Confira como mandar localização falsa WhatsApp e enganar seus amigos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Mandar localização falsa no WhatsApp é uma maneira divertida de brincar com os amigos e fingir que resolveu passar um fim de semana em Paris ou em Roma. O mensageiro não oferece o recurso de informar locais incorretos de forma nativa.

Para isso, é necessário recorrer a apps de que criam uma localização fictícia. Eles são capazes de enganar o aplicativo de bate-papo e, assim, simular que está em um lugar no qual nunca sequer pisou.

Confira a seguir como enviar uma localização falsa no WhatsApp e se divertir com a reação dos contatos.

Como mandar localização falsa no WhatsApp

Há diversos apps disponíveis com a função de simular localizações e, para esse tutorial, optamos por usar o Fake GPS Location. No entanto, após instalar o programa, é necessário fazer um pequeno ajuste nas configurações do sistema.

A seguir, ensinamos como ativar o modo programador no Android. Esse modo é voltado para desenvolvedores de aplicativos e reúne funcionalidades específicas voltadas para esse propósito. Entre elas estão a simulação de telas secundárias, forçar a renderização da GPU e selecionar app de local fictício.

Antes de realizar os passos abaixo, baixe e instale o app Fake GPS Location em seu dispositivo Android.

Como ativar o modo programador no Android e selecionar um GPS falso

1. Acesse o ícone Configurar do Android;

2. Em seguida, vá em Sistema;

3. Toque em Sobre o dispositivo;

Como mandar localização falsa no WhatsApp

4. Agora, toque 7 vezes seguidas sobre a opção Número da versão;

5. Para finalizar o processo, é necessário inserir seu PIN ou padrão de segurança do aparelho;

6. Volte à tela anterior.

7. Você verá que um novo item, Programador, no menu. Toque sobre ele;

Como mandar localização falsa no WhatsApp

8. Role a tela seguinte e vá na opção Selecionar app de local fictício, na seção Depuração;

9. Opte pelo Fake GPS Location.

Como enviar uma localização falsa no WhatsApp

1. Abra o app Fake GPS Location;

2. Toque sobre o ícone de uma lupa, situado no menu inferior à esquerda da tela;

Como mandar localização falsa no WhatsApp

3. Em seguida, digite o local no qual deseja simular que está e vá ao ícone da lupa no teclado do Android para efetuar a pesquisa;

4. Selecione o resultado desejado;

5. O local será exibido no mapa e uma caixa com o texto Clique aqui para selecionar o menu será exibida. Toque sobre ela;

6. Vá em Iniciar para o programa começar a localização falsa;

7. Na primeira vez que utilizar o app, aparecerá uma mensagem dizendo que o aplicativo requer permissão para se sobrepor a outros. Toque em Configurações;

8. Você será redirecionado para as configurações do aparelho. Ative a chave referente à opção Permitir sobreposição a outros apps;

9. Então, será disposto um círculo azul no centro da tela;

10. Agora, abra o WhatsApp e acesse a janela de bate-papo com o contato que deseja enganar;

11. Toque sobre o ícone de um clipe, ao lado da caixa de diálogo;

Como mandar localização falsa no WhatsApp

12. Em seguida, vá em Localização;

13. Toque sobre o botão azul e, imediatamente, o mapa do WhatsApp muda para a localidade selecionada inicialmente no app;

14. Toque sobre Localização fixa para exibir exatamente onde você supostamente está;

15. Se quiser dar mais realismo, vá em Localização em tempo real, que mostra inclusive seus supostos movimentos;

16. Para evitar possíveis erros, sugerimos que opte pelo menor intervalo de tempo existente, no caso, 15 minutos.

Pronto, sua localização falsa já está sendo compartilhada.

Como encerrar a localização falsa

Encerrar a localização falsa é bastante simples. Só não esqueça, caso tenha optado por Localização em tempo real, em desativá-la somente quando o tempo de compartilhamento for encerrado.

1. Abra o app Fake GPS Location;

2. Toque no ícone verde de pausa, situado no canto inferior direito da tela.

Pronto, a localização falsa é encerrada e o círculo azul desaparece de sua tela.

Como funciona a localização do WhatsApp

O recurso de localização do WhatsApp é muito útil para quem deseja encontrar amigos em um local muito movimentado ou para quem deseja de sentir seguro compartilhando um trajeto com alguém.

A funcionalidade permite informar a localização fixa, com uma precisão de 15 metros. Já na opção em tempo real, é possível acompanhar os movimentos do usuário por um período de até oito horas.

Vale lembrar que, por usar o GPS do aparelho, o compartilhamento em tempo real pode resultar em um alto consumo da bateria. Portanto, se quiser dividir com alguém uma viagem longa, é interessante que tenha o carregador do dispositivo a mãos.

Caso não deseje mais compartilhar sua localização, é possível encerrar a transmissão a qualquer momento. O usuário, ou grupo com quem trocou essa informação, consegue ver seu local original e a rota até o momento em que processo foi encerrado.

De acordo com o WhatsApp, somente os participantes da conversa têm acesso às informações trocadas, uma vez que o recurso é criptografado de ponta a ponta.

Quando eu viajar, posso usar o WhatsApp em outro país normalmente?

Sim, basta ter acesso à internet. Caso opte por usar um cartão SIM do país para onde viajou, seu número do WhatsApp permanece o mesmo de antes e é possível falar com seus contatos normalmente.

A brincadeira foi longe demais e acha que alguém te deu um block no mensageiro? Então confira 5 passos para saber se foi bloqueado no WhatsApp. E ainda: não se desespere caso não esteja encontrando alguma conversa. O AppGeek ensina a como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.