Como diminuir o tamanho de foto online em um clique


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Para reduzir o tamanho de uma foto em um clique, seja no celular ou no computador, não é necessário baixar nada. Vários sites oferecem a opção de diminuir online e de graça arquivos em JPEG, PNG e outros formatos de imagem. Assim, poderá enviá-la por e-mail, WhatsApp e onde mais quiser sem se preocupar com as dimensões.

Apesar de não ter um visual muito atraente, o site Compress JPG é bastante prático. Permite diminuir até 20 arquivos ao mesmo tempo em um clique e salvá-los todos de uma vez em um arquivo (.zip) ou individualmente.

1. Abra o navegador de sua preferência no celular ou no computador e acesse o site Compress JPG;

2. Caso precise reduzir o tamanho de um arquivo em PNG, SVG ou GIF, é possível alterar a opção na aba. Se for mesmo um JPG, siga para o passo 3;

captura de tela do site Compress JPEG

3. Clique sobre o botão Enviar e, em seguida, selecione a ou as imagens que deseja reduzir;

4. Aguarde para que o serviço reduza a imagem. O tempo pode variar de acordo com a quantidade de arquivos inseridos e a velocidade de sua internet. No final, será exibido em quantos por cento o serviço foi capaz de diminuir o arquivo;

5. Para fazer o download de cada foto individualmente, vá no botão Baixar, situado abaixo da miniatura. Mas, que quiser obter as versões menores todas de uma vez, opte por Baixar todos.

captura de tela do site Compress JPEG

Como diminuir o tamanho da foto de forma personalizada

Para quem prefere ter mais opções para diminuir o tamanho da foto, listamos ferramentas online que permitem fazer a redução de forma personalizada.

1. Diminuir o tamanho da foto de acordo com o tamanho ou dimensões

O site Bulk Resize Photos permite redimensionar a imagem pelo tamanho (MB ou KB) ou pelas dimensões de altura e largura (em pixels). O serviço promete a redução de até 150 fotos em até 60 segundos. Caso inclua múltiplas imagens, o resultado final é baixado em um arquivo no formato .zip.

1. Abra o navegador de sua preferência no celular ou computador e acesse o site Bulk Resize Photos;

2. Vá em Escolha Imagens e, em seguida, selecione a ou as imagens que deseja reduzir;

3. Na página seguinte, verá um menu com opções de redução da foto. Escolha um dos métodos:

  • Escala: permite indicar em quantos por cento deseja diminuir a imagem em relação ao arquivo original;
  • Tamanho do arquivo: é possível indicar exatamente para qual tamanho quer reduzir a foto. Por exemplo, de 63 KB para 30 KB. Mas leve em conta que, quanto maior a redução, menor a qualidade do resultado final;
  • Dimensões exatas: pode definir, em pixels, a altura e a largura ao mesmo tempo ou separadamente;
  • Longest side: permite reduzir o tamanho a partir do lado maior lado da imagem. Ou seja, se é uma imagem com 600 x 800 px, partirá das novas dimensões selecionadas para o lado de 800 px.

Captura de tela do site de redimensionamento de fotos Bulk Resize

4. Note que, ao clicar sobre cada uma dessas opções, verá os botões Modo Básico, ativado por padrão, e Expert Mode. Se for em Expert Mode, poderá escolher o formato final da imagem (JPEG, PNG ou WEBP) e definir a qualidade que deseja manter;

5. Após fazer todas as escolhas desejadas, toque em Iniciar redimensionamento. Automaticamente, é feito o download do arquivo em seu dispositivo.

O site oferece um modo automático, através do qual gera um link com as suas opções de redimensionamento salvas. Caso queira repetir a redução com as mesmas características em várias outras fotos, copie o link e acesse a página, das próximas vezes, diretamente por ele.

Modo automático do site de redução de imagem Bulk Resized Photos

2. Diminuir o tamanho da foto mantendo a qualidade

O site IMG2Go permite definir o quanto da qualidade original da foto o usuário desejará manter. Quanto maior a qualidade, menos comprimida será a imagem. Em compensação, quanto mais se reduz uma foto, pior tende a ser sua qualidade.

