Como colocar marca d'água em foto pelo celular e PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Colocar marca d’água em foto é uma maneira de vincular o seu nome ou de sua empresa a uma imagem. Atualmente, há diversos programas e aplicativos que permitem inserir seu logo, seja no celular ou no PC, em poucos passos. Confira a seguir como é simples.

No celular

Para inserir a marca d’água em uma foto pelo celular, vamos usar o app PicsArt. Além de ser grátis, permite utilizar tanto uma imagem como texto, de forma personalizada. Portanto, antes de seguir o passo a passo, é necessário baixar o aplicativo em seu dispositivo Android ou iPhone.

Imagem com marca d'água

1. Abra o PicsArt e crie uma conta ou faça o login com seus dados de usuário do Gmail ou Facebook;

  • Se, por acaso, vir alguma proposta para fazer assinatura do app, toque sobre o X, normalmente situado no topo da tela para fechar a publicidade. A opção de inserir marca d’água está disponível entre os recursos gratuitos do serviço.

2. Na tela inicial, toque sobre o ícone de + para começar;

3. Toque sobre a foto na qual deseja inserir a marca d’água para selecioná-la. Caso não a esteja visualizando, vá em All Photos para ver todas as fotos disponíveis em seu aparelho;

Colocar marca d'água de texto em foto no celular com o app PicsArt

4. Arraste a barra de ferramentas, na parte de baixo da imagem para ver todos os recursos. Toque em Texto;

5. Em seguida, escreva o seu nome ou de sua empresa. Toque no ícone de check (✔) quando concluir;

Inserir marca d'água de texto em imagem com o app Picsart

6. Antes de começar a editar, posicione o texto no local desejado. Para isso, toque sobre a caixa de texto e a arraste.

  • Também é possível aumentar ou diminuir a caixa de texto e, consequentemente, da letra, ao tocar e arrastar sobre os círculos que aparecem nas suas bordas;

7. Agora, deverá usar as ferramentas de edição de texto para deixar a marca d’água como preferir. Estão disponíveis os seguintes recursos:

  • Fonte: disponibiliza letras de diferentes estilos. Ao tocar sobre algum, são aplicados ao texto inserido na foto;
  • Cor: como o nome indica, permite mudar a cor da letra. Confira que logo, há ainda as opções para inclusão de gradiente e textura;
  • Borda: permite inserir borda na letra e escolher a sua espessura (na barra Quantidade);
  • Opacidade: altera a transparência do texto. Esse é um recurso importante para que a marca d’água seja inserida de forma sutil, sem atrapalhar a visualização da foto;

Alterando opacidade de marca d'água em foto no PicsArt

  • Sombra: recurso para inserir sombreamento à letra. Permite escolher uma cor para o sombreado, assim como ajustar sua intensidade e posição;
  • Dobra: insere uma curvatura na palavra ou frase, de acordo com o ângulo definido na barra Dobrar. Dependendo do tipo de negócio que possui, pode dar um toque descontraído à sua marca.

8. Concluídas as edições, vá em no ícone de check (✔), no canto superior direito da tela;

9. Para salvar o resultado, toque sobre o ícone de uma seta, no canto superior direito;

Inserindo marca d'água de texto em foto no PicsArt

10. Na tela seguinte, vá em Salvar e, depois, em Salvar em seu Dispositivo. A imagem ficará guardada na Galeria ou Biblioteca do seu smartphone.

Inserir imagem como marca d’água

O PicsArt também permite inserir o ícone de sua empresa em vez de apenas redigir o nome da marca. Para isso, primeiramente, precisa ter a imagem de seu logo em JPG na Galeria ou Biblioteca do celular.

Depois, basta seguir os passos de 1 a 3, indicados acima. Em seguida, na bandeja de ferramentas, toque em Ad. Foto. Selecione o arquivo desejado e confirme em Adicionar.

colocar marca d'água com o PicsArt

Assim como o texto, é possível ajustar a posição e as dimensões da imagem inserida, ao tocar sobre ela e arrastar. Para alterar o tamanho mantendo as proporções, sugerimos que opte pelo ícone de uma seta com duas pontas.

Posicionado o logo, vá na opção Opacidade, disponível na parte de baixo da tela. Reduza-a para tornar transparente, de modo que não atrapalhe a imagem principal, mas ainda seja visível. Conclua o processo no ícone de check (✔), no topo da tela, à direita.

