12 melhores aplicativos de bate-papo para Android e iPhone


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Aplicativos de bate-papo são fundamentais para manter o contato com amigos e familiares durante a correria do dia a dia. Há ainda opções que de chat anônimo para conhecer novas pessoas.

A maioria dos programas vai além das mensagens de texto e permite o compartilhamento de arquivos de mídia, chamadas por voz e mesmo por vídeo.

O AppGeek reuniu os 12 melhores apps de bate-papo para conversar online com quem você quiser. Confira!

1. WhatsApp

Telegram

O app de bate-papo mais popular de todos não poderia ficar de fora de lista. Essa popularidade é a principal vantagem do programa em relação ao demais. Afinal, é improvável que troque números de telefone com alguém que não o mensageiro tenha instalado no celular.

O WhatsApp permite conversar por texto, chamadas de voz e vídeo com até 8 pessoas. Também é possível compartilhar mensagens de áudio, fotos, vídeos, documentos, GIFS e até mesmo a localização em tempo real.

No quesito segurança, a empresa garante que todo o conteúdo é criptografado de ponta a ponta. Ou seja, apenas quem recebe e manda tem acesso à informação compartilhada. “Ninguém mais conseguirá, nem mesmo o WhatsApp”, promete.

2. Telegram

Apps de bate-papo Telegram

Considerado o principal concorrente do WhatsApp, o Telegram oferece recursos que o rival não tem. O chat secreto, no qual o usuário pode definir um timer para a autodestruição da conversa, é uma delas. Além disso, não é permitido tirar print nem encaminhar itens trocados através dele.

Outra função bastante elogiada são os canais. Neles, apenas os administradores têm autorização para publicar. Os demais membros atuam como meros espectadores. A ferramenta é ideal para quem segue especialistas sobre assuntos, produtores de conteúdos ou mesmo conhecidos sites de notícias e informações.

Apesar de permitir o compartilhamento de arquivos de até 1.5 GB (quanto o máximo de 100 MB do WhatsApp), o Telegram conta somente com chamadas de voz. Ainda não há opção para falar por vídeo.

3. Messenger

Messenger apps de bate-papo

Como baixar e salvar áudio do Messenger e enviar no WhatsApp

Inicialmente, o Messenger era um chat integrado ao Facebook. Até que ganhou vida própria e virou um app separado da rede social. O destaque da ferramenta vai para os diversos filtros de realidade aumentada e a possibilidade de jogar diferentes games com os seus amigos.

No que diz respeito aos demais recursos, permite fazer chamadas de voz e de vídeo com até 4 pessoas. Os usuários também podem enviar áudios e compartilhar fotos e vídeos, bem como sua localização em tempo real.

Em maio de 2020, foi lançada a funcionalidade Messenger Rooms, chamado de Salas, em português. Com ela, é possível criar uma sala de videoconferência com até 50 pessoas e convidá-las compartilhando o link. Não é necessário ter uma conta no Messenger para participar da conversa.

4. Buzzr

Buzzr

O Buzzr tem como proposta permitir conversar com desconhecidos de forma anônima. Basta apertar Iniciar e acessar o chat. Simples e direto no propósito de bater papo, não oferece qualquer recurso além da troca de mensagem de texto.

Se a conversa render, o assunto pode continuar em algum outro app desta lista. Mas, caso não flua, é só acionar o botão Desligar para sair da sala.

  • Buzzr (grátis com compras dentro do app, em português): Android | Web

5. Viber

Viber

Um dos pioneiros no que diz respeito a apps de bate-papo, o Viber permite fazer ligações de voz e vídeo gratuitas. Mas também oferece a opção de ligar para telefones fixos ou móveis internacionais a tarifas mais baixas que as praticadas por empresas de telefonia tradicionais.

Há ainda a possibilidade de fazer chamadas de vídeo, enviar e receber arquivos de mídia e adesivos, criar comunidades etc. Outro recurso interessante é a extensão de chat. Com ele, é possível pesquisar e compartilhar conteúdos sem sair do aplicativo.

6. KakaoTalk

apps de bate-papo kakaotalk

O KakaoTalk é um dos aplicativos de bate-papo mais populares da China. Além dos clássicos recursos de envio de mensagens de texto e arquivos mídia, o programa conta com divertidos filtros de voz.

