10 aplicativos para gravar a tela do PC de graça em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Há uma série de programas que permitem gravar a tela do PC de graça e em poucos cliques. Esses gravadores de tela são capazes de registrar o áudio, destacar o cursor do mouse e até mesmo exibir simultaneamente sua webcam.

São boas opções para capturar aulas online, videoconferências ou mesmo criar o seu próprio tutorial para postar em plataformas de vídeo, como o YouTube. A lista a seguir reúne sofwares para Windows e macOS.

Atenção: antes de gravar uma conversa em vídeo é preciso solicitar a autorização das pessoas envolvidas. No caso de aulas hospedadas em plataformas de vídeo, confira se a reprodução das mesmas é permitida pelos direitos autorais.

1. ApowerRec

Imagem de divulgação do programa de gravação de tela ApowerRec

O gravador de tela da Apowersoft permite a captura de áudio tanto do PC quanto do microfone e a exibição em simultâneo da imagem da webcam. O programa oferece a opção de gravar apenas uma área ou a tela inteira.

O usuário pode fazer anotações e edições simples em tempo real ou deixar para fazer os ajustes depois. O vídeo pode ser salvo como MP4, WMV, AVI, ASF, FLV, MPEG, VOB e GIF, no próprio computador ou na nuvem, sem marca d'água.

A versão gratuita para desktop impõe limite de tempo de gravação de apenas dois minutos. Para mais que isso, é necessário aderir ao plano pago ou optar pela edição online do programa, que conta com as mesmas funcionalidades.

  • ApowerRec (grátis, com opção de assinatura premium): Windows 7, 8 e 10 | macOS X 10.10 e versões mais recentes.
  • ApoweRec online (grátis): web. Requer o download prévio de um launcher, antes de usar pela primeira ver.

2. Ezvid

captura de tela do programa de gravação de tela do PC EZVid

O gravador de Ezvid oferece recursos como gravação de áudio, anotações em tempo real e captura total ou de apenas parte da tela. O app conta ainda com a opção de ativar a webcam.

Além de salvar os resultados automaticamente em HD, garante o compartilhamento do conteúdo diretamente em seu canal no YouTube. O programa é acompanhado de um simples editor, que permite fazer cortes e transições nas gravações.

Há também opções de incluir músicas, gravar sua própria narração, fazer ajustes na velocidade de reprodução, entre outras. O conteúdo pode ser salvo nos formatos PNG, JPG, BMP, GIF, MOV e WMV.

  • Ezvid (grátis): Windows XP, Vista, 7, 8 e 10

3. Webinaria

Captura de imagem do programa de gravação de tela Webinaria

O Webinaria entra nesta lista por ser um app leve, compatível com versões antigas do Windows. E, ainda assim, oferecer todos os recursos básicos necessários para a captura de tela. Apesar do visual antiguinho, permite gravar a tela inteira, apenas uma janela ou somente uma parte da imagem.

Também é possível selecionar a velocidade da gravação: 5, 10 ou 15 quadros por segundo. O editor que acompanha o programa pode não ser dos melhores, mas conta com opções como inserção de áudio e a sobreposição da imagem da webcam.

Para facilitar, oferece atalhos para iniciar, pausar e encerrar a gravação, assim como ocultar suas ferramentas enquanto a captura é feita. Os vídeos são salvos no formato AVI.

  • Webinaria (grátis): Windows 98, 2000, XP, Vista, 7, 8 e 10

4. Movavi

Imagem de divulgação do programa de gravação de tela movavi

O Movavi se destaca por ser fácil de usar e permitir gravar o áudio juntamente com a captura da tela ou separadamente. O usuário pode optar por ativar a webcam, assim como adicionar efeitos no cursor do mouse e em cliques. Outro diferencial está na possibilidade agendar as gravações para a hora que precisar.

Os vídeos podem ser salvos em HD nos formatos AVI, MP4, MOV e MKV. A versão gratuita insere marca d'água e não permite a inclusão de descrição de hashtags e descrição caso poste o vídeo diretamente no YouTube.

  • Movavi (grátis com limitações): Windows 7, 8 e 10 | macOS 10.10 ou superior

5. OBS: Open Broadcaster Software

Imagem de divulgação do programa de streaming de games OBS

O OBS: Open Broadcaster Software é famoso por sua compatibilidade com serviços de streaming, como Twitch, Facebook Gaming, YouTube, entre outros. O programa permite a captura tela e da webcam ao mesmo tempo, assim como do áudio.