Inserir imagem como marca d'água no PicsArt

Para salvar o resultado, toque sobre o ícone de uma seta, no canto superior direito e, na tela seguinte, vá em Salvar. Confirme a decisão em Salvar em seu Dispositivo.

Online

No passo a passo a seguir, usaremos o site iLoveIMG. O serviço permite inserir marca d’água tanto em imagem quanto em texto, além de personalizar o tamanho e opacidade. O usuário consegue ainda colocar sua marca em várias fotos ao mesmo tempo facilmente.

1. Abra o navegador de sua preferência e acesse a ferramenta Watermark do iLoveIMG;

2. Clique no botão Select Images e escolha a imagem na qual deseja inserir a marca d’água em seu computador;

3. O processo para inserir marca d’água em imagem e em texto é semelhante:

Inserir marca d'água com ferramenta online iLoveIMG

A) Em imagem: se quiser inserir uma imagem, como o logo de sua empresa, clique em Add Image. Em seguida, escolha a imagem em seu PC.

B) Em texto: clique em Add Text. Redija o texto desejado, como seu nome ou de sua marca. É possível personalizar os seguintes aspectos das letras:

  • Fonte: ao clicar em Arial, são exibidas as demais opções;
  • Tamanho: disponível no ícone formado por duas letras T (Tt);
  • Estilo: negrito (B), itálico (I) e sublinhado (U);
  • Cor do fundo: clicando sobre o ícone de balde de tinta;
  • Cor da letra e da sobra: disponíveis ao clicar no ícone com a letra A
  • Formatação: no ícone formado por três linhas, é possível centralizar ou justificar o texto.

4. Em seguida, posicione a imagem ou a caixa de texto no local desejado, ao clicar e arrastar. Para redimensionar, basta clicar sobre os círculos nas bordas e arrastar;

5. Para ajustar a opacidade, clique sobre o ícone de um quadrado com quadrados dentro. Será exibida uma barra, na qual poderá aumentar ou diminuir o nível de transparência;

Colocar marca d'água com o iloveIMG

6. Se quiser inserir a mesma marca d’água em outras imagens, clique sobre o ícone de +, no lado direito da foto. Então, selecione as outras imagens em seu PC;

  • É possível clicar sobre cada uma delas para visualizar como ficará a aplicação e ajustar individualmente, caso seja necessário.

7. Clique no botão Watermark Images;

8. Baixe o arquivo em Download watermarked images. Se tiver inserido a marca d'água em várias imagens ao mesmo tempo, elas serão baixadas em um arquivo no formato .zip.

No PC

Se quiser trabalhar offline e não estiver disposto a pagar por um app de edição, pode recorrer ao Paint 3D. O programa é nativo do Windows 10. Caso tenha essa versão do sistema instalada em seu computador, é provável que também conte com o software.

Diferentemente das opções acima, não é possível alterar a opacidade. Por isso, se desejar um resultado mais sutil, talvez seja melhor usar alguma das soluções mostradas anteriormente.

1. Abra o Paint 3D;

2. Clique em Menu;

3. Em seguida, vá em Inserir e selecione a foto na qual deseja colocar a marca d’água;

4. Com a foto aberta no programa, clique em Texto;

Como inserir a marca d'água no Paint

5. Clique sobre a foto e redija o texto da marca d’água. No canto direito da tela, verá as opções disponíveis do recurso de texto. Para aplicá-los, selecione o texto com o mouse antes.

  • Texto em 3D ou em 2D: só fará diferença se for usar o recurso de Vista 3D ou Realidade Mista;
  • Tipo, tamanho e cor da fonte;
  • Estilo do texto: negrito (N), itálico (I) e Sublinhado (S)
  • Preenchimento de fundo: se quiser que o texto tenha um fundo colorido. Nesse caso, deve selecionar o tom desejado no quadrado ao lado.

6. Para posicionar o texto onde desejar, clique sobre a caixa e arraste-a. Para redimensionar a caixa de texto, clique e arraste os quadrados localizados na borda;

7. Ao clicar fora da caixa de texto ou apertar a tecla Enter, o texto é fixado no local onde foi inserido e não poderá mais ser editado;

8. Para concluir, siga o caminho: Menu → Salvar Como → Imagem. Escolha o formato no qual deseja salvar e finalize em Guardar.

Se quiser usar a logo de sua empresa, basta fazer os passos 1, 2 e 3 e, em seguida, repeti-los, mas dessa vez, abrindo a imagem do logo. Depois, é só fazer os ajustes indicados no passo 6 e salvar, como indicado no passo 8.

AppGeek recomenda:

Atualizado em
Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.