Conheça os 7 melhores aplicativos grátis para gravar a tela do PC


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Uma das principais dúvidas para quem deseja criar tutoriais na internet, gravar a tela do PC é uma maneira interessante de fazer com que as pessoas entendam o que está sendo explicado. Por isso, o AppGeek selecionou alguns dos melhores programas e aplicativos da atualidade para a tarefa. Confira a seguir como é rápido e fácil começar a armazenar as imagens geradas no seu computador agora mesmo:

1. CamStudio

CamStudio

Com o CamStudio, é possível gravar tudo o que acontece na tela do seu computador, incluindo som, e dá para adaptar suas gravações de várias formas.

Uma das funções mais interessantes do software é a captura de webcam, que pode ser acionada ao mesmo tempo em que se grava a tela do PC, para que você possa aparecer. Também dá para ativar ou desativar o cursor do mouse sempre que quiser.

O CamStudio traz ainda a opção de fazer anotações sobre imagens, além de facilitar a criação de legendas. Há também a função de gravar apenas parte da tela, caso pretendido, assim o restante da sua área de trabalho não aparece nas gravações.

Outro ponto bastante atrativo é poder modificar a velocidade com que sua tela será gravada, com acesso a quantos quadros por segundo estão sendo guardados.

No fim, o programa salva o arquivo em AVI, sendo possível exportá-lo em SWF, que é uma versão um pouco mais leve do seu vídeo, para que o Flash Player exiba sua produção em uma página da web.

Para baixar o CamStudio, clique aqui.

2. Ezvid

Ezvid

Além de um programa para gravar a tela do computador, o Ezvid vem com um simples editor de vídeo, que permite fazer cortes e transições nas suas gravações, assim como inserir textos entre dois clipes.

O programa também conta com opções musicais, caso queira incluir uma trilha sonora no seu vídeo. Também é possível gravar sua própria narração, fazer ajustes na velocidade de reprodução e adicionar outros vídeos e imagens, não apenas as telas gravadas.

Bastante popular entre youtubers que produzem tutoriais para jogos, com o app dá para fazer upload do vídeo direto para o YouTube.

Para baixar o Ezvid, clique aqui.

3. Webinaria

Webnaria

Muito simples de usar, o Webinaria permite gravar a tela inteira do seu PC, apenas uma parte ou até mesmo uma simples janela. Além disso, também é possível escolher a velocidade da gravação em três opções: 5, 10 ou 15 quadros por segundo.

Com poucas, mas importantes funções, o aplicativo permite gravar áudios para serem incluídos no produto final posteriormente. Ainda dá para editar o vídeo para incluir imagens da webcam ou mesmo textos entre um clipe e outro.

Depois de instalar o Webinaria, não há segredos: basta começar a usar e então compartilhar seus vídeos onde quiser. As gravações são guardadas no formato AVI.

Para baixar o Webinaria, clique aqui.

4. Krut Computer Recorder

Krut Computer Recorder

Com diversas funcionalidades, o Krut é uma opção que traz muitas vantagens, sendo uma delas a integração do som do microfone e imagem simultaneamente.

Além disso, o app conta com uma função bastante interessante: o "Siga Mouse", que grava uma pequena área ao redor do cursor, escondendo o restante da sua área de trabalho.

Ainda é possível exportar o vídeo em três opções: duas em MOV (uma com vídeo e outra com áudio e vídeo) e uma em WAV, só com o áudio. Com essas opções, o Krut assegura uma maior flexibilidade caso você queira editar o vídeo posteriormente.

Para baixar o Krut, clique aqui.

5. Movavi

Movavi

Com ferramentas poderosas, o Movavi é um dos softwares para gravar a tela do PC mais populares entre os internautas. Com um amigável editor de vídeos, dá para fazer cortes e transições, adicionar músicas às suas gravações, assim como criar filtros, alterar contraste ou inserir slides.

Outra possibilidade muito interessante é a criação de GIFs com partes do seu vídeo, que podem ser feitos em segundos para você compartilhar nas redes sociais.

Voltado para quem não tem muito domínio sobre edição de vídeo, o Movavi é muito fácil de aprender a usar, levando apenas 20 minutos para dominar praticamente todas as funcionalidades do programa, inclusive tornando possível a criação de vídeos profissionais.

Para baixar o Movavi, clique aqui.

6. Rylstim Screen Recorder

Rylstim

Se você está procurando apenas por um simples gravador de tela para o seu PC, o Rylstim Screen Recorder é o programa certo. Bastante compacto na interface e nas funções, com este aplicativo basta clicar no botão de iniciar gravação e depois salvar o vídeo em AVI.

Por ser bastante simples, o Rylstim Screen Recorder não permite a gravação do som do seu microfone ou de imagens capturadas pela webcam, tendo as principais funções relacionadas somente aos cliques do mouse.

Perfeito para quem quer apenas gravar a tela do PC, sem preocupações ou interesse em funções complexas.

Para baixar o Rylstim Screen Recorder, clique aqui.

7. Gravador de Tela da Apowersoft

GravadorTelaApowersoft

Um dos aplicativos mais fáceis de se usar (por contar com uma versão online e outra para o Desktop), o Gravador de Tela da Apowersoft é leve e basta um clique para começar a gravar a tela do seu PC. Muito simples, após a gravação, basta fazer upload do vídeo para a nuvem e então compartilhar onde quiser.

O aplicativo salva o produto final em diversos formatos, como MP4, AVI, FLV, MPEG, GIF, entre outros, além de trazer a opção de incluir as imagens captadas pela sua webcam na gravação.

Para usar a versão online, o usuário só precisa baixar um "laucher" no site do desenvolvedor, que será o pontapé inicial para a gravação da sua tela. Se preferir, também pode escolher a versão de Desktop para ter a interface completa do programa na sua área de trabalho.

Com a facilidade de utilização, o Gravador de Tela da Apowersoft assegura gravações de alta qualidade.

Para fazer o download, clique aqui.

Agora, se quiser, também explicamos como gravar a tela do celular! E se quer saber como fazer para editar seus vídeos de uma maneira rápida e eficaz, dá para fazer isso no celular: indicamos os 7 melhores editores de vídeo gratuitos para Android e iPhone. Confira!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre outros assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.