Os 6 melhores programas para gravar CD, DVD e Blu-Ray em 2018


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Apesar de hoje em dia termos diversas maneiras de guardar dados, vídeos e fotos, como plataformas de armazenamento em nuvem, pen drives e HDs externos, gravar CD, DVD e Blu-Ray ainda é muito útil para muita gente.

Uma das grandes vantagens de se guardar conteúdos nesse tipo de mídia é a possibilidade de manter o dispositivo físico em um local seguro por muito tempo, até mesmo anos. Por isso, para auxiliar na tarefa, o AppGeek escolheu os melhores gravadores de mídia em disco para você. Confira!

1. StarBurn

StarBurn

Um dos programas mais simples para gravar CDs, DVDs e Blu-Rays, o StarBurn é poderoso. Dá para copiar e masterizar seus discos, contando com todas as opções necessárias para a tarefa, em uma interface muito fácil de usar.

Com o StarBurn, você pode gravar dados, músicas, fazer cópias de CD ou DVD e extrair faixas de áudio, podendo até mesmo convertê-las nos formatos MP3 e OGG.

Para deixar a experiência do usuário ainda mais agradável, o aplicativo disponibiliza tudo o que você precisa na janela inicial, facilitando a tarefa de encontrar as principais opções para as suas gravações.

Gratuito, mas completo, o StarBurn é uma das opções mais atrativas se comparada com programas pagos. É um programa leve e tem todas as funcionalidades necessárias para um bom gravador de CD, DVD e Blu-Ray.

Para baixar o StarBurn, clique aqui.

2. CDBurnerXP

CDBurnerXP

Um dos programas mais leves na lista, o CDBurnerXP traz as funções mais conhecidas de um gravador de mídia, e uma das opções mais atrativas é o "On the Fly", que copia um disco diretamente para outro.

Disponível em diversos idiomas, no CDBurnerXP dá para converter imagens de BIN e NRG para ISO, sendo possível ainda a criação de discos inicializáveis. Isto porque o aplicativo apresenta um bom desempenho e está constantemente corrigindo bugs e fazendo melhorias de sistema. A interface é simples e intuitiva, dando a liberdade necessária para as suas gravações de CDs, DVDs e Blu-Rays.

Para mais, quando você copia um disco a partir de outro, as informações como capa e detalhes relevantes são mostradas em uma "pré-visualização", para que saiba exatamente o que está sendo guardado no novo disco. Ainda dá para editar esses dados, sendo possível juntá-los em uma única página para ter um panorama dos pormenores a serem gravados no disco.

Para baixar o CDBurnerXP, clique aqui.

3. ImgBurn

ImgBurn

Com suporte a diversos formatos de vídeo e áudio, o ImgBurn é uma ferramenta poderosa. Com o aplicativo, você grava discos de áudio, vídeo, dados para armazenamento, entre muitas outras opções.

Um aplicativo muito flexível no que toca às funcionalidades, com uma interface fácil de entender. O ImgBurn traz ainda vários recursos, principalmente para a gravação de DVDs e Blu-Rays, pois tem suporte aos drives de vídeo mais recentes, sem a necessidade de atualização manual, pois a ferramenta faz isso automaticamente.

Perfeitamente desenvolvido para que você possa começar a fazer gravações de CDs, DVDs e Blu-Rays assim que finalizar a instalação do software. E outro ponto muito atrativo: é 100% gratuito, sugerindo apenas que você não use o app para fazer cópias ilegais de conteúdos com direitos autorais.

Para baixar o ImgBurn, clique aqui.

4. Ashampoo Studio

Ashampoo Studio

Muito bem avaliado na internet, o Ashampoo Studio apresenta duas características que estão sempre em foco para quem quer gravar discos: a velocidade no processo e a quantidade de opções para executar a tarefa.

Com todas as funções necessárias para gravar CDs, DVDs e Blu-Rays, o Ashampoo Studio é rápido e prático. O processo para iniciar suas atividades é muito simples e a interface é bastante amigável, o que facilita o trabalho.

