10 editores de vídeo sem marca d'água grátis para PC e celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Usar um editor de texto sem marca d’água tende a deixar seus filmes com um aspecto mais profissional. Há ferramentas online, programas para o PC e apps para Android e iPhone com vários recursos de edição para montar seu material audiovisual de graça. Confira as 10 melhores opções a seguir.

Para PC

1. Movie Maker Online

Captura de tela do editor de vídeo Movie Make Online

O Movie Maker Online oferece ferramentas para cortar, incluir efeitos e texto ao seu vídeo. Também é possível inserir fotos e GIFs, assim como usar músicas a partir de uma biblioteca de faixas livres de direitos autorais. O serviço permite adicionar arquivos do computador, celular ou Facebook.

O resultado pode ser salvo em formato personalizado ou específico para plataformas como Instagram e TikTok. Embora seja prático, o web app não é dos mais intuitivos, sendo indicado a quem já possui alguma experiência com edição.

Apesar do nome, não tem nenhuma relação com o editor da Microsoft.

  • Movie Maker Online (grátis e não requer cadastro): Web

2. Clipchamp

Captura de tela do editor de vídeos Clipchamp

O Clipchamp é um editor de vídeo online fácil de usar, mesmo por quem não tem experiência em programas do gênero. O serviço permite fazer o upload de arquivos do computador, gravar diretamente de sua webcam ou capturar a tela do PC.

A ferramenta permite cortar, alterar a velocidade, espelhar e até extrair o áudio do vídeo. O usuário conta ainda com um banco de imagens gratuito, opção de inserir texto, filtros, transições, entre outras. O único porém é que, na versão gratuita, o material só pode ser salvo com qualidade máxima de 480p.

  • Clipchamp (grátis): Web

3. DaVinci Resolve

Imagem de divulgação do editor de vídeos DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve é um software de edição de vídeo bastante completo. Oferece recursos como recorte e marcação de trechos do filme para editar posteriormente. Há também ferramentas de correção de cores manualmente, fusão de imagens e edição de som para a pós-produção.

Ainda é possível inserir efeitos de transição de vídeo e de áudio separadamente, assim como adicionar textos em 2D e 3D. Por conter funcionalidades profissionais, pode ter um uso pouco intuitivo para que não tem experiência com apps do gênero. Vale ressaltar que o programa não é leve, por isso, é incompatível com PCs fracos.

Fique apenas atento no momento da instalação, porque a desenvolvedora tenta embutir outros produtos. Basta desmarcar todas as opções que não sejam DaVinci Resolve.

4. Canva

Captura de tela do editor de vídeos do Canva

A conhecida plataforma de design gráfico Canva também conta com um recurso de edição de vídeos online. A ferramenta é ideal para quem precisa criar conteúdos publicitários ou institucionais, uma vez que oferece clipes livres de direitos autorais.

Basta escolher o tema, as cenas e personalizar da forma que preferir. Se quiser, pode aproveitar os templates prontos para usar vídeos hospedados em seu PC. Esses modelos têm efeitos, animações, espaço para inserir texto, entre outros recursos. O resultado pode ser salvo em MP4 ou GIF e tende a ser bastante profissional.

  • Canva (grátis, com opções de templates pagos): Web

5. Blender

Captura de tela do editor de vídeos Blender

Mais que um editor de vídeo, o Blender permite criar animações em 2D e 3G, renderizar, fazer modelagens, entre outras funcionalidades. No que diz respeito à edição, o app possibilizar cortar, inserir filtros e transições e alterar a velocidade do filme.

Há também funções de ajuste de cores, aplicação de máscaras e efeitos, e inclusão marcações. É possível ainda fazer edições de áudio, como mixagem e depuração. O programa é mais uma opção com interface e recursos que beiram ao profissional e pode não ser muito amigável a usuários iniciantes.

Pelo celular

6. InShot

Imagem de divulgação do app de edição de vídeo InShot

O InShot é um editor de vídeo que vai além do básico fácil de usar. Conta com ferramentas de corte, filtro e efeitos e permite inserir legendas, trilha sonora e GIFs. O app também tem recursos para alterar a velocidade, adequar ao formato do TikTok e Instagram, assim como congelar e duplicar trechos do filme.

É possível ainda unir diversos arquivos, usar efeitos de transição e ajustar aspectos como brilho, contraste, saturação, sombras, etc. Por padrão, os vídeos da versão gratuita contêm marca d’água. No entanto, basta tocar sobre o x ao lado e assistir a uma publicidade para removê-la gratuitamente.

7. VN Video Editor

O VN Video Editor conta com uma interface intuitiva, mesmo para quem não tem experiência com edição. O programa permite adicionar música, legenda, textos, além de fotos ou vídeo em sobreposição, no estilo picture-in-picture.

Também é possível cortar o filme, aplicar filtros e alterar a velocidade em diferentes trechos do clipe. Outros recursos disponíveis são de reversão, espelhamento, efeitos de transição e ajuste do volume do áudio.

O usuário consegue ainda ajustar o arquivo aos formatos exigidos pelas principais redes sociais. O resultado pode ser salvo em até 4K e a até 60 FPS.

8. Quik

Imagem de divulgação do app de edição de vídeo Quik

Apesar de ser um editor desenvolvido pela marca de câmeras de ação GoPro, o Quik é compatível com vídeos criados em diferentes aparelhos e plataformas. O app é ideal para criar slides com vídeos e fotos, com efeitos de transição modernos.

Para a trilha sonora, é possível usar uma das mais de 100 músicas disponíveis no banco do aplicativo ou adicionar alguma canção armazenada no celular. Há ainda a opção de alterar o modo de exibição, aplicar filtros e inserir texto em cada clipe individualmente.

Para um resultado sem marca d'água, basta manter o item Créditos finais como off.

9. VLLO

Imagem de divulgação do app de edição de imagens VLLO

O VLLO é mais uma opção de app com interface que proporciona o uso intuitivo mesmo aos menos experientes. O editor permite inserir músicas, efeitos de áudio e gravação de voz, bem como legendas e textos.

Há também a possibilidade de sobrepor o filme com uma foto ou vídeo no estilo picture-in-picture (PIP) e aplicar filtros. O usuário pode ainda cortar trechos, criar efeito de desfoque e alterar velocidade de reprodução.

A função Chromakey é um dos diferenciais do app, que permite substituir parte do vídeo por outras imagens, criando um efeito especial. O conteúdo pode ser salvo em até 4K.

10. Google Fotos

Imagem de divulgação do app Google Fotos

O Google Fotos conta com um editor de vídeos básico, ideal para fazer pequenos ajustes. O app permite cortar o início e o final do filme, estabilizar a imagem e rotacionar facilmente. Se quiser unir diversos clipes e fotos em um só, deve acessar a aba Biblioteca e, depois, a pasta Gerenciamento.

Na seção Criar novo, opte por Filme e selecione os arquivos desejados. É possível definir o período pelo qual cada arquivo será exibido e alterar a ordem. O usuário também consegue adicionar músicas da Biblioteca do app ou disponíveis no smartphone.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.