8 melhores programas para fazer slide no PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Quem precisa de um programa para fazer slide pode contar com diversas opções, seja para baixar no computador ou usar online no navegador. Há ferramentas que permitem criar apresentações com texto, música, fotos e vídeos. Em muitas delas, nem sequer é preciso ter experiência em apps do gênero para fazer bonito. Confira!

1. Prezi

Imagem de divulgação do app online de apresentação Prezi

O Prezi pode ser a opção ideal para quem quer criar apresentações dinâmicas. Os slides realizam movimentos inteligentes e aplicam zoom que direcionam o olhar para o que importa. Há diversas opções de templates prontos totalmente editáveis, nos quais consegue inserir gráficos, vídeos do YouTube e fotos.

O plano gratuito (Básico) permite montar até 5 projetos, que ficam visíveis aos outros usuários do serviço. É possível convidar outras pessoas para editarem o trabalho online.

  • Prezi (grátis, com opções de planos pagos): Web

2. PowerPoint

Imagem de divulgação do Microsoft PowerPoint

O PowerPoint é um dos pioneiros no que diz respeito à apresentação de slides. O programa oferece dezenas de templates e diversas opções de efeitos de transição e de animação, personalizadas. É possível inserir vídeos, fotos, música, gráficos, tabelas, entre outros itens.

O usuário pode contar ainda com o recurso de gravação da tela da apresentação, incluindo as narrações. Além de fazer anotações que ficam visíveis apenas para quem está apresentando. O software tende a ser bastante intuitivo àqueles que já utilizam outros apps do pacote Office.

  • PowerPoint (pago): Windows | macOS
  • PowerPoint Online (grátis, com opção de plano pago): Web

3. Zoho Show

Imagem de divulgação do app de apresentação de slide online Zoho Show

O Zoho Show é um app bastante semelhante ao PowerPoint, com a vantagem de ser gratuito. O serviço, inclusive, é compatível com a aplicação da Microsoft, sendo capaz de abrir e salvar o conteúdo em pptx. Online, permite realizar edições em conjunto com até 5 pessoas sem ter que pagar.

O app oferece dezenas de modelos e temas de slides, que podem ser facilmente misturados. É possível inserir fotos, GIFs e vídeos (do PC ou do YouTube) e incorporar links do Twitter e alguns outros sites, como o SoundCloud. Há ainda ferramentas de efeitos de transição e de edição de imagens.

  • Zoho Show (grátis, como opção de planos pagos): Web

4. Apresentações Google

Imagem de divulgação do programa de slides Apresentações Google

O Apresentações Google (ou Google Slides) faz parte da suíte do Drive. Com uma interface amigável a iniciantes, disponibiliza as opções de temas do lado direito da tela. Já os recursos de edição dos templates ficam em destaque na barra de ferramentas.

O projeto pode ser executado por diversas pessoas simultaneamente, basta que o criador informe o link ou convide. O app permite inserir foto, som, tabela, gráfico, diagrama, vídeos do YouTube, etc. O resultado pode visualizado online ou salvo com pptx, PDF, JPEG, entre outros formatos.

  • Google Slides (grátis, com opção de planos pagos): Web

5. Keynote

Imagem de divulgação do app de apresentação de slide da Apple Keynote

Programa nativo de apresentações dos aparelhos da Apple, o Keynote conta com diversos templates prontos para quem não quer perder tempo. Há ainda dezenas de efeitos de transição. É possível destacar textos com sombras e texturas e desenhar a trajetória de objetos, como formas e imagens.

O usuário pode inserir fotos, vídeos, músicas, entre outros elementos. Se a integração com o iCloud estiver ativada, é possível realizar a edição em conjunto com outras pessoas, mesmo que usem Windows. O app consegue ler projetos em pptx e pode salvá-los no formato do software da Microsoft.

  • Keynote (grátis): macOS

6. Genially

Imagem de divulgação do programa de apresentação de slides Genially

O Genially é uma opção para fazer slides bonitos sem ter conhecimento em apps de apresentação. O site disponibiliza diversos templates, com uma grande variedade de layouts. Há opções de slides com listas, imagens ou frases em destaque, linha do tempo e muito mais.

Então, é só usar aqueles que precisar e descartar os demais. É possível editar cada um deles e inserir fotos, GIFs, vídeos e áudios, assim como elementos gráficos interativos. O único porém é que a versão grátis fica disponível para os outros usuários do serviço.

  • Genially (grátis, com opção de planos pagos): Web

7. Icecream Slideshow Maker

Imagem de divulgação do programa de apresentação de fotos com música Icecream Slideshow Maker

O Icecream Slideshow Maker é mais uma opção para quem prefere baixar o programa no PC e trabalhar offline. O aplicativo é voltado à criação de apresentações de fotos com músicas.

Mas é possível inserir conteúdos de texto e usar um áudio diferente para cada slide ou a mesma canção em todo o projeto. A versão gratuita permite salvar o resultado apenas em Webm e oferece um limite de 10 fotos por apresentação.

  • Icecream Slideshow Maker (grátis com limitação de recursos): Windows

8. Adobe Spark

Captura de tela da ferramenta de apresentação de slides do Adobe Spark

O Adobe Spark é um editor online que oferece uma ferramenta de apresentação de uso intuitivo. Além das opções de tema, também dispõe, no lado direito da tela, layouts de slide para clicar e usar. É possível inserir foto, vídeo, texto, música e até gravar a sua voz.

O tempo de duração de cada imagem pode ser facilmente alterado, no canto inferior direito. Se quiser criar a várias mãos, pode compartilhar o link ou convidar quem desejar. O conteúdo pode ser visualizado online ou baixado em formato de vídeo (MP4). A versão gratuita inclui o logo do Adobe Spark.

  • Adobe Spark (grátis, mas dispõe de planos pagos): Web

Dicas para fazer uma boa apresentação de slides

As dicas a seguir são de Aaron Weyenberg, UX Lead do TED, projeto de conferências curtas e multitemáticas. O conteúdo está disponível na íntegra no próprio TEDBlog. Confira algumas delas.

1. Pense no público

Homem faz apresentação de slide para grande público

Não pense nos slides como uma ferramenta de anotações para basear a sua apresentação. Eles devem ser feitos para o público, tendo em menta a entrega de uma experiência visual que se soma àquilo que é dito.

Evite inserir muito texto. Segundo Weyenberg, isso divide a atenção da audiência, que fica sem saber se lê o que está escrito ou escuta o que é falado. Se não houver alternativa, distribua o conteúdo em tópicos e os exiba um de cada vez.

2. Mantenha um padrão visual

Procure manter os tons de cores, categorias de fontes, imagens e transições por toda a apresentação.

3. Não exagere nos efeitos

Notebook com apresentação de slide sobre Uber

Tampouco uso de transições. Para o especialista, as opções mais dramáticas dão a impressão de que sua apresentação será tão entediante e apenas aqueles efeitos exagerados irão tirar os espectadores do marasmo.

Ele indica o uso desses recursos de forma moderada e, de preferência, somente daqueles mais sutis.

4. Não use reprodução automática nos vídeos

Alguns programas de apresentação permitem que os vídeos sejam reproduzidos assim que o slide seja aberto. Weyenberg explica que, muitas vezes, o arquivo demora para começar a rodar e o apresentador clica mais uma vez no passador para tentar iniciar.

Resultado: o slide seguinte acaba exibido antes da hora. Para evitar esse tipo de constrangimento, a melhor opção é não optar pelo autoplay.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.