Como dividir tela do PC em 2 partes ou mais no Windows


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Windows permite dividir a tela do PC em duas partes ou mais sem precisar baixar nenhum programa. O processo é simples e proporciona o uso de cada uma das janelas lado a lado, de forma independente. Confira a seguir como usar a tela dividida no Windows 10, 8 e 7.

Windows 10

O Windows 10 tem um recurso chamado Snap Assist, que permite dividir a tela facilmente, ao arrastar as janelas para as extremidades. Se preferir, também pode usar uma combinação de teclas.

Para facilitar o processo explicado abaixo, sugerimos que abra previamente os programas que quer usar nessa divisão de tela.

Para dividir a tela em 2 partes

1. Em um dos programas que deseja usar clique e mantenha clicado em uma parte vazia no topo da janela. Em seguida, arraste a janela para o canto direito ou esquerdo da tela, até não conseguir mais mover. Então, solte-a;

Como arrastar a janela para dividir a tela no Windows 10

  • Se preferir, pode clicar na janela para selecionar e, depois, apertar a tecla do Windows (com o ícone do sistema) + tecla de seta para direita ou esquerda simultaneamente. A direção da seta será para onde a janela será posicionada.

2. Note que, ao lado da janela que se moveu, aparecerão as outras janelas que estão abertas em miniatura. Clique sobre aquela que deseja usar do outro lado da tela;

  • Caso haja apenas duas janelas em uso, a tela poderá ser dividida em duas automaticamente.
  • Se as miniaturas não aparecerem, basta clicar sobre o outro programa que deseja usar e repetir o passo 1 para o lado oposto. Ou então, pressionar a tecla Windows + a tecla de seta para o lado oposto do que uso na primeira divisão.

3. Se quiser, é possível ajustar o tamanho das janelas. Basta posicionar o ponteiro do mouse na linha entre as duas telas. O ponteiro mudará para o ícone de uma seta para cada lado. Então, clique e arraste para a direita ou esquerda.

Área onde é possível ajustar as janelas

O conteúdo deverá se ajustar automaticamente. Se isso não ocorrer, é possível fazer o ajuste manualmente, ao clicar e arrastar na divisão de cada uma das partes.

Para dividir a tela em 3 ou 4 partes

Dividir a tela do windows em 3 ou 4 partes

O processo para dividir a tela em 3 ou 4 é praticamente o mesmo. Depois de dividir a tela em duas, deve clicar sobre uma das janelas e apertar, simultaneamente, a tecla Windows + tecla de seta para cima ou para baixo.

Assim, a janela ficará posicionada no quadrante inferior ou superior da tela. Se não conseguir de primeira, pressione novamente o atalho de teclas, até visualizar a janela no local desejado. Depois, repita o processo com as outras 2 ou 3 janelas.

Windows 8 e Windows 7

No Windows 8, 8.1 e 7, o processo de divisão de tela do computador ou notebook é praticamente igual àquele no Windows 10. É necessário clicar em uma parte vazia no topo da janela do programa que deseja usar e manter clicado. Em seguida, deve arrastá-la para direita ou esquerda até não conseguir mais empurrar.

Se preferir, também poderá usar o atalho tecla do Windows + seta para direita ou esquerda.

A diferença é que, nessas versões, o sistema não exibe as miniaturas das janelas quando a primeira é ajustada em um dos lados. Por isso, é necessário repetir o processo com o aplicativo que ficará lado oposto.

No caso do Windows 8.1, existe ainda a opção de exibir mais de dois blocos. Ao arrastar a janela de um programa na linha divisória entre as duas telas, surgirá um terceiro bloco.

Divisão de tela no Windows 8.1
Divisão de tela no Windows 8.1 (Reprodução/ Microsoft)

O modo de redimensionar as janelas é o mesmo do Windows 10: basta clicar na linha divisória e arrastar. Não há, no entanto, o recurso de reajuste automático das telas, como na versão mais recente do sistema.

Pela barra de ferramentas

Opção de exibir janelas lado a lada do barra de ferramentas do Windows

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas, surgirá um menu com opções. Ao optar por Mostrar janelas lado a lado, o sistema irá organizar aquelas abertas de modo que todas sejam exibidas na tela de uma vez.

Se muitos programas estiverem sendo usadas de uma vez, a experiência pode ser um pouco caótica. O recurso está disponível no Windows 7, 8 e também no Windows 10.

Divisão de tela no navegador

Se quer usar somente o navegador com a tela dividida, pode optar por aplicativo que ofereça o recurso de forma nativa e descomplicada. O Vivaldi é umbrowser que se destaca por suas opções de personalização e por permitir dividir a tela em vários painéis independentes.

Tela do navegador dividida em 2

Para dividir em duas telas

1. Abra o Vivadi e acesse os sites que desejar. Em seguida, clique sobre o ícone de um retângulo, na parte de baixo do programa;

Tela dividida no Vivaldi

2. No menu que abrir, opte por Tile Vertically, para que os sites fiquem lado a lado. Ou então por Tile Horizontally, para exibi-los um embaixo do outro. As duas últimas abas acessadas serão aquelas exibidas.

Para dividir em mais de duas telas

Tela do dVivaldi dividida em várias partes

1. Abra o Vivadi e acesse os sites que desejar;

2. Agora, deverá selecionar as abas que deseja que estejam na tela compartilhada. Para isso, mantenha a tecla Ctrl pressionada, enquanto clica sobre as abas. As opções escolhidas aparecerão envolvidas com linhas tracejadas;

3. E seguida, clique sobre o ícone de retângulo, na parte inferior da tela e opte por Tile to Grid;

Dividindo a tela do navegador em várias partes

4. Independentemente da quantidade de abas, é possível ajustar o tamanho de cada uma individualmente. Basta posicionar o ponteiro do mouse em uma das extremidades e, ao vê-lo mudar para a forma de duas setas, clicar e arrastar para onde quiser.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.