VSCO: aprenda a editar fotos e usar todos os filtros do app


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O VSCO é um dos apps de fotografia e edição de imagens mais aclamados do momento. Além de recursos como seus famosos filtros, o aplicativo também funciona como uma plataforma social.

Através da sua comunidade, fotógrafos amadores e profissionais compartilham suas fotos conceituais para que outros usuários possam vê-las. Antes conhecido como VSCO Cam, o programa está disponível para Android e iOS.

O estilo único e refinado do app tem se tornado tão popular que gerou até mesmo um novo termo que não sai das redes sociais: o VSCO Girl. Confira a seguir tudo o que precisa saber para começar a usar o aplicativo mais estiloso do momento.

Como editar suas fotos no VSCO

É possível editar fotos já existentes na galeria do seu telefone ou feitas na hora, dentro do próprio aplicativo. Para iniciar a edição, acesse o item Estúdio. Se quiser tirar a foto, toque sobre o ícone da câmera. Caso prefira usar uma já existente, vá no ícone de +, selecione a imagem e toque em Importar.

Feito isso, basta seguir os passos abaixo para começar a edição.

1. Todas as imagens disponíveis no app aparecerão em seguida, na pasta Tudo. Toque sobre a foto que deseja editar e, depois, sobre o círculo preto com duas linhas e dois círculos;

VSCO

2. Na primeira opção, estão os filtros disponíveis no VSCO. Se Todas as predefinições estiver selecionado, serão exibidos todos os filtros existentes. Aqueles que aparecem com um cadeado são pagos, ou seja, só podem ser usados por quem tem uma assinatura premium;

3. Se quiser personalizar o filtro selecionado, basta tocar novamente sobre ele e aumentar ou reduzir a sua intensidade. Confirme no ícone de check;

4. Ao lado, no ícone formado por duas linhas com círculos nas pontas, estão disponíveis diversas ferramentas de edição de imagem. Algumas delas são:

  • Exposição: permite simular o tempo de exposição do sensor da câmera à luz. Resumindo, pode clarear ou escurecer a foto;
  • Contraste: altera a diferença entre as regiões claras e escuras da imagem;
  • Ajustar: garante o recorte da imagem de acordo com formatos predefinidos, bem como girá-la (em Recortar + Endireitar) ou incliná-la nos eixos horizontal e/ou vertical (em Inclinação);
  • Nitidez: se refere à clareza como a imagem é exibida. Quanto maior a nitidez, maior o contraste entre os detalhes e linhas da foto;
  • Saturação: tem relação com a percepção das cores da imagem;
  • Tom: permite alterar realces e sombras da fotografia;
  • As outras opções disponíveis são: balanço de branco, tom de pele, vinheta, granulação, esmaecimento e tom de divisão (permite dar cor aos contornos, sombreados).

5. No ícone a seguir, de uma seta em retorno, é possível conferir suas últimas escolhas de edição. Se gostar muito do padrão criado e quiser que conjunto de efeitos seja aplicado a outras fotos, opte por Criar uma receita a partir das suas edições atuais;

VSCO

6. Essa receita estará disponível no item ao lado, composto por três linhas com uma estrela;

7. Para finalizar uma edição, vá em Salvar, disponível no topo da tela à direita;

8. Para baixar a imagem na galeria, na tela seguinte, selecione a imagem e toque sobre o ícone de uma seta para baixo;

9. Se quiser compartilhar o trabalho com a comunidade VSCO, mantenha a foto selecionada e toque sobre o ícone de uma seta para cima;

10. Em seguida, inclua a legenda e/ou a hashtag, se quiser, e vá em Publicar no VSCO. Pronto, sua foto estará disponível para todos os usuários do aplicativo.

O que é o VSCO

O VSCO surgiu em 2011 com o nome de VSCO Cam e suas ferramentas de edição e filtros diferenciados conquistaram logo os fãs de fotografia. De acordo com os desenvolvedores, o programa é mais que um simples editor e rede social, mas um canal criativo impulsionado pela autoexpressão.