Com eles, é possível fazer chamadas de voz e vídeo com as vozes de personagens como o gatinho Talking Tom. Isso sem falar dos diversos filtros de de realidade aumentada para usar em tempo real. Há ainda recurso de compartilhamento de localização e ferramenta de agenda para não esquecer nenhum compromisso.

O app também permite responder as mensagens através de dispositivos vestíveis equipados com Android Wear. Diferente do WhatsApp, que limita os grupos a 256 pessoas, o serviço garante salas com quantidade ilimitada de contatos.

7. Skype

Skype

Inicialmente conhecido por fazer chamadas voIP, o Skype evoluiu nos últimos anos e passou a oferecer diversas novas funções. Além do bate-papo por texto, permite fazer chamadas por voz para outros usuários do app ou para telefones fixos ou celulares. Há ainda a possibilidade de realizar videochamadas com até 50 participantes.

O aplicativo conta com um recurso que adiciona legendas e traduções nas ligações. Tanto por voz quanto por vídeo ao vivo, em tempo real. Diferentemente da maioria dos programas do gênero, o Skype disponibiliza de forma nativa uma ferramenta para a gravação das conversas.

E ainda: se quiser mostrar para alguém um conteúdo diretamente da tela do celular ou computador, o serviço permite usar a funcionalidade de compartilhamento de tela.

8. Kik

Kik app

Cansado de esperar seus amigos te responderem nos apps de bate-papo. O Kik promete resolver esse problema, disponibilizando robôs para responder às suas perguntas.

Os bots são temáticos e podem oferecer notícias, jogar com você, ajudar na compra de produtos, entre outros recursos. O aplicativo não requer número de telefone. Basta criar um nome de usuário e, assim, será encontrado na plataforma.

9. ICQ

iCQ

Orkut voltou? Saiba tudo sobre a versão 2020 da rede social

O clássico mensageiro para computadores do início dos anos 2000 está de volta e de cara nova. O novo ICQ conta com recurso de sala de bate-papo com suporte a 25 mil pessoas, nas quais é possível criar grupos de conversas menores, se quiser.

O aplicativo é capaz de transcrever mensagens de áudio em texto e oferece sugestões de respostas prontas ao analisar o conteúdo recebido. Há ainda opção de realizar chamadas de voz e de vídeo com até 30 participantes (com opções de filtros de realidade aumentada).

O programa garante ainda a transferência de arquivos grandes em tamanho real, conta com bots para passar tempo se não encontrar ninguém a fim de conversar e muito mais.

10. Discord

Discord

Os melhores e mais leves emuladores Android para jogar em PC fraco

O Discord é um aplicativo de bate-papo desenvolvido especificamente para gamers. A ideia é que a plataforma seja usada para fazer canais para jogar com amigos, encontrar parceiros, organizar seus times e o que mais quiser.

É possível se comunicar por texto, áudio e vídeo, trocar GIFs e fotos. Além dos grupos fechados, há ainda canais de voz, abertos a todos, para bater um papo e trocar dicas sobre seus games prediletos.

11. Hangouts

hangouts

Como excluir sua conta no Telegram em 4 passos

O Hangouts é um app de bate-papo do Google, que permite a comunicação por mensagens, chamadas de voz e videochamadas. Para usá-lo, basta ter uma conta do Google.

A plataforma é simples, mas oferece o compartilhamento de imagens, GIFS, emojis e figurinhas e criação de grupos com até 150 pessoas. Já as chamadas de vídeo suportam até 10 usuários.

12. Bate-papo UOL

Bate-papo uol

Mais uma opção para quem quer conhecer e conversar com pessoas novas, o Bate-Papo UOL oferece dezenas de salas temáticas, separadas por categorias. É possível buscar por alguém para falar sobre esportes, novela, filmes e, claro, paquerar.

Não é necessário revelar a sua identidade. Basta criar um apelido, incluir uma foto (se quiser) e começar a papear. Caso opte por falar com alguém em modo privado, pode se comunicar por texto, áudio e vídeo.

  • Bate-papo UOL (grátis, com compras dentro do app, em português): Android | iOS | Web

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.