O usuário pode recorrer a recursos de melhorias de imagem e efeitos de transição, filtros, correção de cor e fundo verde (chromakey). Também é possível fazer edições simples de som, que incluem a supressão de ruídos indesejados.

Tanto os streamings quanto as capturas são feitos em alta resolução e é possível gravar a tela toda ou somente parte dela. Os desenvolvedores recomendam salvar o vídeo nos formatos FLV ou MKV, considerados mais estáveis e menos sujeitos a erros.

  • OBS: Open Broadcaster (grátis): Windows 8, 8.1 e 10, macOS 10.13 ou superior e Ubuntu 14.04 ou posterior.

6. Xbox Game Bar

Imagem de divulgação do xbox game bar

Como gravar a tela do PC sem aplicativos no Windows 10

A barra de jogo é uma ferramenta nativa do Windows 10. Isso significa que está disponível nos computadores dos usuários que utilizam essa versão do sistema. O recurso oferece widgets e atalhos para que sejam feitas capturas e compartilhamento de tela, sem atrapalhar enquanto joga.

A game bar pode ser acessada através do atalho tecla do Windows + G. É possível gravar a tela com ou sem áudio e optar por exibir ou não os cliques. Os vídeos são salvos no formato MP4.

7. Free Cam

Imagem de divulgação do programa de gravação de tela Free Cam

O Free Cam é um programa simples de usar, mas que reúne diversos recursos úteis. O software permite gravar a tela inteira ou apenas parte dela, bem como o áudio do microfone e do computador.

Para facilitar a visualização do que é demonstrado, oferece o recurso de destaque do cursor do mouse e som dos cliques. No entanto, não conta com a opção de gravação em simultâneo da imagem da webcam.

O resultado final é salvo em HD, no formato WMV. Mas, se preferir, o usuário tem a opção de compartilhá-lo facilmente no YouTube. O aplicativo dispõe ainda de um editor de vídeo integrado, que permite excluir partes indesejadas e fazer melhorias no áudio.

  • Free Cam (grátis): Windows 10, 8, 7, Vista e XP

8. ShareX

Imagem de divulgação do programa de captura de tela ShareX

O ShareX se destaca por permitir inserir sua própria marca d'água gratuitamente nos vídeos. No que diz respeito à gravação de tela propriamente dica, oferece captura de tudo o que é exibido ou somente de determinada janela.

O usuário pode ainda optar por exibir ou não o cursor do mouse e usar ferramentas para desenhar na tela em tempo real. Também é possível incluir fotos, vídeos e músicas, seja do computador ou de algum site.

O resultado pode ser salvo na máquina em MP4 ou GIF ou compartilhado facilmente com diversos serviços online.

  • ShareX (grátis): Windows 7, 8.1 e 10.

9. ScreenRec

Screenrec

O ScreenRec é um programa que se destaca por oferecer 2 GB gratuitos de armazenamento na nuvem para guardar suas capturas de vídeo. Os desenvolvedores garantem que o conteúdo é protegido por criptografia.

No que diz respeito à gravação, oferece recursos de anotações em tempo real, bem como gravar o áudio e o exibir a imagem da webcam. Também é possível capturar o display inteiro ou apenas parte dele e incluir destaque para o cursor do mouse.

Além disso, permite não só compartilhar um link seguro do vídeo. E ainda acompanhar as estatística, com indicadores de visualizações e tempo médio da audiência.

  • ScreenRec (grátis): Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista, XP | Linux

10. Loom

Imagem de divulgação da extensão para Chrome de captura de tela Loom

Diferente dos demais, o Loom é uma extensão para Chrome, sendo, por isso, compatível com todos os sistemas operacionais. Mas isso não significa que não seja uma ferramenta completa. O aplicativo garante a captura simultânea da tela e da imagem da câmera, apenas da tela ou somente da webcam.

O áudio é opcional e, para desativá-lo, basta desligar a chave ao lado do item. Não há limite de tempo para os vídeos, que são salvos em HD. No entanto, usuários do plano gratuito podem armazenar, no máximo, 25 gravações na plataforma de hospedagem na nuvem do serviço.

  • Loom (grátis, com opção de plano pago): Chrome

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.