Para começar a usá-lo, primeiramente, é necessário baixar o app, disponível para Android e iOS, no seu smartphone. Depois, deverá fazer um breve cadastro usando o número de telefone ou email. Em ambos os casos, basta, depois, criar um nome de usuário, uma senha e ir em Cadastrar.

Logo, já estará habilitado para utilizar todos os recursos do aplicativo, que explicamos a seguir.

Feed

VSCO

Assim como em outras redes sociais, no feed do VSCO ficam dispostas as fotos dos perfis que você segue. Além disso, o app também exibe as atualizações do VSCO Colletion, uma seleção de fotos feita para inspirar os usuários.

Descobrir

VSCO

Como o nome sugere, a seção permite explorar o que de melhor está rolando na comunidade do app. São exibidas sugestões de fotos especialmente para você, editoriais de imagens e seleções de fotografias divididas por temas.

Entre eles, estão Humanidade, Água, Sol e Sombra, Verão, Em movimento, Geométrica e muito mais. Se quiser explorar por conta própria, toque sobre o ícone da lupa, situada no canto superior esquerdo da tela.

Então, pesquise por usuários, imagens ou diários. Se gostar de algo, é possível favoritar a imagem, seguir o perfil ou compartilhar o conteúdo através de outros apps.

Estúdio

VSCO

É na seção Estúdio que a mágica acontece. Nela que os usuários podem editar as suas fotos e incorporar o estilo VSCO às imagens. O app permite usar fotografias da galeria do celular ou tirar uma na hora.

É possível aplicar filtros e usar ferramentas que alteram contraste, exposição, nitidez, saturação, tom de pele, esmaecimento e muito mais. Se utilizar com bastante frequência o padrão de edição, pode salvá-lo como receita preferida. Assim, as alterações são feitas com apenas um toque nas fotos seguintes.

7 aplicativos para transformar suas fotos em desenhos.

Perfil

Como em toda rede social, os usuários têm o seu perfil na comunidade do VSCO. Nele, é possível incluir uma foto que o represente, uma descrição bacana e link para sua página, caso a tenha.

Além disso, lá estão reunidas todas as suas fotos compartilhadas com a comunidade, imagens favoritas e coleções.

O que é a Assinatura VSCO?

Apesar de oferecer ferramentas gratuitas, o VSCO tem também um plano pago, que conta com recursos extras. Entre eles estão mais de 160 predefinições (como são chamados os filtros), recursos de edição avançados e a possibilidade de editar e colorir vídeos.

Caso queira, o usuário pode testar todos esses itens gratuitamente por 7 dias. Para tal, é necessário ter um cartão de crédito cadastrado na loja de aplicativos (App Store ou Google Play) e cancelar a avaliação antes da data-limite. Caso contrário, o valor da assinatura será cobrado.

Afinal, o que é VSCO Girl?

O termo VSCO Girl tem estado bastante em alta ultimamente. Mas, afinal, a que se refere e qual a relação com o app? De acordo com o site StayHipp, VSCO Girl é uma garota cujo o estilo de vida combina com a estética do VSCO. Seu estilo é considerado antenado, mas básico, ao mesmo tempo.

O termo vem sendo muito utilizado em redes sociais. Ainda segundo a página, no Tik Tok, a hashtag #VSCOgirl foi usada mais de 118 milhões de vezes, enquanto no Instagram aparece em mais de 1 milhão de publicações.

No YouTube, é possível encontrar vídeos que “ensinam” a como se tornar uma VSCO Girl, ou seja, a se enquadrar nesse perfil fashion e básico. Quanto menos parecer que se esforçou para montar um look, melhor.

Quer uma alternativa que não precise baixar? Confira então as melhores opções gratuitas de ‘Photoshop’ online. Veja ainda 7 apps de montagem de fotos que você precisa conhecer!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.