1. Abra o navegador de sua preferência no celular ou computador e acesse o site IMG2Go;

2. Clique em Escolher arquivo para usar uma foto do dispositivo;

  • Também é possível utilizar uma foto inserindo o link (Inserir URL) ou hospedada em sua conta no Dropbox ou Drive.

3. Logo abaixo, o usuário pode realizar as seguintes ações:

  • Escolher o formato em que deseja salvar o arquivo (JPG ou PNG).
  • Definir se prefere uma redução menor, mas com mais qualidade, em Melhor qualidade. Ou maior nível de compressão com uma foto de qualidade inferior, em Menor arquivo;
  • Definir o percentual de qualidade em relação ao original que deseja que seja mantido de forma personalizada, em Qualidade.

ferramentas do site IMG2GO

4. Selecione seu modo preferido, vá em Iniciar;

5. Salve a imagem reduzida em Baixar ou guarde em sua conta no Dropbox ou Drive em Carregar na nuvem.

O serviço permite ainda fazer outros tipos de edição na imagem já com o tamanho diminuído. Entre eles, inserir marca d’água, girar, cortar e até mesmo fazer ajustes no editor de imagens online.

3. Diminuir o tamanho da foto para redes sociais

O site Promo Image Resizer reduz automaticamente a fato nas dimensões necessárias para serem publicadas em redes sociais. Para isso, conta com opções predefinidas para o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras.

1. Abra o navegador de sua preferência no celular ou computador e acesse o site Promo Image Resizer;

2. Clique em Browser para inserir uma foto do dispositivo ou em Import from URL para colar o link de alguma imagem;

Tela inicial do site Promo Imagem Resizer

3. Role a tela para ver a aplicação da imagem nos formatos de diversas redes sociais. Na versão para computadores, há uma aba no lado direito, no qual pode clicar para o ícone da plataforma desejada e ser direcionado automaticamente;

Fomatos de fotos adaptadas para o Instagram no Promo Image Resizer

4. Quando encontrar o formato que deseja coloque o ponteiro do mouse sobre a imagem ou toque sobre se estiver no celular. Será exibido o botão Edit. Toque sobre ele se quiser mudar o enquadramento da imagem ou dar mais zoom;

5. Para baixar a imagem para o dispositivo, vá em Download. O arquivo estará em JPEG.

O serviço permite baixar várias imagens redimensionadas ao mesmo tempo. Para isso, basta marcar o circulo no canto superior direito daquelas que gostar e, depois que todas forem selecionadas, ir em Download selected images. As imagens serão salvas em um arquivo .zip.

Recurso de download de múltiplas fotos do Promo Image Resizer

Por que diminuir o tamanho das fotos?

Diminuir fotos pode ser necessário quando o arquivo é muito grande para enviar através de certos serviços. Ou então se ocupam desnecessariamente muito espaço em seu dispositivo. Algumas imagens têm dimensões gigantescas que não fazem sentido caso só sejam visualizadas em meio digital.

Ao reduzir essas fotografias robustas, em geral, o usuário tem pouca perda de qualidade ao visualizar no smartphone ou computador. A alteração só não é recomendada caso queira fazer uma impressão. Nesse caso, a perda de qualidade, mesmo que não seja em um percentual alto, pode ser sentida.

imagem de um computador aberto em uma tela cheia de fotos

Se ainda assim, precisa compartilhar uma imagem grande que não pode reduzir, há alternativas. Em vez de utilizar os tradicionais e-mail ou o WhatsApp, é possível recorrer a serviços de transferência de arquivos.

Eles permitem fazer o upload do arquivo em seus servidores e geram um link. Quem acessar a URL, poderá fazer o download do material.

Outra forma de compartilhar é hospedando a foto em um serviço de armazenamento na nuvem. Depois, é só dar permissão para as pessoas que deseja que tenham acesso ou simplesmente tornar o link público e compartilhá-lo pelo meio que preferir.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.