Saiba como mudar a fonte de mensagens e Status do WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Mudar a fonte das letras do WhatsApp é possível de forma nativa, mas as opções são bastante restritas. O usuário pode deixá-la em negrito, itálico, tachado ou monoespaçado. Se quiser mais possibilidade, precisa recorrer a alguns truques bastante simples.

O AppGeek ensina como alterar a letra tanto no bate-papo quanto no Status do mensageiro. Confira!

Como mudar a fonte do WhatsApp com o Fonts for WhatsApp

Para realizar o procedimento abaixo, é necessário baixar o app Fonts for WhatsApp em seu dispositivo Android. E, claro, ter o WhatsApp instalado em seu aparelho. O aplicativo não está disponível para iPhone.

1. Abra o app Fonts for WhatsApp e vá em Select Style para escolher o tipo de letra que deseja;

Mudar fonte WhatsApp

2. Se quiser adicionar decoração à letra, toque em Smiley e selecione aquele de sua preferência;

3. Caso tenha optado por incluir um enfeite, no campo Enter your text, apague a palavra [Text] e digite aquilo que desejar. O resultado é exibido na seção Result Text, logo abaixo;

4. Se agradar e quiser enviar o texto por WhatsApp, toque sobre a seta rosa, no canto inferior direito da tela;

5. No menu que surgir, vá em Send to WhatsApp;

6. Em seguida, selecione o contato ou os contatos para quem deseja enviar o conteúdo. Confirme o envio na seta verde, que surge no canto inferior direito do mensageiro.

Mudar fonte WhatsApp

Pronto! De forma simples e rápida o texto diferente é enviado.

Como mudar a fonte do WhatsApp de forma nativa

A dica a seguir pode ser utilizada tanto em smartphones Android quanto no iPhone. O recurso é nativo do WhatsApp e não requer a instalação de qualquer aplicativo extra. No entanto, fica restrito a apenas quatro opções de alterações.

Mudar fonte WhatsApp

Negrito

Para enviar um conteúdo em negrito, basta inserir um asterisco (*) no início e outro ao final da frase. Como por exemplo *AppGeek*. No Android, é possível selecionar a palavra e, no menu que surgir, optar por Negrito.

Itálico

O conteúdo em itálico é gerado quando o usuário inclui o símbolo de underline (_) no início e no final da sentença. Assim, ficaria _AppGeek_. No Android, é possível selecionar a palavra e, no menu que surgir, ir em itálico.

Tachado

A letra ̶t̶a̶c̶h̶a̶d̶a̶ é aquela riscada. Para usar o recurso, é só usar o símbolo do til (~) antes e depois do conteúdo que será enviado. Por exemplo: ~AppGeek~.

Se usa Android e não quer ficar decorando símbolos, basta selecionar o texto, e ir no ícone de três pontinhos para visualizar mais opções do menu. Então, opte por tachado.

Monoespaçado

A fonte 𝚖𝚘𝚗𝚘𝚎𝚜𝚙𝚊𝚌̧𝚊𝚍𝚊 apresenta um espaçamento maior entre as letras, com um estilo que se assemelha ao das máquinas de escrever. Para usá-la, é necessário incluir três aspas invertidas (ou crases) antes e depois, como em ```AppGeek ```.

No Android, a opção também está disponível ao selecionar o conteúdo, tocar sobre o ícone de três pontinhos e ir em monoespaçado.

Como mudar a fonte do WhatsApp através do site Messletter

O passo a passo abaixo pode ser seguido tanto por usuários Android quanto iOS e também na versão web do mensageiro.

1. Acesse o site Messletters do navegador de sua preferência, do celular ou do PC;

2. No topo da tela, há uma caixa de texto vermelha. Redija o que deseja publicar. Note que, automaticamente, o mesmo conteúdo aparecerá abaixo em diversos modelos de letras;

Mudar fonte WhatsApp

3. Desça a barra de rolagem para ver todas as opções disponíveis. Veja mais possibilidades em Mostre tudo;

4. Quando encontrar a que agradar, toque sobre o ícone formado por duas páginas (destaque abaixo) para copiar;

5. Em seguida, abra o WhatsApp e a conversa na qual deseja enviar o conteúdo. Depois, cole o texto.

  • Para visualizar a opção Colar no smartphone, toque e segure durante alguns segundos sobre a caixa de texto. Um menu com o item surgirá na tela.
  • No PC, clique mais com o botão direito sobre a caixa de texto e vá em Colar (ou use o atalho de teclado, pressionando ao mesmo tempo as teclas Ctrl + V).

6. Agora, basta enviar a mensagem como faz habitualmente.

Conheça também 7 aplicativos de fontes para ter letras personalizadas no celular!

Como mudar a fonte do Status do WhatsApp

Mudar fonte WhatsApp

Mudar a fonte do Status do WhatsApp também é bastante simples. A seção oferece a opção de publicação especialmente de texto e outra para escrever sobre as fotos e vídeos que deseja postar.

No caso da função voltada especialmente para textos (acessível pelo ícone de um lápis), o usuário ainda encontra uma variedade maior de opções. Ao tocar sobre a letra T, tem acesso a cinco tipos de fontes.

Nesse caso, também são aplicáveis as regras de alteração nativas do WhatsApp para as mensagens. Por exemplo, ao inserir o asterisco no início e no final do conteúdo, ele será exibido em negrito. Se usar o underline, ficará em itálico, e assim por diante.

No entanto, se precisar de uma variedade maior de estilos, pode recorrer ao site Messletter (ou qualquer outro semelhante de sua preferência). Então, é só copiar e colar.

O recurso de copiar e colar também funciona nos textos incluídos em fotos e vídeos do Status. Nativamente, a funcionalidade só oferece uma opção de fonte sem possibilidade de edição.

Gostou da dica? Então vai adorar conhecer 8 apps para escrever em fotos cheios de estilo! Veja também como mudar a letra em posts, comentários, bio e stories no Instagram.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.