12 melhores aplicativos para editar fotos para iPhone e iPad de graça


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Editores de fotos são ferramentas ideais para deixar as imagens perfeitas para postar nas redes sociais. Esses aplicativos permitem retocar o visual digitalmente, mudar a cor do cabelo, incluir maquiagem ou trocar o fundo. É possível deixar a imagem com um ar profissional mesmo sem ter conhecimento em edição.

Reunimos os melhores apps grátis de edição para usar em seu iPhone e iPad. E, claro, não podiam ficar de fora aqueles usados por famosos e influenciadores digitais, como o FaceTune2 e o Adobe Lightroom.

1. PicsArt Editor de Foto e Vídeo

Imagens de divulgação do app PicsArt para iOS

O PicsArt é um editor de fotos que oferece uma grande variedade de recursos. Há ferramentas de colagens, efeitos de câmera, filtros, inclusão de fundos coloridos, entre outros. O usuário conta ainda com um rico aparato de edição “manual”, no qual pode cortar, embelezar, incluir stickers, textos e bordas.

Destaque para as ferramentas de remoção de objetos da imagem e alteração de aspectos físicos, como cor dos olhos e cabelos. O app conta ainda com um editor de vídeos integrado e uma parte social para compartilhar seu trabalho com outros usuários.

  • PicsArt Editor de Foto e Vídeo (grátis, com compras no app): iOS

2. AirBrush

Imagens de divulgação do app AirBrush para iOS

O AirBrush promete deixar selfies perfeitas em poucos toques. Por isso, oferece funcionalidades como removedor de acne, clareamento dos dentes e até mesmo para alongar partes do corpo. É possível ainda tornar os olhos mais iluminados, mudar a cor dos cabelos com somente um toque e adicionar maquiagem.

Não gostou do cenário onde a foto foi tirada? Altere o fundo para um das dezenas de modelos disponíveis. Se quiser, pode salvar suas ferramentas preferidas no recurso Meu Kit.

  • AirBrush (grátis, com compras no app): iOS

3. Adobe Lightroom

Imagens de divulgação do app Adobe Lightroom para iOS

‘Photoshop’ online: melhores alternativas grátis ao editor de fotos

Do mesmo desenvolvedor do Photoshop, o Adobe Lightroom é uma ferramenta voltada para quem tem algum conhecimento de edição. O app é compatível com imagens em RAW. O formato costuma ser usado por fotógrafos profissionais, por conter a totalidade de dados, diferentemente do JPEG.

Segundo a Adobe, o programa permite que se tenha maior controle sobre a fotografia. É possível inserir efeitos, fazer ajustes detalhados de cor e luz e destacar detalhes da imagem. Usuários premium contam ainda com armazenamento na nuvem, opção de configuração seletiva e de remover itens da foto.

  • Adobe Lightroom (grátis, com compras no app): iPhone

4. Prequel: Efeitos e Filtros

Imagem de divulgação do app de edição de fotos Prequel para iPhone

O Prequel reúne dezenas de efeitos com iluminações e detalhes de aspecto retrô. É possível editar os efeitos, ao incluir ou remover bordas, alterar opacidade e intensidade, mudar cores, entre outros aspectos. Eles também podem ser associados a filtros de estilo como Glitch, Golden Hour, Grain e muito mais.

O usuário consegue editar aspectos de iluminação separadamente, bem como deixar a foto granulada ou nítida. O programa oferece ainda ferramentas de embelezamento, que permitem tornar os dentes mais brancos e até mesmo alterar o formato de partes do rosto.

  • Prequel (grátis, com compras no app): iPhone

5. Bazaart Editor de Foto/Colagem

Imagem de divulgação do app para criação de colagens Bazaart

Aplicativos para fazer colagens de fotos cheias de estilo

O Bazaart permite criar colagens artísticas com ferramentas simples de usar. É possível combinar várias fotos, apagar partes das imagens e incluir textos com diferentes fontes. Os adesivos disponíveis fogem do habitual e contam com aspecto moderno, que remete a obras de arte.

O usuário pode ainda misturar todos os elementos a fundos divertidos e cheios de cor. O resultado pode ser salvo em JPG ou PNG (ideal para figurinhas do WhatsApp) ou compartilhado onde preferir.

  • Bazaart (grátis, com compras no app): iOS

6. Facetune2

Imagem de divulgação do app de edição de foto Facetune2

Popular entre famosos e influenciadores digitais, o Facetune2 permite fazer retoques voltados para o embelezamento. É possível afinal o formato do rosto, suavizar a textura ou dar luminosidade à pele. A expressão cansada pode ser removida com o recurso para esconder olheiras.

A funcionalidade de mudar o formato do corpo é muito usada por webcelebridades para afinar a cinturinha ou aumentar bumbum ou seios. Quer dentes mais brancos ou passar uma maquiagem digitalmente? Também é possível.

