Conheça apps gratuitos para fazer vídeo com foto e música no celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer vídeos como fotos e música é sempre uma ótima forma de eternizar momentos importantes, como festas e viagens. Para criar essas animações, não é preciso ter conhecimento de edição de imagens.

Afinal, uma série de aplicativos gratuitos para Android e iPhone permite criar compilados de imagens combinados do seu som favorito em poucos passos.

O AppGeek explica como fazer um vídeo com foto e música nos melhores programas da atualidade, como o TikTok, Kwai, VivaVideo e InShot.

1. TikTok

Fazer vídeo com fotos e música TikTok

O TikTok é um app de criação filmes curtos famoso pelos recursos de edição e de dublagem de músicas (lip-syncing). O que nem todo mundo sabe é que o programa oferece a opção de criar vídeos com fotos e música de maneira simples e intuitiva.

1. Abra o TikTok e, na página inicial do app, toque sobre o ícone de +;

2. Agora, vá em Realizar Upload;

TikTok

3. Selecione a aba Imagem e toque no círculo sobre as fotos que deseja usar em seu vídeo;

4. Ao finalizar, vá em Slideshow, no canto superior direito da tela;

5. Agora é hora de editar as suas preferências. Há as seguintes opções:

  • Adicionar um som: você pode escolher uma música da galeria do TikTok para ser a trilha sonora do seu vídeo. Vá no ícone com a nota musical para ver todas as opções. Para ouvir uma prévia, toque sobre o nome da canção e para adicioná-la, confirme no retângulo vermelho com o ícone de check;
  • Filtros: como o nome sugere, é possível adicionar o efeito da sua preferência. Há algumas dezenas deles disponíveis;
  • Vertical: abrirá a opção de optar pela transição das fotos de forma vertical ou horizontal. Confirme a seleção no ícone de check;

6. Feitas as edições, prossiga em Avançar;

7. Se tiver uma conta criada no TikTok, poderá publicar o vídeo na rede social da plataforma ou compartihar no WhatsApp, Instagram ou Facebook. Depois de publicado na plataforma, você conseguirá também salvar o filme no seu smartphone.

Confira como realizar esse e outros procedimentos em nosso guia completo sobre o TikTok. Em agosto de 2019, o app de vídeos foi o mais baixado do mundo, o Android e iOS, de acordo com o site especializado Sensor Tower.

Download: Android / iOS

2. Kwai

Kwai

Assim como o TikTok, o Kwai é um editor de vídeos bastante popular. Principalmente, devido a seus filtros de realidade aumentada, ao estilo daqueles do Snapchat, a opção de fazer vídeos musicais de forma simples e o compartilhamento direto no Status do WhatsApp.

O app permite criar sem dificuldades filmes de fotos com fundo musical que preferir e oferece uma espécie de rede social. Através dela, é possível compartilhar as suas criações e acompanhar as de outros usuários.

Ao usá-lo pela primeira vez, é necessário fazer um breve cadastro com seus dados do Facebook, Gmail ou número de telefone. Veja a seguir como criar um vídeo com fotos e música no Kwai.

1. Abra o Kwai e, no topo da tela, toque sobre o ícone de um círculo laranja com uma câmera;

2. Na tela seguinte, vá em Álbum;

3. Opte pela aba Fotos e toque sobre aquelas que deseja incluir no vídeo, lembrando que o limite é de 30 imagens. Quando terminar a seleção, vá em Próximo;

Kwai

4. Agora é o momento de editar o seu vídeo. No menu inferior estão as seguintes opções:

  • Tema: permite incluir filtros animados temáticos, alguns com dizeres que não podem ser editados;
  • Música: para selecionar a música de fundo na biblioteca do app. Toque sobre a canção e, depois, em Aplicar. Escolha o trecho da canção que deseja utilizar, através do ícone de uma nota musical com uma tesoura. A opção conta também com a aba Gravar, na qual é possível fazer um áudio para incluir no vídeo. Conclua as alterações no ícone de check;
  • Capa: é possível escolher o frame (quadro) que irá estampar a publicação;
  • Adesivo: como o nome sugere, oferece stikers para incluir no vídeo;

5. No topo da tela, à direita, está a opção Mais. Ao tocar sobre, poderá incluir filtros diversos, em Efeitos, ou inserir o conteúdo textual de sua preferência, em Texto;

6. Concluídas as edições, vá em Próximo;

7. Em seguida, poderá publicar o conteúdo no próprio Kwai e compartilhá-lo com outras plataformas, como Facebook, WhatsApp, Instagram. Confira se a opção Salvar local está marcada, para que o vídeo seja gravado também em seu aparelho.

