferramenta para quem procura sugestões de músicas para uma playlist de um estilo específico, ou ainda uma trilha sonora para acompanhar um vídeo.

Para acessar a Biblioteca de Aúdio do YouTube, clique aqui.

2. SoundCloud

SoundCloud

Um dos mais conhecidos, o SoundCloud é um espaço para compartilhamento de músicas. Logo, já possui uma biblioteca ampla, com canções dos mais variados estilos musicais. O conteúdo pode tanto ser ouvido por streaming (ouvir online) como adquirido por meio de download.

Assim que se entra na página, ja é possível visualizar as músicas gratuitas que estão disponíveis hoje na comunidade SoundCloud. Além disso, o usuário pode criar uma conta (de graça) no site e, em seu perfil, salvar faixas, seguir artistas e criar playlists.

Já os músicos podem fazer ainda proveito da ferramenta usando o espaço que o site proporciona para divulgação de seu trabalho, já que é possível fazer upload de músicas, podcasts e outros áudios na página.

Para conhecer o SoundCloud, clique aqui.

3. Amazon Music

amazon

A ampla gama de produtos que a Amazon vende nós já conhecemos, mas você sabia que o site também vende músicas? Melhor ainda: você sabia que a página também disponibiliza músicas para serem baixadas gratuitamente?!

Assim como outras plataformas, a Amazon Music organiza as músicas em categorias como estilo musical e nome da banda ou músico. Navegando pelo site, é possível conhecer novos artistas e curtir a músicas de algumas de suas bandas favoritas.

Para acessar o Amazon Music, clique aqui.

4. Jamendo

Jamendo

Além do Jamendo Licensing, que disponibiliza músicas para uso comercial, a plataforma Jamendo conta com o Jamendo Music, uma página na qual é possível fazer streaming ou download de uma vasta biblioteca de músicas. Tudo gratuito.

Assim como outras plataformas, a página funciona como um espaço para artistas diversos compartilharem suas músicas. O site categoriza suas músicas em Mais Recentes, Tendências e Gêneros. Mas também traz uma seleção de sugestões de trilhas para vídeos. 

A plataforma ainda traz estações de rádio, também divididas por gêneros de músicas. Bem como comunidades, playlists e outras seleções. Para aproveitar todos os recursos do site, o usuário pode criar sua própria conta, mas é tudo gratuito.

Para conhecer o Jamendo, clique aqui.

5. Free Music Archive (FMA)

free music archive

Lançado em 2009, o Free Music Archive é uma biblioteca de músicas interativa compostas por conteúdos disponíveis para download gratuito e legal. A página foi criada pela rádio americana WFMU, que tem a proposta de ampliar o acesso à cultura por meio da música.

As músicas são organizadas em categorias como gêneros, mais tocadas da semana, do mês ou de todos os tempos. O site ainda traz informações dos músicos e das obras, sendo uma plataforma para aqueles apaixonados por música.

Para conhecer o Free Music Archive, clique aqui.

6. Noisetrade

Noisetrade

O Noisetrade disponibiliza milhares de músicas de novos artistas, sendo um espaço para músicos de todas as partes do mundo compartilharem suas obras. Além disso, os usuários que desejarem podem deixar uma espécie de gorjeta para seus artistas favoritos, uma forma que o site achou para estimular a produção e o compartilhamento musical.

Para baixar é bem simples. Depois de encontrar a música ou o álbum que deseja, entre na página da obra e insira seu e-mail no espaço indicado. O site ainda traz informações sobre álbum/música e artista/banda.

Além das músicas, divididas por gênero, a página disponibiliza livros de vários gêneros para download legal. 

Para conhecer o Noisetrade, clique aqui.

7. QTRAX

QTRAX

O QTRAX tem uma proposta similar às das demais plataformas, ou seja, oferecer um espaço para compartilhamento de novas músicas. Todos os músicos que publicam no site, portanto, estão cientes de que a página permite o download gratuito.

O site oferece três opções para cada música: Streaming, Download e Rádio. O usuário pode, dessa forma, pesquisar músicas, álbuns, artistas, criar playlists, ouvir online ou ainda baixar as obras que desejar.

Para conhecer o QTRAX, clique aqui.