10 melhores editores de áudio grátis para Windows


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ter um editor de áudio no PC é ideal para quem precisar alterar um arquivo em MP3, WMA, WAV, entre outras extensões. De modo geral, esses programas permitem cortar ou juntar músicas, inserir efeitos, alterar faixas, entre outros recursos.

Seja para criar sua música ou editar seu podcast, reunimos os melhores editores de áudio para Windows. São 7 opções para baixar no computador e 3 online, para trabalhar os arquivos sem ter que fazer download de nada. Confira!

1. Audacity

captura de tela do editor de áudio audacity
Reprodução/ Audacity

O Audacity é um software de código aberto gratuito que permite fazer gravações na hora e digitalizar arquivos de mídias analógicas, como LPs e fitas cassete. Além de cortar, colar, copiar e excluir, é possível mixar o áudio.

O programa também oferece a possibilidade de pré-visualizar efeitos realizados com plugins LADSPA, LV2 e VST em tempo real. O usuário consegue ainda reduzir ruídos, fazer reparos automaticamente e editar faixas separadamente.

O aplicativo é compatível com áudios com resolução de 16, 24 e 32 bits e em formatos dos mais populares aos menos utilizados. Isso implica em extensões como MP3, WAV, AIFF, PCM, OGG Vorbis, FLAC, AC3, AMR, WMA e MP4.

  • Audacity (grátis): Windows 10 (os desenvolvedores acreditam que funcione bem em outras versões, mas não garantem por serem edições descontinuadas do sistema).

2. MP3 Cutter

Captura de tela do editor de áudio MP3 Cutter

Para quem precisa apenas cortar trechos de áudio, o MP3 Cutter pode ser a ferramenta ideal. Muito fácil de usar, permite remover partes da música em poucos cliques. Perfeito para aqueles não têm experiência com ferramentas de edição.

Além de MP3, é compatível com dezenas de formatos, como WMA, WAV, WMV, AVI, FLAC, OGG, WMV e MOV. O programa também oferece recursos para extrair o áudio de vídeos e converter outros formatos em MP3.

  • MP3 Cutter (grátis): Windows 10, 10, 8, 7, Vista e XP

3. Studio One

Captura de tela do editor de áudio Sto«udio One
Reprodução/ Studio one

O Studio One 5 Prime é o substituto do conhecido Kristal Audio Engine, aplicativo descontinuado em 2019. A versão gratuita do programa permite gravar, produzir e mixar.

É possível trabalhar com faixas de áudio e instrumentos quiser ilimitadas. Há ainda a opção de inserir instrumentos e samples virtuais, com sons de teclado, bateria e sintetizadores. Isso, sem falar dos diversos efeitos nativos do software.

O app é compatível com os formatos WAV, AIFF, MP3, M4A, AAC, ALAC, Ogg Vorbis, entre outros. Além disso, oferece gravações e exportações com resolução de até 64 bits.

  • Studio One (grátis): Windows 10 (apenas 64-bit)

4. ocenaudio

captura de tela do editor de audio ocenaudio
Reprodução/ ocenaudio

O ocenaudio é um software brasileiro que se destaca pelo visual amigável e ferramenta de edição multicanais. O programa permite cortar ou juntar arquivos e incluir efeitos, como equalização, ganho ou filtragem. Os ajustes podem ser ouvidos em tempo real, enquanto são aplicados.

Além dos efeitos nativos, o app é compatível com plugins VST. O app dispõe também de um recurso de multisseleção, no qual se pode destacar e realizar uma mesma ação em vários trechos simultaneamente.

Há ainda a possibilidade de visualizar o espectrograma sonoro e conferir as alterações nas ondas a cada edição feita, na hora.

  • ocenaudio (grátis): Windows 10, 8 e 7 (64-bit)

5. Ashampoo Music Studio 2020

Captura de tela do Ashampoo Music Studio 2020
Reprodução/ Ashampoo

O Ashampoo Music Studio 2020 é uma opção mais voltada para leigos e oferece uma das interfaces mais amigáveis e intuitivas de nossa lista. O programa permite não somente editar, mas também gravar os sons.

