10 melhores visualizadores de fotos para substituir o app do Windows


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O visualizador de fotos nativo do Windows 10 não faz muito sucesso entre os usuários do sistema. Principalmente, devido à lentidão para abrir imagens e por ser compatível com poucos formatos. Além disso, os recursos de edição disponíveis são restritos.

Se está em busca de alternativas ao programa, listamos os 10 melhores visualizadores de imagem grátis para baixar no seu PC com Windows. Confira!

1. FastStone Image Viewer

Captura de tela do visualizador de imagem FastStone Image Viewer

Leve e fácil de usar, o FastStone Image Viewer permite visualizar imagens em tela cheia, aplicar zoom, com ver os dados EXIF. A navegação por pasta pode ser feita através de um menu superior. Já as ferramentas ficam disponíveis em uma barra na parte de baixo da tela.

Compatível com dezenas de extensões, oferece ainda recursos de edição. Entre eles, recorte, redimensionamento, remoção de olhos vermelhos e ajuste de iluminação. Também possível fazer slide shows, inserir textos e adesivos nas fotos, entre outras opções.

  • FastStone Image Viewer (grátis): Windows 10, 8, 7, Vista e XP.

2. Winaero Tweaker

Captura de tela do visualizador de fotos do programa Winaero Tweaker

O Winaero conta com, literalmente, dezenas de funções para personalizar configurações e recursos do Windows. Entre eles, está a opção de levar para o Windows 10 o visualizador de Fotos clássico do sistema.

Para isso, abra o programa e pesquise por Photo na caixa de pesquisa. Clique em Get classic apps/ Activate Windows Photo Viewer. Depois, vá em Activate Windows Photo Viewer.

Configurações do programa Winaero Tweaker

Você será encaminhado para as configurações de aplicativos padrão. Clique sobre o app definido em Visualizador de fotos e, na lista que surgir, vá em Visualizador de Fotos do Windows. Sim, ele estará lá nas opções, como nos velhos tempos.

  • Winaero Tweaker (grátis): Windows 10, 8 e 7

3. ImageGlass

Captura de tela do visualizador de fotos ImageGlass

Um dos programas com a interface mais agradáveis em nossa lista. O ImageGlass oferece recursos para quem procura um bom visualizador de imagens, sem extras. O aplicativo permite girar a imagem horizontal e verticalmente, assim como ajustar a largura, altura ou ocupar a tela inteira.

É possível ainda vincular extensões a editores de imagem específicos, como, por exemplo, só abrir PNG no Photoshop. Também pode optar se quer exibir a barra de ferramentas, o painel de miniaturas e o fundo escuro ou quadriculado.

O programa suporta arquivos de mais de 70 formatos, como JPG, GIF, SVG, HEIC e RAW.

  • ImageGlass (grátis): Windows 10, 8.1, 8, SP1, 7

4. JPEGView

Captura de telado visualizador de fotos JPEGView

Leve, rápido e funcional são palavras que podem definir o JPEGView. O app dá destaque à imagem, com a barra de ferramentas com ícone minimalistas e em transparência. Ela só é exibida quando o mouse é passado sobre a parte de baixo da tela. Dados sobre a foto, incluindo um histograma, podem ser visualizados ao clicar na letra i.

Se levar o ponteiro ainda mais abaixo, são exibidas algumas opções interessantes de edição. Entre elas, ajuste de contraste, brilho e saturação, alterações do sombreamento e ferramenta de desfoque. É compatível com os formatos JPEG, BMP, PNG, WEBP, TGA, GIF e TIF.

  • JPEGView (grátis): Windows 10, 8, 7, Vista e XP

5. 123 Photo Viewer

Captura de tela do visualizador de fotos para Windows 123 Photo Viewer

O 123 Photo Viewer se destaca pelo suporte a formatos dificilmente encontrados em outros visualizadores de imagens para Windows, como LIVP, BPG e PSD. O app permite dar zoom com apenas um clique e conta com atalhos de teclas para facilitar o uso.

Além disso, conta com diversos recursos de edição, como filtros, combinação de imagens e inserção de texto. O programa também é compatível com extensões de animação, como GIF, APNG e WebP. O único inconveniente é ter que lidar com o anúncio da versão paga na tela inicial de visualização.

