Como ver os Stories do Facebook anonimamente sem que a pessoa saiba


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Para ver os stories do Facebook anonimamente, sem ser descoberto, é preciso usar alguns truques. Afinal, por padrão, a rede social sempre mostra quem visualizou as fotos e vídeos postados nos stories, não havendo a opção de vê-los escondido.

Reunimos as melhores dicas para bisbilhotar os posts de modo anônimo pelo celular e pelo PC. Confira!

Com ajuda de um app

O Bluer for Facebook + Messenge‪r‬ tem como objetivo principal unir os recursos do Facebook e do Messenger em um só app. Mas, de quebra, oferece a opção de ver os stories de seus amigos na rede sem ser descoberto.

Portanto, antes de seguir o passo a passo abaixo, deve baixar o aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iPhone.

1. Abra o Bluer for Facebook + Messenge‪r‬ e vá em Entrar com o Facebook;

2. Acesse sua conta do Facebook;

3. Agora, vá no ícone de um círculo, com a linha parcialmente tracejada para acessar os stories;

Como ver os stories do Fcaebook anonimamente no app Bluer for Facebook

4. É possível que no primeiro acesso veja escrito sem resultado. Basta tocar em Atualizar para carregar os posts;

5. Então, é só tocar sobre os stories para abrir e visualizá-los sem ser descoberto.

Sem baixar nada

Se não quiser baixar um app, seja para não gastar dados ou por não querer vincular sua conta do Facebook desenvolvedores terceiros, pode recorrer a alguns truques. As dicas podem não ser tão eficientes quanto o aplicativo, mas, sem dúvidas, quebram um galho.

Modo avião

Esta dica nada mais é do que ativar o modo avião do celular no momento certo. O passo a passo a seguir foi feito em um smartphone Android, mas o truque também funciona para iPhone.

1. Abra o app do Facebook no celular e atualize a página, puxando a tela de cima para baixo;

2. Agora ative o modo avião em seu celular. Em geral, no Android, a opção fica no menu de Configurações Rápidas, acessível ao arrastar a tela do celular de cima para baixo. No iPhone, o recurso fica na Central de Controle;

Como ativar o modo avião no Android

3. Com o modo avião ativado, volte ao app do Facebook e toque sobre os stories. O app exibirá apenas aqueles que aparecem em destaque. Se a pessoa tiver feito mais de uma publicação, conseguirá ver apenas a mais recente;

4. Ao terminar de ver, encerre o app do Facebook antes de desativar o modo avião. Assim, garante que não será mesmo descoberto. Nas versões mais recentes do Android e no iPhone, basta arrastar o dedo de baixo para cima da tela.

Então, mais uma vez, empurre a tela do aplicativo do Facebook para cima, até não visualizar mais.

Como fechar o app do Facebook no Android

Arraste para o lado. Mas não muito!

Outra forma de ver stories sem ser descoberto é passando para a publicação seguinte sem largar a tela. A dica funciona apenas para fotos e só permite visualizar somente o post mais recente.

Ao encontrar a publicação que quer ver, toque sobre aquela que vem exatamente antes. Então, arraste o dedo da direita para a esquerda, como se fosse passar para o story que quer visualizar. O truque aqui é não passar a imagem até o final e manter o dedo segurando a tela.

Como ver stories do Facebook anonimamente segurando a tela

Quando terminar de ver, sem soltar a tela, arraste novamente o story da esquerda para a direita. Assim, é possível bisbilhotar a imagem quase inteira e não ser descoberto.

Desative sua conta no Facebook

Essa dica é recomendada para quem JÁ visualizou o story de alguém e, ainda assim, não quer ser descoberto. Apesar de um pouco extrema, é a última medida para aqueles acessaram os stories sem querer e estão no desespero pelo anonimato.

Ao desativar a sua conta por 24 horas, a sua foto de perfil não será exibida para o autor do post. Por outro lado, isso significa ficar um dia inteiro sem acessar a rede social.

Como suspender a conta no Facebook

Se decidir que, mesmo assim, vale a pena, tente desativá-la imediatamente após ver o post. Afinal, no intervalo entre visualizar e agir, o criador do post pode checar quem viu a publicação e encontrar o seu nome por lá. A opção está disponível nas Configurações do Facebook, na seção Propriedade e controle de conta.

Nosso guia Como excluir o Facebook pelo celular e PC mostra o passo a passo de como desativar a conta. A desativação é diferente da exclusão e permite que o usuário dê apenas um tempo da rede social. Assim, quando quiser voltar, retoma a sua conta e todas as informações relacionadas a ela.

Se não quiser ficar sem usar o Facebook, outra possível solução é o bloqueio do contato. O problema é que a ação também desfaz a amizade com o usuário, caso ele esteja adicionado como seu amigo na rede social.

Como bloquear um usuário no Facebook

Para bloquear, siga o caminho: perfil do usuário → ícone de três pontinhos abaixo do nome → Bloquear.

Como ver Stories de quem não é meu amigo

Infelizmente, só é possível visualizar os stories de alguém que não é seu amigo se a pessoa configura a privacidade desse tipo de publicação como pública. Ainda assim, é preciso estar conectado à sua conta do Facebook para conseguir vê-los.

Como saber quem viu meus Stories

Como descobrir quem viu seus stories no Facebook

É muito simples saber quem viu os seus stories. Basta ir em Seu Story, no topo da tela, para abri-lo. No PC, à direita, verá escrito x visualizadores, com os nomes quem viu logo abaixo.

No app para celular, essa a quantidade de pessoas que visualizou fica no canto inferior esquerdo da tela. Se quiser saber quem viu, basta tocar sobre ela.

Como alterar a privacidade dos Stories

Mudar a privacidade dos stories no Facebook

Se não está muito satisfeito com quem anda acompanhando seus stories, saiba que é possível selecionar quem pode vê-los. Após adicionar uma foto, vídeo ou texto, vá no ícone de uma engrenagem (⚙). Escolha se quer a publicação seja:

  • Pública: para amigos do Facebook, seguidores e pessoas com quem conversou no Messenger;
  • Amigos: apenas para amigos do Facebook. Não inclui pessoas com quem conversou no Messenger e não é amigo na rede social;
  • Personalizado: o usuário pode escolher na lista de amigos quem poderá ver a publicação.

Depois de escolher, vá em Salvar. Em seguida, faça os ajustes finais em seu post e conclua em Finalizar story.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.