8 melhores programas para webcam para Windows, macOS e Linux


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível encontrar algumas categorias de programa para webcam no mercado. Uns aplicativos servem para testar a câmera do PC e conferir se ela entrega tudo o que promete. Já outros têm uma proposta mais divertida e incluem filtros à imagem capturada. Há ainda opções que permitem gravar tudo o que é exibido para rever depois.

Listamos a seguir os 8 melhores programas para webcam para Windows, macOS e Linux. Confira!

1. ManyCam

Imagem de divulgação do programa para webcam manycam

O ManyCam oferece uma série de recursos úteis para videoconferências ou gravar videoaulas. O app permite escrever e desenhar na tela, adicionar imagens ao vídeo, incluir formas, entre outros. É possível ainda sobrepor a imagem da webcam com arquivos, exibir a tela do computador ou mesmo da câmera do celular.

O usuário ainda consegue fazer ajustes de cor, aplicar zoom, alterar opacidade, além de usar filtros e efeitos divertidos. Há também a opção de realizar transmissões ao vivo em diferentes plataformas, como o YouTube, Twitch e Facebook. Ou, se preferir, gravar o conteúdo em até 720p na versão grátis e em 4K na paga.

O vídeo pode ser salvo em formato populares, como MP4, MKV, MOV e FLV.

  • ManyCam (grátis, com opções de planos pagos com mais recursos e sem marca d’água): Windows 10, 8 e 7 | macOS 10.11 ou superior

2. YouCam

Imagem de divulgação do programa para webcam youcam

O YouCam é um programa que oferece tanto ferramentas para trabalhar quanto para se divertir. Compatível com diversos serviços de videochamadas e plataformas de vídeos ao vivo, conta com filtros de embelezamento em tempo real. Isso sem falar das centenas de efeitos de realidade aumentada.

No que diz respeito às apresentações, o usuário dispõe de recursos para fazer anotações, sobrepor o vídeo com imagens, compartilhar a tela, entre outros. Sua interface amigável permite encontrar as principais funcionalidades com facilidade.

Se optar por gravar, o vídeo pode ser salvo em diferentes resoluções, incluindo Full HD, nos formatos AVI, WMV e MP4.

  • YouCam (pago, com teste grátis por 30 dias): Windows 10, 8 e 7

3. Webcam Test

Captura de tela do site webcam test

O Webcam Test é um aplicativo online que permite testar os recursos oferecidos pela câmera do seu PC de forma simples. Basta entrar no site e acessar o botão Clique aqui para permitir o acesso a identificadores de webcam. Em seguida, vá em Teste minha cam. A avaliação poderá levar alguns minutos.

É possível saber dados como resolução, taxa de bits, número de cores, luminosidade, brilho entre outros. Além do teste geral, o usuário pode avaliar aspectos mais específicos, como resolução, frequência de quadros e microfone. Há ainda a opção de gravar um vídeo pelo próprio site e salvar como WebM ou MKV.

  • Webcam Test (grátis): Web

4. Windows Camera

Imagem de divulgação do programa Windows Camera

O próprio Windows oferece um programa de webcam nativo do sistema. O Windows Camera é uma alternativa simples, mas funcional, principalmente para quem precisa apenas de recursos básicos. Ao ativar o modo Profissional nas configurações, é possível ajustar o balanço de branco e luminosidade.

Para se manter em quadro sempre, o app dispõe de alguns modelos de grelha. Há ainda a opção de alterar a qualidade do vídeo entre 360p e Full HD e a frequência, mas sempre a 30 FPS. Os resultados são salvos em JPEG e MP4.

5. Webcam Toy

Captura de tela do webapp Webcam Toy

O Webcam Toy é um aplicativo online simples para quem busca por filtros divertidos para tirar fotos com a webcam. Basta acessar o site e clicar em Pronto? Sorria!. Caso o navegador bloqueie o acesso, dê permissão para o uso da câmera do PC.

Depois, clique sobre o botão Normal para carregar todos os efeitos disponíveis. São dezenas de opções, que incluem caleidoscópio, estilo fantasmagórico, fumaça, filme antigo, caricatura e muito mais. Selecione o que gostar e, depois, vá ao ícone de uma câmera para fazer o registro.

O resultado pode ser salvo no PC ou facilmente compartilhado no Twitter, Google Fotos ou Tumblr.

  • Webcam Toy (grátis): Web

6. OBS Studio

Imagem de divulgação do OBS Studio

Muito além de ser apenas um programa para webcam, o OBS Studio é conhecido pela compatibilidade com os principais serviços de streaming de vídeo. Entre eles, Twitch, Facebook Gaming e YouTube.

Mas, claro, também permite gravar a imagem da sua câmera e salvar o conteúdo em MKV, MP4, TS e FLV. A resolução pode variar de 240p a 1080p.

O app conta ainda com diversas ferramentas de edição capazes de deixar seu material com aspecto profissional. Entre elas estão recursos de correção de cor, fundo verde, mistura de canais de áudio, redução de ruído e muito mais.

7. GoPlay

Imagem de divulgação do programa GoPlay

O GoPlay pode ser uma boa opção para quem é iniciante, mas quer fugir do básico. O programa oferece recursos para escrever na tela, além de inserir fotos. Os vídeos podem ser gravados em até 4K em 60 fps e editados em um editor integrado.

O app também permite gravar a tela do PC e fazer vídeos ao vivo. A versão grátis do aplicativo permite gravar vídeos de apenas 2 minutos, com a marca d’água. O resultado pode ser salvo em MOV, AVI, MP4, FLV, GIF ou em áudio.

  • GoPlay (grátis, com versão mais completa paga): Windows 10, 8 e 7

8. Apowersoft Free Online Screen Recorder

Apowersoft Free Online Screen Recorder

O Apowersoft Free Online Screen Recorder é indicado para quem precisa gravar a tela do PC enquanto exibe a imagem da webcam. O site oferece recursos para escrever na tela à mão livre e incluir formas. É tudo online, mas, antes de começar, é preciso fazer o download de um launcher leve no PC.

O resultado pode salvo no computador como vídeo ou GIF, guardado na nuvem ou facilmente compartilhado no YouTube e no Vimeo. A resolução pode ser configurada como baixa, média ou alta.

  • Apowersoft Free Online Screen Recorder (grátis): Web

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.