Além disso, o aplicativo permite copiar arquivos de discos diretamente para o computador de maneira rápida, perfeito para quem quer passar conteúdos de antigas mídias físicas e armazená-las digitalmente, e vice-versa.

Outra opção muito interessante é poder proteger os arquivos gravados com senhas pessoais, o que garante segurança extra caso não queira que o conteúdo nas suas mídias seja acessado por qualquer pessoa.

Apesar destas funções estarem disponíveis na versão gratuita do aplicativo, na versão paga há muitas outras, sendo que a premissa do Ashampoo Studio é oferecer toda a gama possível para as suas gravações em disco.

Para baixar o Ashampoo Studio, clique aqui.

5. Nero Burning ROM

NeroBurningROM

Provavelmente o programa mais conhecido para gravar CDs e DVDs, o Nero é uma ferramenta completa para a gravação de mídia em discos. Com uma gama de recursos enorme, assegurando todas as atividades relacionadas à tarefa, o Nero ainda consegue ser muito simples, com uma interface intuitiva e amigável.

Por isso, gravar um disco com o Nero é algo fácil, que pode ser feito rapidamente e sem complicações assim que o aplicativo é iniciado.

Dá para escolher que tipo de gravação quer fazer, podendo escolher entre opções que vão desde simples armazenamentos de dados a CDs de música, que podem funcionar em diversos dispositivos.

Para o processo de criação de mídia, o Nero deixa que você personalize exatamente como quer o resultado final. Além disso, se você não quer lidar com funções complicadas ou que demandem muito tempo, é só escolher o que quer guardar no disco e clicar no botão para iniciar a gravação. O Nero já vem com as funcionalidades mais utilizadas ativadas.

O Nero Burning ROM é uma ferramenta paga, mas dá para usar gratuitamente por 15 dias, antes de decidir comprá-la.

Para baixar o Nero Burning ROM, clique aqui.

6. Alcohol 120%

Alcohol 120%

Talvez um dos programas mais completos, o Alcohol 120% disponibiliza diversas funções interessantes, como criar ambientes virtuais sem precisar iniciar uma gravação, emulando discos e arquivos em ISO.

Com suporte em tempo real ao drive óptico, o Alcohol 120% tem motores de leitura e gravação. Além disso, com a criação de um ambiente virtual, o aplicativo permite que você saiba como ficará o resultado final ao gravar a mídia em um disco.

Assim, dá para saber exatamente como ficará o seu CD/DVD/Blu-Ray antes de iniciar o processo de gravação, o que é ótimo para poupar tempo e acalmar os nervos dos perfeccionistas.

Outra funcionalidade interessante é ter a ajuda do próprio aplicativo logo na tela inicial. De forma intuitiva, no Alcohol 120% você tem disponíveis ícones que o guiam facilmente pelos processos de criação de imagem em disco.

Com um assistente próprio, dá para aprender rápida e facilmente tudo o que você precisa para começar suas gravações.

Também pago, o Alcohol 120% tem um período gratuito para que faça um teste antes de decidir comprá-lo.

Para baixar o Alcohol 120%, clique aqui.

Proteja suas mídias

Muitas pessoas gostam de gravar CDs, DVDs ou Blu-Rays a fim apenas de armazenar dados e conteúdos. No entanto, vale citar que é importante ter uma cópia em outros formatos: na nuvem, em HDs ou outros dispositivos. Isto porque, como deve lembrar, as mídias físicas podem acabar danificadas ou até mesmo perdidas.

Por isso, cuide bem dos seus discos, mas seja precavido para que, no futuro, não tenha dor de cabeça quando precisar encontrar projetos pessoais gravados em um CD que já não funciona mais.

Agora que já sabe quais são os melhores gravadores de disco para o seu PC, saiba como baixar vídeos com o iPhone ou baixar vídeos do Instagram. E se o seu negócio é mesmo música, conheça 7 sites para baixar músicas grátis legalmente!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre outros assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.