Veja como mandar localização falsa no WhatsApp e enganar seus amigos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Mandar localização falsa no WhatsApp é uma maneira divertida de brincar com os amigos e fingir que resolveu passar um fim de semana em Paris ou em Roma. O mensageiro não oferece o recurso de informar locais incorretos de forma nativa.

Para isso, é necessário recorrer a apps de que criam uma localização fictícia. Eles são capazes de enganar o aplicativo de bate-papo e, assim, simular que está em um lugar no qual nunca sequer pisou.

Confira a seguir como enviar uma localização falsa no WhatsApp e se divertir com a reação dos contatos.

Como mandar localização falsa no WhatsApp

Há diversos apps disponíveis com a função de simular localizações e, para esse tutorial, optamos por usar o Fake GPS Location. No entanto, após instalar o programa, é necessário fazer um pequeno ajuste nas configurações do sistema.

A seguir, ensinamos como ativar o modo programador no Android. Esse modo é voltado para desenvolvedores de aplicativos e reúne funcionalidades específicas voltadas para esse propósito. Entre elas estão a simulação de telas secundárias, forçar a renderização da GPU e selecionar app de local fictício.

Antes de realizar os passos abaixo, baixe e instale o app Fake GPS Location em seu dispositivo Android.

Como ativar o modo programador no Android e selecionar um GPS falso

1. Acesse o ícone Configurar do Android;

2. Em seguida, vá em Sistema;

3. Toque em Sobre o dispositivo;

Como mandar localização falsa no WhatsApp

4. Agora, toque 7 vezes seguidas sobre a opção Número da versão;

5. Para finalizar o processo, é necessário inserir seu PIN ou padrão de segurança do aparelho;

6. Volte à tela anterior.

7. Você verá que um novo item, Programador, no menu. Toque sobre ele;

Como mandar localização falsa no WhatsApp

8. Role a tela seguinte e vá na opção Selecionar app de local fictício, na seção Depuração;

9. Opte pelo Fake GPS Location.

Como enviar uma localização falsa no WhatsApp

1. Abra o app Fake GPS Location;

2. Toque sobre o ícone de uma lupa, situado no menu inferior à esquerda da tela;

Como mandar localização falsa no WhatsApp

3. Em seguida, digite o local no qual deseja simular que está e vá ao ícone da lupa no teclado do Android para efetuar a pesquisa;

4. Selecione o resultado desejado;

5. O local será exibido no mapa e uma caixa com o texto Clique aqui para selecionar o menu será exibida. Toque sobre ela;

6. Vá em Iniciar para o programa começar a localização falsa;

7. Na primeira vez que utilizar o app, aparecerá uma mensagem dizendo que o aplicativo requer permissão para se sobrepor a outros. Toque em Configurações;

8. Você será redirecionado para as configurações do aparelho. Ative a chave referente à opção Permitir sobreposição a outros apps;

9. Então, será disposto um círculo azul no centro da tela;

10. Agora, abra o WhatsApp e acesse a janela de bate-papo com o contato que deseja enganar;

11. Toque sobre o ícone de um clipe, ao lado da caixa de diálogo;

Como mandar localização falsa no WhatsApp

12. Em seguida, vá em Localização;

13. Toque sobre o botão azul e, imediatamente, o mapa do WhatsApp muda para a localidade selecionada inicialmente no app;

14. Toque sobre Localização fixa para exibir exatamente onde você supostamente está;

15. Se quiser dar mais realismo, vá em Localização em tempo real, que mostra inclusive seus supostos movimentos;

16. Para evitar possíveis erros, sugerimos que opte pelo menor intervalo de tempo existente, no caso, 15 minutos.

Pronto, sua localização falsa já está sendo compartilhada.

Como encerrar a localização falsa

Encerrar a localização falsa é bastante simples. Só não esqueça, caso tenha optado por Localização em tempo real, em desativá-la somente quando o tempo de compartilhamento for encerrado.

1. Abra o app Fake GPS Location;

2. Toque no ícone verde de pausa, situado no canto inferior direito da tela.

Pronto, a localização falsa é encerrada e o círculo azul desaparece de sua tela.

Como funciona a localização do WhatsApp

O recurso de localização do WhatsApp é muito útil para quem deseja encontrar amigos em um local muito movimentado ou para quem deseja de sentir seguro compartilhando um trajeto com alguém.

A funcionalidade permite informar a localização fixa, com uma precisão de 15 metros. Já na opção em tempo real, é possível acompanhar os movimentos do usuário por um período de até oito horas.

Vale lembrar que, por usar o GPS do aparelho, o compartilhamento em tempo real pode resultar em um alto consumo da bateria. Portanto, se quiser dividir com alguém uma viagem longa, é interessante que tenha o carregador do dispositivo a mãos.

Caso não deseje mais compartilhar sua localização, é possível encerrar a transmissão a qualquer momento. O usuário, ou grupo com quem trocou essa informação, consegue ver seu local original e a rota até o momento em que processo foi encerrado.

De acordo com o WhatsApp, somente os participantes da conversa têm acesso às informações trocadas, uma vez que o recurso é criptografado de ponta a ponta.

Quando eu viajar, posso usar o WhatsApp em outro país normalmente?

Sim, basta ter acesso à internet. Caso opte por usar um cartão SIM do país para onde viajou, seu número do WhatsApp permanece o mesmo de antes e é possível falar com seus contatos normalmente.

A brincadeira foi longe demais e acha que alguém te deu um block no mensageiro? Então confira 5 passos para saber se foi bloqueado no WhatsApp. E ainda: não se desespere caso não esteja encontrando alguma conversa. O AppGeek ensina a como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.