Como tirar print no PC e notebook de 7 formas diferentes


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Para fazer print screen da tela no PC ou notebook com Windows não é preciso instalar qualquer programa. O próprio sistema oferece atalhos de teclado e aplicativos nativos de captura, que permitem “printar” a tela inteira ou apenas parte dela.

O AppGeek mostra 7 formas de dar print no computador facilmente. Confira!

Tirar print com a tecla PrtScn (Print Screen)

Praticamente todos notebooks e computadores de mesa têm a tecla PrtScn (Print Screen) ou com alguma grafia similar, usada como atalho no sistema para realizar captura. O termo, em português, significa impressão de tela.

A tecla pode ser usada sozinha ou em associação com outras para fazer o print. Reunimos a seguir todas as possibilidades.

1. Tecla PrtScn

como tirar print no pc

Abra a janela que deseja capturar e toque sobre a tecla PrtScn. Imediatamente, o conteúdo é copiado para a área de transferência. Isso significa que é possível colar a imagem em qualquer programa compatível, como corpo de e-mail, editor de texto (como Word ou Google Docs) ou de imagem.

Para quem deseja salvar a imagem no computador em uma pasta específica e não tem nenhum programa de edição instalado no PC, a recomendação é colar a captura no Paint. O programa é nativo do Windows e mais simples de usar que softwares de edição avançada, como o Photoshop.

Para usar, digite Paint no campo de pesquisas da barra de ferramentas e clique sobre o ícone do programa para abrir. Então, aperte as teclas Ctrl + V para colar o print. Depois, clique em Arquivo e Salvar como.

tirar print do PC paint

Escolha o formato no qual deseja salvar o print. Pode ser em JPEG, GIF, PNG, TIFF, entre outras opções. Então, é só nomear, escolher a pasta onde deseja guardar e salvar.

2. PrtScn + tecla Windows

como tirar print no pc

A tecla Windows é aquela com o ícone do sistema operacional. Normalmente, fica situada entre as teclas Fn e Alt. Ao combinar as teclas Windows + PrtScn, a tela do PC irá piscar e captura é salva automaticamente na pasta Screenshot.

Se o atalho não funcionar, tente as combinações tecla do Windows + Ctrl + PrtScn ou tecla do Windows + Fn + PrtScn. Para encontrar a captura, acesse a pasta no caminho Meu computador → Imagens → Screenshot.

3. PrtScn + Alt + tecla do Windows

como tirar print no pc

O atalho PrtScn + Alt + tecla do Windows, assim como a dica acima, salva automaticamente a imagem da tela inteira em uma pasta. Nesse caso, o print é guardado no caminho: Meu computador → Vídeos → Capturas.

4. PrtScn + Alt

como fazer print no pc

A combinação das teclas PrtScn + Alt permite fazer a captura apenas da tela do programa em uso. Isso significa que a barra de ferramentas do Windows não aparecerá na imagem. Assim como fundo também não será incluído caso não esteja em tela cheia.

Nesse caso, a imagem não é salva automaticamente. Por isso, para visualizá-la, é preciso colar em um editor de texto, de imagem, e-mail ou usando o Paint, como explicamos na dica 1.

Se o atalho acima não funcionar, tente Alt + Fn + PrtScn.

Usando programas nativos do Windows

5. Através do aplicativo Captura e Esboço

O Captura e Esboço é um programa da Microsoft criado especificamente para a captura de tela. Para abrir, barra digitar o nome do aplicativo na barra de pesquisa do Windows ou usar a combinação de teclas Windows + Shift + S.

como fazer print no PC

No topo da tela, surgirão 5 ícones. O primeiro permite selecionar a zona da captura no formato retangular e o segundo garante um print em um formato livre, de acordo com o que o usuário selecionar.

Já o terceiro ícone garante o screenshot apenas da janela em uso (assim como no passo 3) e o quarto "printa" a tela inteira de uma vez. O quinto é um X para fechar o programa.

Independente da opção que escolher, a imagem é salvo na área de transferência. Ou seja, basta apertar as teclas Ctrl + V para colar em programas compatíveis. Mas, se preferir, clique sobre a notificação que surge no canto direito da tela logo após o print para fazer edições simples.

Entre os recursos estão caneta esferográfica, marcador de texto e lápis para fazer anotações. Há ainda opção de recorte e ferramentas de régua e transferidor.

6. Com a Ferramenta de Captura

A Ferramenta de Captura é uma espécie de versão precedente do programa de Captura e Esboço citado acima. O recurso existe desde o Windows Vista e, apesar de ser mais simples, é mais uma possibilidade de tirar print de forma nativa no sistema.

fazer print no pc

Para usar, basta digitar captura na barra de pesquisa do Windows e clicar sobre o ícone do programa nos resultados da busca. Então, acesse o programa que deseja printar e clique sobre a Ferramenta de captura, minimizada na barra de ferramentas.

Então, clique em Novo. Depois, é só selecionar a área da tela que desejar. O software também oferece formato de captura retangular, livre, tela cheia ou da janela em uso.

7. Com a Barra de Jogo

A Game Bar do Windows é uma ferramenta pouco conhecida, mas pode ser bastante útil. A plataforma foi desenvolvida para facilitar o acesso a diversos recursos enquanto o usuário joga algum game.

como fazer print no pc

Para acessar a Game Bar, basta apertar a combinação tecla do Windows + G. Na seção Capturar, clique sobre o ícone de uma câmera fotográfica para fazer o screenshot. A imagem é automaticamente armazenada na pasta Capturas, no caminho Meu computador → Vídeos → Capturas.

E para gravar a tela do PC?

Há duas formas de filmar a tela do Windows: através da Game Bar ou fazendo o download de programas terceiros. O AppGeek mostra o caminho com o artigos sobre como gravar a tela do PC sem aplicativos no Windows 10. Confira também a lista com os melhores gravadores de tela para computadores fracos.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.