Há ainda ferramentas para ajustar volumes entre faixas, converter os arquivos em diferentes formatos e mixar músicas. Também dispõe de recursos para extrair áudio de vídeos, tirar faixas de discos e renomear arquivos de música facilmente.

Quer criar seu próprio álbum? O software não apenas oferece ferramenta para a gravação como também para editar e fazer capas e rótulos de CDs.

  • Ashampoo Music Studio 2020 (grátis): Windows 10, 8 e 7

6. Reaper

Captura de tela do editor de áudio Reaper

O Reaper não é exatamente gratuito, mas permite o teste do programa por 60 dias. Dependendo do projeto, é tempo o suficiente para concluir todas as edições necessárias.

O software é bastante completo e conta com recursos de mixagem e masterização multitrack, assim como ferramentas de gravação e edição de áudio. Tudo isso em em quase qualquer profundidade de bits e taxa de amostragem. Multicanal, suporta até 64 canais por faixa.

O programa é compatível com diversos plugins de efeitos e instrumentos terceiros, como VST, VST3, AU, DX e JS. O app trabalha com arquivos em extensões como AIFF, AVI, BWF, FLAC, MIDI, MP3, OGG VORBIS, OGG OPUS, WAV, WAVPACK, WMV etc.

  • Reaper (pago, com período de teste de 60 dias): Windows 10, 8, 7, Vista e XP

7. Ardour

Captura de tela do editor de áudio Ardour
Reprodução/ Ardour

Ardour é mais uma ferramenta de edição de áudio de código aberto de nossa lista. Bastante completo, o programa permite cortar, copiar, utilizar efeitos de transição, quantizar o ajuste de tempo e muito mais.

É possível fazer gravações de sons e músicas através da plataforma e mixar o conteúdo como quiser. O aplicativo é compatível com plugins de efeitos e de instrumentos virtuais nos formatos AudioUnit, LV2, LinuxVST e LADSPA.

Com a capacidade multicanal ilimitado, suporta arquivos WAV, AIFF, CAF, BWF, FLAC, Ogg/Vorbis e MP3.

  • Ardour (grátis): Windows 10, 8, 7, Vista e XP

8. 123Apps

Ferramentas de edição de áudio do site 123Apps

O site 123Apps reúne diversas soluções online de edição de áudio. É ideal para quem não tem vastos conhecimento em programas do tipo ou tem um PC fraco e não quer baixar nada.

Com o serviço, é possível cortar trechos das músicas, assim como ajustar o volume ou a velocidade das faixas. Há ainda a opção de equalizar de acordo com diferentes estilos musicais e alterar o tom.

Se quiser, pode optar por tocar o som de forma reversa ou unir faixas. O usuário conta ainda com o recurso de gravação de áudio e conversor de formato do arquivo, com a opção de manter ou mudar a qualidade.

  • 123Apps (grátis): Web

9. Twisted Wave

Captura de tela do editor de áudio online Twisted Wave

O Twisted Wave é um editor de áudio online que permite trabalhar gratuitamente em arquivos mono de até 5 minutos. Apesar das limitações, é ideal para quem deseja uma ferramenta fácil de usar sem precisar baixar nada no PC.

O site conta com recursos como cortar trechos, incluir marcadores, efeitos e até mesmo fazer gravações por cima. É possível também normalizar o som, inserir momentos de silêncio, alterar o tom, mudar o tempo de reprodução, entre vários outros recursos.

O trabalho pode ser baixado no computador, salvo no Google Drive ou na nuvem do próprio programa. Nesse último caso é necessário criar uma conta no serviço e ter, ao todo, 1 hora de armazenamento disponível.

  • Twisted Wave (grátis): Web

10. Sodaphonic

Captura de tela do editor online Sodaphonic

O Sodaphonic é mais uma opção de ferramenta online para editar as suas músicas e outros arquivos de áudio. De acordo com os desenvolvedores, o objetivo é que o webapp seja fácil de usar.

O programa conta com o curioso efeito de censura, ideal para cobrir palavrões. Assim como em outros apps do gênero, é possível cortar trechos, reproduzir o arquivo de forma reversa, aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução.

O resultado pode ser salvo em MP3 ou WAV no PC, no Google Drive ou no DropBox.

  • Sodaphonic (grátis): Web

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.