7 melhores programas para gravar CD, DVD e Blu-Ray em 2022


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Gravar conteúdos em CD, DVD e Blu-Ray ainda é útil para muita gente. Uma das vantagens de adotar mídias físicas está na possibilidade de mantê-las em um local que considera seguro. Além disso, há quem prefira não deixar seus dados exclusivamente nas mãos de terceiros e escolhe fazer também um backup físico.

Se é o seu caso, preparamos uma lista com os melhores gravadores de mídia em disco para você. Confira!

CDBurnerXP

Imagem de divulgação do gravador de DVD e CD CDBurnerXP

Apesar do visual pouco moderno, o CDBurnerXP pode ser considerado uma das melhores opções para quem busca por um programa leve e fácil de usar. O software grava CD, DVD, Blu-Ray e HD-DVD e é compatível com os principais formatos de mídia.

É possível gravar CDs de áudio com ou sem intervalo entre as faixas e até mesmo fazer capas simples para o álbum. O aplicativo oferece também a possibilidade de converter imagens de BIN e NRG para ISO e criar discos inicializáveis (bootáveis).

  • CDBurnerXP (grátis): Windows 10/8/7/Vista/XP/2000

Ashampoo Burning Studio Free

Imagem de divulgação da tela do gravador de CD para Windows Ashampoo Burning Studio Free

O Ashampoo Burning Studio Free é um gravador de CD, DVD e Blu-Ray que se destaca por ser simples de usar. Através da sua interface amigável traduzida para o português, é possível usar os recursos de gravação de discos de dados, de áudio e de filmes.

O programa também descomplica o processo de backup em mídia física, com a divisão automática caso a cópia de segurança seja muito grande. O usuário consegue proteger as informações com senha, evitando que sejam acessadas por terceiros.

Se estiver interessado em gravar itens do disco para o PC, o software permite ripar as mídias em poucos cliques, assim como transformá-las em arquivo ISO sem complicações.

  • Ashampoo Burning Studio Free (grátis): Windows 11/10/8/7

Nero Burning ROM

Imagem de divulgação do gravador de disco Nero Burning Rom

O Nero Burning ROM é um dos pioneiros no que diz respeito à gravação de discos. É claro que o software evoluiu ao longo dos anos e, atualmente, conta com uma interface mais amigável e recursos variados.

É possível controlar cada aspecto da gravação do CD, DVD ou Blu-Ray, para deixá-la exatamente do seu jeito. No caso de CDs de áudio, os desenvolvedores prometem um som superior ao original, graças à tecnologia de melhoria automática.

O usuário consegue ainda ripar CDs e transformar o áudio em MP3, criar arquivos ISO, bem como copiar e duplicar discos rapidamente. Arquivos de dados são protegidos por criptografia de 256 bits e podem ser protegidos por senha.

  • Nero Burning ROM (pago, mas pode ser testado por 30 dias): Windows 11/10/8/8.1/7

ImgBurn

Imagem de divulgação do gravador de discos ImgBurn

O ImgBurn é uma ferramenta leve e poderosa, compatível com diversas extensões de arquivos. Fácil de usar, permite gravar CD, DVD, HD DVD e Blu-Ray em poucos passos.

Além de áudio e vídeo, o programa oferece opção para salvar seus dados em disco e criar imagem ISO. O aplicativo conta ainda com recursos avançados, como velocidade de gravação automática e tela de seleção de quebra de camada para DVDs de camada dupla.

Sim, o software é grátis, leve, compatível com todas as versões do Windows e cheio de funcionalidades, mas, não é perfeito. O instalador tenta baixar junto apps que o usuário não solicitou. Portanto, durante a instalação, fique atento para desmarcar as opções não desejadas.

  • ImgBurn (grátis): Windows 10/8/7/Vista/XP/2000/98/95

BurnAware

Imagem de divulgação do programa BurnAware

O BurnAware é indicado tanto para usuários domésticos como para profissionais. O software é compatível com CDs, DVDs e Blu-Ray de todos os tipos, incluindo discos de dupla camada e M-Disc.

É possível criar mídias de dados padrão e inicializáveis e CDs de áudio de alta qualidade, assim como de MP3, BDMV e AVCHD.

As versões pagas oferecem ainda recursos como gravar imagens ISO em várias unidades simultaneamente e recuperar arquivos de discos ilegíveis. O usuário também consegue extrair faixas de CDs de áudio bem como copiar disco para disco usando cópia direta.

  • BurnAware (grátis, mas conta com versão paga): Windows 11/10/8/7/Vista/XP

AnyBurn

Imagem de divulgação do gravador de cd, dvd e blu-ray AnyBurn

O AnyBurn se descreve como um soffware de gravação de CD, DVD e Blu-Ray profissional gratuito. O programa permite produzir discos de áudio a partir dos principais formatos digitais, assim como ripar CDs e transformá-los em MP3, WAV, WMA, entre outras extensões.

O usuário pode ainda fazer o backup de arquivos e pastas inteiras e criar arquivo ISO do disco ou do HD. O aplicativo também pode ser usado para criar pen drive bootável para Windows e Linux.

  • AnyBurn (grátis): Windows 10/8/7/Vista/XP/2000

WinX DVD Author

Imagem de divulgação do gravador de DVD WinX DVD Author

O WinX DVD Author é um programa dedicado à criação de DVDs e, por isso, reúne recursos específicos para a função. O software é compatível com praticamente todos os formatos de vídeo, inclusive analógicos, como PAL e NTSC.

É possível criar menu e separar o conteúdo por capítulos. O app conta também com ferramenta integrada de corte de cenas indesejadas e a opção de baixar vídeos do YouTube. Há ainda recurso para inserir legendas.

O material pode ter formato de TV padrão ou widescreen e ser salvo em alta definição. No que diz respeito ao áudio, oferece suporte total para áudio Dolby Digital AC-3.

  • WinX DVD Author (grátis): Windows 10/8/7

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.