Download: Android / iOS

Kwai: como criar vídeos incríveis e compartilhar no Status e Stories

3. VivaVideo

VivaVideo

O VivaVideo é mais uma ótima opção de editor de vídeos do mercado, que permite criar filmes com fotos e música de forma bastante intuitiva. Mas não é só isso. O app também conta com efeitos de realidade aumentada e a criação de vídeos com trilha sonora e dublagem.

O programa permite ainda baixar vídeos do Status do WhatsApp, do Instagram e do Facebook e extrair o áudio de qualquer vídeo em formato MP3.

O VivaVideo não funciona como uma rede social, por isso, não requer a criação de uma conta de usuário. Criar seu filme com fotos é ainda mais fácil neste app, uma vez que a opção está disponível, em destaque, já na tela inicial.

1. Abra o VivaVideo e, na tela inicial, vá em Vídeo de Foto;

VivaVideo

2. Certifique-se de que a aba Foto está selecionada e, então, toque sobre as imagens que deseja adicionar ao slideshow. Ao finalizar a seleção, vá em Próximo;

3. Agora será a hora de personalizar o seu vídeo. No menu inferior, estão disponíveis as seguintes opções:

  • Tema: permite incluir temas animados ao vídeo, como Réveillon, unicórnios, estilo visor de câmera, Halloween, entre outros;
  • Música: acesso à galeria de canções para usar como trilha sonora. Diferente do TikTok e Kwai, não oferece músicas conhecidas, somente aquelas livres de direito autoral;
  • Edição do clipe: nesta seção, é possível inserir filtros, alterar o tempo de exibição das fotos, incluir efeitos de transição, entre outras opções;
  • Efeitos: como o nome sugere, permite inserir efeitos à criação. Entre eles o momento em que a música começa ou termina e incluir balões de texto, adesivos e GIFs. Também é possível adicionar efeitos visuais e de som, bem como incluir áudios feitos na hora;

4. Feitas todas as edições desejadas, vá em Salvar, no canto superior direito da tela;

5. Na versão gratuita, é possível salvar como GIF (sem áudio) ou como filme com qualidade de 480p. No pacote pago estão disponíveis também em 720p (HD) e 1080p (Full HD) de resolução;

6. O conteúdo é imediatamente salvo em seu celular e também pode ser compartilhado nas redes sociais de sua preferência.

A versão gratuita do VivaVideo permite exportar vídeos de até 5 minutos. No entanto, o filme terá, obrigatoriamente, a marca d’água do programa incluída. Para removê-la, é necessário fazer uma assinatura premium do app.

Download: Android / iOS

4. InShot

InShot

O InShot é mais um app voltado especificamente na edição de imagens e, por isso, oferece a função de criação de vídeos com foto de forma bastante intuitiva. .

O aplicativo também não requer a criação de uma conta de usuário e oferece também ferramentas para criação de colagens e edição de fotografia. Sua interface clean não deixa dúvidas do que deve ser feito para montar o clipe, como explicamos a seguir.

1. Abra o InShot e vá em Vídeo, dentro da seção Criar novo;

InShot

2. Confira se a aba Foto está selecionada e, em seguida, toque sobre as imagens que deseja incluir no filme. Ao finalizar a seleção, toque sobre o círculo verde com um símbolo de check, na parte inferior direita da tela;

3. Agora, é a hora de deixar o conteúdo com a sua cara. Vale destacar que a maior parte das edições precisa ser feita de foto em foto individualmente. Dentre as opções disponíveis estão:

  • Canva: permite alterar a proporção da imagem;
  • Filtro: além do filtro propriamente dito, o recurso permite incluir efeitos, como mosaico, espelhamento, de TV antiga, entre outros. É dentro de Filtro que o usuário também pode realizar ajustes imagem como contraste, temperatura, cor, saturação, vinheta, etc.;
  • Música: assim como no caso do VivaVideo, a biblioteca do InShot inclui apenas canções livres de direitos autorais. Basta escolher um tema, tocar sobre o nome para ouvir e, se quiser incluir, ir no ícone de uma nuvem com uma seta para baixo para fazer o download. Depois, vá em Usar;
  • Rapidez: permite alterar o tempo d exibição de cada uma das fotos;

4. Concluídas as edições, vá em Salvar, situado no canto superior direito da tela;

5. Escolha a qualidade em que salvará o conteúdo: 640p, 720p ou 1080p.

O conteúdo é imediatamente salvo em seu celular. Em seguida, também pode ser compartilhado nas redes sociais de sua preferência.

Download: Android / iOS

Curtiu a dica? Então vai gostar também de conferir nossa lista com os 7 melhores editores de vídeo gratuitos para celular. E se quiser usar as imagens de outra forma, reunimos todos os apps de montagem de fotos que você precisa conhecer!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.