7 opções de gravador de tela para PC fraco em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Encontrar um gravador de tela que rode sem travar em um PC fraco pode ser um desafio. Se o seu computador conta com pouca memória RAM, usa sistema operacional antigo ou tem espaço de armazenamento reduzido, o AppGeek vai te ajudar.

Reunimos uma lista com os 5 melhores programas para gravar jogos, vídeos, conferências e o que mais quiser da tela do PC. Trazemos ainda 2 opções ainda mais leves para gravar o que rola no navegador Chrome e indicamos aos usuários do Windows 10 uma alternativa para não baixar nada. Confira!

1. ApowerRec

ApowerRec gravador de tela para PC fraca

O popular gravador de tela da Apowersoft é uma opção para quem precisa não apenas gravar, mas também editar o conteúdo. O programa permite fazer alterações em tempo real, mas também após a gravação, recortando trechos e incluindo efeitos.

Além de capturar o que se passa na tela, o aplicativo registra tanto o som do vídeo quanto do microfone do usuário. Oferece ainda os recursos de printscreen em um clique e conversor de formato de vídeos.

O ApowerRec está disponível gratuitamente para Windows 7, 8 e 10 e Mac OS X 10.10 e versões mais recentes. Se quiser adquirir a versão completa, deve recorrer a assinatura do plano VIP.

2. Free Screen Video Recorder

Free Screen Video Recorder gravador de tela pc fraco

Tem um PC com Windows Vista ou XP? Então o programa da DVDVideoSoft pode ser uma opção para você. Superleve, permite gravar tudo o que se passa na tela, inclusive o movimento do ponteiro do mouse, dando mais destaque ao movimento do cursor.

O software oferece a captura do som do microfone e ferramenta de printscreen integrada. Conta também com um editor de imagem simples, com o qual é possível cortar, redimensionar e girar as imagens. Os vídeos podem ser salvos em MP4, mas também é possível guardar arquivos em BMP, JPEG, GIF, TGA ou PNG.

Free Screen Video Recorder é totalmente gratuito e está disponível para Windows 10, 8, 7, Vista e XP SP3.

3. Bandicam

Bandicam

O Bandicam é um gravador de tela que destaca a leveza como uma das suas principais características. O programa é uma boa alternativa para quem deseja gravar jogos, por ser compatível com dispositivos externos conectados via HDMI. Isso inclui videogames, notebooks, dongles de smart TV, smartphone, entre outros.

Entre os recursos adicionais estão a sobreposição do que acontece na tela pela imagem da webcam, muito utilizado por gamers. Também é possível escrever e desenhar na tela, adicionar efeitos ao ponteiro do mouse e fazer vídeo com o famoso fundo verde.

O Bandicam conta com versão gratuita, com limite de vídeos de somente 10 minutos com marca d’água. Para mais que isso, é preciso aderir ao plano pago. Os filmes podem ser salvos em MP4 e AVI, com qualidade 4K UHD a até 480 FPS.

O software está disponível Windows XP, Vista, 7, 8, 10, seja 32 ou 64-bits.

4. OBS: Open Broadcaster Software

OBS

Voltado para a gravação de tela e exibição de vídeos ao vivo, o OBS é um programa de código aberto disponível para Windows, Linux e Mac OS. A ferramenta é compatível com serviços de streaming como Twitch, Facebook Gaming, YouTube, entre outros.

O software permite a captura tanto da tela quanto da webcam e também do áudio. Entre as opções de melhorias de imagem estão efeitos de transição, filtros, correção de cor e fundo verde.

É possível também realizar edições simples de som, como ganho, supressão de ruído e filtros por fonte. Para facilitar a gravação enquanto joga, o usuário pode criar atalhos de teclados para as principais ações.

O OBS: Open Broadcaster Software é gratuito e está disponível para Windows 8, 8.1 e 10, MacOS 10.13 ou superior e Ubuntu 14.04 ou posterior.

5. ShareX

ShareX gravador de tela para PC fraco

O ShareX reúne todos os recursos necessários para gravar a tela em um PC fraco. O programa permite capturar toda a tela ou apenas determinada janela. Além de não inserir marca d’água, permite que o usuário use a sua própria, assim como utilize filtros.

É possível optar se irá exibir o cursor do mouse ou não ou adicionar fotos, filmes ou músicas presentes no PC. Os vídeos podem ser salvos em MP4 ou GIF, caso seja apenas um trecho menor.

O ShareX é gratuito e compatível com Windows 7, 8.1 e 10.

Para gravar o navegador

Outra solução para quem tem o PC fraco é optar por extensões do navegador. De um modo geral, os plugins são bem mais leves que os aplicativos convencionais. Em contrapartida, tendem a oferecer menos recursos. Mas, dependendo da sua necessidade, as sugestões abaixo podem ser úteis.

6. Screencastify

Screencastify gravador de tela para pc fraco

A versão gratuita da extensão disponível para Chrome permite gravar vídeos de até 5 minutos cada. O programa garante a captura da tela e da webcam e oferece recurso para cortar o que foi gravado.

O plugin não insere marca d’água e conta com funcionalidade de escrever na tela. O aplicativo permite guardar automaticamente o trabalho no Drive e salvá-lo em Full HD como MP4, GIF ou MP3.

7. Loom

Loom gravador de tela para pc fraco

Também disponível para o Chrome, o Loom é uma ferramenta completa. Com ela, o usuário pode capturar simultaneamente a tela e a imagem da câmera, apenas a tela ou somente a webcam.

Além disso, a ativação do áudio é opcional. Para desativá-lo, basta desligar a chave ao lado do item. Os vídeos são salvos com qualidade 720p e não há tempo-limite. No entanto, usuários do plano gratuito podem armazenar, no máximo, 25 vídeos no serviço.

Sem baixar nada no Windows 10

Seu computador roda o Windows 10? Então saiba que o sistema oferece um gravador de tela integrado. Ou seja, se deseja fazer algo simples, a ferramenta pode atendê-lo plenamente.

Assim, não precisará fazer o download de nenhum programa terceiro, evitando sobrecarregar o seu PC pouco potente. Se não sabe como usar o recurso, confira nosso passo a passo sobre como gravar a tela do PC sem aplicativos no Windows 10.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.