  • 123 Photo Viewer (grátis): Windows 10 e 8.1

6. IrfanView

Captura de tela do visualizador de fotos IrfanView

O IrfanView é um visualizador leve e simples de usar, com botões de fácil acesso para imprimir, cortar parte da imagem e ver informações EXIF. O programa conta com um recurso de conversão de formato, como, por exemplo, de PNG para JPEG facilmente.

Também é possível inserir marca d’água, adicionar bordas e fazer correção de cores. Ainda no que diz respeito à edição, o usuário pode redimensionar e rotacionar o arquivo, aplicar filtros e efeitos e até mesmo trocar uma cor por outra.

O app pode não ser tão intuitivo para quem não tem experiência em edição. Além disso, para usá-lo em português, é necessário baixar e instalar um pacote de idioma disponível no site do desenvolvedor. Mas o processo é rápido.

7. XnView

Captura de tela do visualizador de fotos XnView

O XnView é outra opção de visualizador de fotos que acompanha uma série de recursos adicionais. Apesar de não ser uma das opções mais amigáveis no que diz respeito à usabilidade, é compatível com mais de 500 formatos e permite realizar ações em lote. Entre elas, renomear e converter múltiplos arquivos de uma só vez.

Também é possível redimensionar e cortar imagens, desenhar sobre elas e corrigir olhos vermelhos. Há ainda a possibilidade de ajustar aspectos como brilho, contraste, saturação, nuance, entre outros.

8. HoneyView

Captura de tela do visualizador de imagens HoneyView

Leve e fácil de usar, o HoneyView exibe em destaque as funções básicas esperadas de um visualizador de imagens. Ou seja, zoom in e zoom out, girar a foto e passar para seguinte ou voltar à anterior.

As informações EXIF podem ser acessadas rapidamente através de um botão no topo esquerdo da tela. Além de contar com a conversão de formato de imagens em lote, o programa permite visualizar arquivos zipados sem precisar descompactá-los.

  • HoneyView (grátis): Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP.

9. nomacs

Captura de tela do visualizador de fotos nomacs

O nomacs tem um visual que remete ao clássico Windows Photo Viewer. Portanto, quem gosta do programa da Microsoft, não deverá ter dificuldades em usar esse app. No que diz respeito à visualização propriamente dita, permite alterar o modo entre tela cheia, a 100% ou inicial facilmente.

Também é possível rotacionar, redimensionar e cortar a imagem através dos botões em destaque. O software oferece ainda diversas ferramentas de edição, como ajuste da saturação, criação de ícones para PC, entre outras.

  • nomacs (grátis): Windows 10, 8, 7, Vista, XP e 2000

10. Google Fotos

Captura de tela do Google Fotos

Único visualizador online da nossa lista, o Google Fotos pode ser a opção de escolha de quem gosta de manter todos os arquivos reunidos em um só lugar. O app para celular permite fazer o backup automático das fotos e acessá-las do navegador.

Se quiser, também pode enviar as imagens armazenadas no PC e no Google Drive para a versão web do programa. O serviço conta com pesquisa por temas e lugares e ferramentas simples de edição. Dispõe ainda de montagens automáticas e lembranças do mesmo dia em anos anteriores.

O que pode ser um inconveniente para alguns é a necessidade de conexão com a internet para usá-lo.

  • Google Fotos (grátis): Web

Como definir o novo visualizador de fotos como padrão

O Windows define como visualizador padrão o programa nativo do sistema. Ou seja, ele será usado para abrir todas as fotos quando automaticamente. Para trocar pelo programa baixado, basta seguir os passos abaixo:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre uma imagem e, no menu que abrir, clique em Abrir com;

Definindo aplicativo como padrão para abrir imagens no Windows

2. Por mais que esteja visualizando o programa na lista exibida, opte por Escolher outro aplicativo;

3. Antes de clicar sobre o ícone do programa, marque a caixa ao lado de Sempre usar este aplicativo para abrir arquivo .jpg (ou qual for a extensão da imagem);

Definindo aplicativo como padrão para abrir imagens no Windows

4. Agora, clique sobre o programa e confirme em OK.

Se não encontrar o nome do programa, role a lista até o final e vá em Mais aplicativo. Se, ainda assim, não encontrá-lo, clique em Procurar outro aplicativo neste PC. Na caixa que abrir, digite o nome do programa na barra de pesquisas.

Definindo aplicativo como padrão para abrir imagens no Windows

Ao encontrá-lo, clique sobre ele e, depois, no botão Abrir. Depois, repita os passos acima, que o app estará listado entre as opções de aplicativos.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.