8 melhores apps para fazer videoconferência em grupo


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os apps de videoconferência em grupo diminuem as distâncias físicas e permitem que 3 ou mais pessoas conversem através do celular ou computador. Alguns desses aplicativos de reunião online têm perfis mais corporativos. Já outros buscam proporcionar uma verdadeira festa virtual.

Procura um aplicativo para conferências profissionais ou apenas se divertir com os amigos e familiares? Confira a lista do AppGeek com os melhores programas grátis para fazer videochamadas com várias pessoas.

1. Zoom

Zoom - videoconferência em grupo

O Zoom é um aplicativo de team meeting que permite reunir até 100 pessoas em uma mesma sala de reunião virtual. Basta acessar o link da conferência para que o programa o coloque no bate-papo.

Os usuários podem escolher se querem deixar câmera e microfone ligados ou desligados e também participar da discussão através de um chat de texto. Além disso, o app permite compartilhar a tela do seu aparelho com todos os participantes.

Pode parecer confuso fazer uma call com dezenas de pessoas, mas o programa consegue isso viável com êxito. Sempre que alguém com o microfone ativo fala, sua câmera se torna a principal da conversa.

O Zoom disponibiliza conversas gratuitas em grupos por até 40 minutos. Se precisar de mais tempo, é necessário aderir à versão paga do app. Conversas entre duas pessoas não têm limite de tempo.

2. Hangouts

Hangouts - videoconferênciad e grupo

O Hangouts é um app de bate-papo do Google que possibilita fazer chamadas de vídeo gratuitas com até 10 pessoas. Para isso, basta que todas as pessoas tenham o app instalado no dispositivo Android ou iPhone ou acesse a versão web pelo PC.

No smartphone, basta tocar no ícone de +, ir em Nova videochamada e, em seguida, escolher quem chamar para a conversa. No computador, o usuário pode acessar diretamente o site do Hangouts.

O programa conta com integração com os contatos do celular, caso informe o número de seu telefone. Como é um app não apenas de videochamada, permite conversar com seus contatos através de bate-papo por texto. Nesse modo, é possível compartilhar arquivos de imagens, GIFS, emojis e figurinhas.

3. Microsoft Teams

Microsoft teams

Com um perfil mais corporativo, o Microsoft Teams é um serviço que tem como objetivo facilitar o trabalho em equipe à distância. Em um só programa, é possível criar fluxos de atividade, bater papo no chat e elaborar documento sem conjunto.

O recurso de reuniões online conta com com áudio e vídeo em HD e garante a participação de até 250 pessoas. No entanto, só está presente no plano pago. A ferramenta permite ainda realizar eventos online, como palestras, com até 10 mil pessoas.

A versão gratuita conta apenas com videochamada simples, entre duas pessoas, com opção de compartilhamento de tela.

4. WhatsApp

WhatsApp ou Telegram? Descubra qual app é o melhor e mais seguro

O WhatsApp dispensa apresentações, mas sua ferramenta de chamadas de vídeo em grupo, talvez não. Lançado em 2018, o recurso permite falar com até 4 pessoas ao mesmo tempo.

A conversa pode ser realizada entre membros de um mesmo grupo ou ao adicionar os contatos através da aba Chamadas. Também é possível incluir mais pessoas em uma conversa já em andamento.

A tela então, é dividida em 2, 3 ou 4 partes,de modo que todos consigam se ver. Se quiser participar apenas por áudio, basta tocar em Desativar vídeo.

Apesar de o número de usuários na videoconferência ser inferior a de outros apps, a vantagem do WhatsApp é sua popularidade. Afinal, é difícil encontrar alguém que não tenha o app instalado em seu celular.

No entanto, o ideal é evitar usá-lo em reuniões profissionais, uma vez que o mensageiro é utilizado de maneira particular por seus usuários.

5. Skype

skype - videoconferências em grupo

Um dos pioneiros no que diz respeito a videochamadas, o Skype segue sendo uma boa opção para quem quer fazer uma reunião virtual em grupo. O app permite fazer videoconferência em HD com até 50 pessoas ao mesmo tempo.

O usuário pode optar por ver todas as janelas, em forma de grade, ou escolher deixar em destaque a câmera de quem está falando. Se precisar compartilhar a tela de seu dispositivo com os demais participantes, o app permite, de forma gratuita.

É possível criar um link para a conversa e compartilhá-lo com as pessoas que deseja convidar para o encontro online.

6. JusTalk

Justalk videoconferência em grupo

O JustTalk é um app que permite entrar em videoconferências com até 16 pessoas no Android e 50 no iPhone. O objetivo desse aplicativo é tornar as conversas de vídeo mais descontraídas.

O programa conta com ferramentas que permitem desenhar, mudar o fundo do vídeo ou inserir adesivos. Você também pode jogar em tempo real com os seus amigos ou, se preferir, gravar um áudio com a voz engraçada para divertir a todos.

Tudo isso com imagem em alta resolução e garantia de segurança. Os desenvolvedores do app prometem criptografia de ponta a ponta nas conversas, de modo que somente os emissores e receptores tenham acesso ao conteúdo trocado.

7. Messenger

messenger

Aprenda a ativar o modo escuro no Messenger e economizar bateria

Apesar de bastante conhecido, o Messenger dificilmente é a primeira opção quando se pensa em conversas por vídeo. As videochamadas do app, no entanto, conta com vários recursos que o diferencia de outros programas do gênero.

Além do suporte às conversas em grupo, os usuários podem se divertir ao utilizar filtros e efeitos em realidade aumentada em tempo real, durante a conversa. Ou seja, se estiver num dia em que não quer se maquiar, use um filtro de batom ou algum de máscara divertida. O importante é se comunicar.

Mas não só! Se quiser, também pode jogar games de AR com o grupo e ver quem se sai melhor nos desafios. É promessa de boas gargalhadas.

8. Zooroom

zooroom

O Zooroom é app de videoconferência que busca levar praticidade aos usuários. Uma pessoa cria sua sala de bate-papo, envia o link para os amigos e pronto.

É só baixar o aplicativo, sem a necessidade de fazer qualquer cadastro ou assistir a publicidades. O videochat em grupo suporta até 12 pessoas. Se já conhece a sala de algum amigo, basta procurar pelo nome e acessar.

É possível optar a câmera de qual pessoa ver em destaque, ao tocar sobre ela. Se quiser apenas ouvir o papo, você pode silenciar seu microfone tocando duas vezes sobre o seu vídeo. Cansou da conversa? Deslize o dedo para a direita e já estará fora do bate-papo.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.