Saiba como baixar e salvar áudio do Messenger e enviar no WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Baixar e salvar arquivos de áudio enviados no Facebook Messenger é possível graças a um simples truque. Além de guardar as mensagens de voz, o artifício permite compartilhar o conteúdo em outros apps, como WhatsApp, Telegram ou e-mail.

Vale lembrar que distribuir conteúdos de conversas sem a autorização de quem enviou é crime, de acordo com o artigo 153 do Código Penal brasileiro. Portanto, antes de compartilhar os áudios de alguém com terceiros, tenha certeza de que o emissor está de acordo.

Confira a seguir com baixar e salvar áudios do Messenger no celular e no PC e como compartilhá-los no WhatsApp.

Como baixar e salvar áudio do Facebook Messenger no celular

O download de arquivos de voz não é um recurso nativo. Por isso, para realizar o processo abaixo, é necessário ter o navegador Google Chrome instalado em seu smartphone Android ou iOS.

1. Abra o Chrome;

2. Na barra de endereços, acesse o site do Facebook;

3. Insira seus dados de login e senha para acessar sua conta;

4. Agora, toque sobre o ícone de três pontinhos, situado no canto superior direito do navegador;

Baixar e salvar áudio do Messenger

5. No menu que abrir, marque a opção Site para computador;

6. A partir de agora, será exibida a versão para PCs em seu celular. Em seguida, toque sobre o ícone do Messenger para acessar as suas mensagens;

7. Abra a janela da conversa que contém o áudio que deseja salvar;

8. Ao encontrar a mensagem de voz, toque sobre o ícone de três pontinhos, no canto direito do player;

Baixar e salvar áudio do Messenger

9. Conclua o processo em Fazer o download;

10. O conteúdo ficará disponível na pasta de downloads de seu celular.

Como baixar e salvar áudio do Facebook Messenger pelo PC

1. Abra o seu navegador de internet;

2. Acesse a versão mobile do Facebook (https://m.facebook.com/),

3. Caso não esteja conectado à sua conta, insira seus dados de login;

4. Clique sobre o ícone do Messenger;

Baixar e salvar áudio do Messenger

5. Agora, acesse a conversa que tem o áudio que deseja baixar;

6. Ao encontrar o arquivo de voz, clique sobre o ícone de três pontinhos situado no canto direito do player;

Baixar e salvar áudio do Messenger

7. Agora, vá em Fazer Download;

8. Nomeie o arquivo de áudio, selecione a pasta onde irá salvá-lo e clique em Salvar para finalizar o processo.

Como compartilhar um áudio do Facebook Messenger no WhatsApp

Por padrão, o Messenger não permite compartilhar arquivos de áudio com outros aplicativos. No entanto, ao fazer o download de uma mensagem de voz, fica fácil enviar para outras plataformas, como o WhatsApp. Confira como é simples a seguir.

1. Abra o WhatsApp;

2. Acesse a janela da conversa com a qual deseja compartilhar o arquivo de áudio;

3. Toque sobre o ícone de um clipe, situado dentro da caixa de conversa;

Baixar e salvar áudio do Messenger

4. Selecione a opção Áudio;

5. Agora, escolha o áudio que baixou do Messenger ao tocar sobre ele;

6. Confirme a seleção na seta verde, que aparece no canto inferior direito;

7. Na caixa de confirmação, vá em Enviar e, pronto, o áudio será compartilhado com o contato.

Diferenciais do Messenger

O aplicativo de bate-papo do Facebook oferece alguns recursos que vão além da troca de mensagens de texto, áudio e videoconferências. Entre os diferenciais do mensageiro estão a possibilidade de jogar online com os seus contatos, usar uma versão mais leve para não ocupar tanto espaço no celular e uma grande variedade de filtros e lentes para usar em tempo real nas conversas.

Versão Lite

O Messenger Lite é uma versão mais leve do mensageiro, ideal para quem tem um smartphone com pouca capacidade de memória. Com menos de 10 MB, está disponível para aparelhos com sistema operacional Android 4 ou superior.

O aplicativo conserva os principais recursos do Messenger. É possível trocar mensagens, fotos, vídeos, bem como fazer chamadas de voz e vídeochamadas. De acordo com o Facebook, o programa gasta menos dados e, por isso, funciona bem mesmo em locais com internet lenta ou instável.

Jogos online

O Messenger conta com uma série de games online que se tornam ainda mais divertidos por poderem ser jogados com seus amigos ou outras pessoas online. Estão disponíveis opções como Uno, xadrez, Ludo, Perguntados, Draw Something, entre outras opções.

Os convites para jogar com um contato podem ser feitos dentro da janela da conversa. No canto inferior esquerdo, há um ícone formado por quatro círculos. Ao tocar sobre ele, basta selecionar a opção Jogos e escolher aquele com o qual deseja se divertir.

Filtros e lentes para usar em tempo real

Nem todo mundo sabe, mas, assim como o Snapchat, o Messenger permite usar filtros e lentes em conversas de vídeo em tempo real. Ou seja, enquanto bate papo com um amigo, é possível optar por um filtro de maquiagem, óculos diferentões, bichinhos fofinhos, etc.

Lentes do Facebook Messenger

Ideal para tornar o assunto mais divertido e também para aqueles dias em que precisamos de uma ajudinha com a autoestima. É possível utilizar esse recurso em fotos e vídeos feitos dentro do app.

Personalização dos contatos

Diferentemente de outros mensageiros, o Messenger permite personalizar os seus contatos, escolhendo uma cor para a janela de bate-papo, mudar o nome da pessoa e selecionar o emoji padrão de vocês, em vez do tradicional curtir do Facebook.

Baixar e salvar áudio do Messenger

Para isso, basta entrar na conversa e tocar sobre o ícone de um i. Logo, são disponibilizadas as opções de personalização. Vale lembrar que a outra pessoa também vê essas alterações. Portanto, fique atento ao apelido que será dado.

Se além de áudios, você quer fazer o download de outras mídias, confira em nosso tutorial como é simples baixar vídeos do Facebook. No entanto, se não quer mais utilizar o mensageiro, veja como desativar o Messenger em somente cinco passos.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.