O app oferece ainda as opções tradicionais de edição de fotos, como ajuste de sombra, cor, nitidez, entre outros aspectos. Há também recurso de filtros, desfoque, recorte em diferentes formatos e muito mais.

  • Facetune 2 (grátis, com compras no app): iOS

7. Snapseed

Imagem de divulgação do editor de imagens Snpaseed

Compatível com fotos nos formatos JPG e RAW, o Snapseed dezenas de recursos de edição totalmente gratuitos. Entre eles, filtros e ferramentas de ajuste, corte, alteração de ângulo, entre dezenas de outras opções.

O usuário tem à disposição ferramentas de desfoque, para alterar a granulação, sobrepor fotos, bem como inserir textos e molduras. É possível ainda remover itens da imagem com literalmente um toque. O app se encarrega de ajustar o fundo.

Um dos recursos mais curiosos é o de posicionamento da cabeça, na qual é possível mudar a direção do membro. E ainda: aumentar ou diminuir o tamanho das pupilas, da distância focal e até do sorriso.

  • Snapseed (grátis): iOS

8. VSCO

Imagem de divulgação do app de edição de imagens VSCO

eGirl, Soft Girl e VSCO Girl: o que significa cada um dos estilos

Mais que um editor de imagens, o VSCO virou sinônimo de estilo estético. Graças a seus filtros em tom pastel que dão um ar refinado às fotos. Além disso, é uma rede social bastante popular entre profissionais e amantes de fotografias.

Além dos já citados filtros, o app permite ajustar o formato e a inclinação da imagem, alterar a exposição e o contraste. Também é possível mudar aspectos como nitidez, claridade, saturação, granulação, tom de pele, entre vários outros.

Se quiser tornar uma cor predominante na imagem, pode optar pela ferramenta de tom de divisão. Se gostou muito das seleções feitas na última foto, o programa permite salvá-las para serem aplicadas a outras imagens com um toque.

  • VSCO (grátis, com compras no app): iOS

9. Lens Distortions

Imagens de divulgação do app Lens Distortions

De acordo com os desenvolvedores, o Lens Distortions conta com diversos efeitos usados pelos influenciadores digitais famosos. O aplicativo simula situações de incidência de luz na lente de uma câmera profissional. Há ainda opções de filtros no estilo eclipse, brilho, neblina, chuva e neve.

O usuário pode editar os efeitos em praticamente todos os aspectos. É possível torná-los mais ou menos sutis, assim como ajustar o brilho, o contraste, temperatura, opacidade, saturação etc.

  • Lens Distortions (grátis, com compras no app): iPhone

10. Remini - Realçador de foto IA

Imagem de divulgação do recuperador de fotos Remini

O Remini tem como proposta recuperar imagens antigas através da tecnologia de inteligência artificial. O app permite melhorar a nitidez e tornar fotos em preto e branco em coloridas. Há ainda a opção de transformar captura de tela de vídeos em belas fotografias. ´

Basta selecionar a função desejada e deixar que o programa faça o que for necessário. O único porém é que a versão gratuita se limita a apenas 5 ações. Se quiser mais, é preciso aderir ao plano pago, Além disso, não há qualquer recurso para fazer edições manualmente.

  • Remini (grátis com limitações): iPhone

11. UNUM

Imagem de dilvugação do app UNUM

O UNUM é um editor de fotos voltado para publicações nas redes sociais. Por isso, conta com ferramentas que vão além, como o organizador de feed. Assim, é possível visualizar como uma publicação nova ficará junto com aquelas que já estão em seu Instagram, por exemplo.

No que diz respeito à edição, o usuário pode criar escolher um tom para se tornar característicos das imagens que publica. Ou então, dividir uma foto em diversas partes e usar cada uma como um post, dando um efeito moderno à sua página.

Há ainda com dezenas de filtros, bordas e opção de redimensionamento. Sem falar dos diversos templates para os Stories e funcionalidade de texto com várias fontes modernas.

  • UNUM (grátis, com compras no app): iOS

12. YouCam Perfect: Selfie Câmera

YouCam Perfect: Selfie Câmera

Como o nome indica, o YouCam Perfect: Selfie Câmera se propõe a tornar a sua selfie perfeita. Para isso, oferece ferramentas como filtros e efeitos animados e realiza ajustes de exposição, contraste, nitidez, saturação etc.

Há também recursos de desfoque de fundo, filtros de luz, inserção de texto, adesivos, sobreposição de fotos e muito mais. É possível ainda espelhar a imagem de diversos modos e adicionar elementos lúdicos, como flores, borboletas e bolhas.

Já a ferramenta Instafit redimensiona as imagens para os formatos das redes sociais com um toque.

  • YouCam Perfect: Selfie Câmera (grátis, com compras no app): iOS

AppGeek recomenda:Apps de montagem de fotos que você precisa conhecer

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.