Não consigo postar Stories no Instagram: como resolver em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Editou sua foto ou vídeo com o maior carinho e agora não consegue postar ou compartilhar nos Stories do Instagram? A dificuldade para publicar na plataforma pode ter a ver com simples ajustes de configuração ou até mesmo por bugs e erros na rede social.

Confira a seguir o que fazer se o Instagram não estiver carregando seus Stories.

1. Será que é só com você?

Captura de tela do site downdetector com dados sobre o Instagram

Antes de ir alterando configurações ou fazendo atualizações, vale conferir se, por acaso, há algum bug ocorrendo com o app. Para isso, é possível checar sites de monitoramento.

Esses serviços atuam de forma colaborativa, na qual usuários de todo o mundo informam quando se deparam com erros ou instabilidades. O Downdetector e o Outage Report são os dois principais nomes e incluem o Brasil em seus rastreios.

Os sites fazem um balanço dos dados recebidos e, quando encontram uma falha relevante, a divulgam. Caso o problema seja generalizado ou na sua região, a melhor solução pode ser mesmo esperar a situação normalizar.

2. Reinicie o dispositivo

O próprio Instagram recomenda reiniciar o smartphone ou tablet caso tenha problema com o app. Sim, simplesmente ligar e desligar o aparelho pode resolver questões simples como conflitos entre processos abertos, bem como limpar possíveis arquivos em cache.

3. Confira a sua internet

Celular preto sobre teclado branco com horario e wifi em destaque

Aprenda a testar a velocidade da internet no PC e no celular

Essa é mais uma recomendação feita pelo próprio Instagram. A plataforma sugere alternar entre uma rede Wi-Fi e sua conexão de dados móveis para ver se o problema é com uma das redes.

Se ao mudar de uma para outra o Story for publicado, então o contratempo é com a sua internet e não com o Instagram.

4. Limpe o cache e dados do Instagram

Limpar cache significa apagar os dados temporários guardados pelos programas. Essas informações costumam ser geridas automaticamente pelo sistema operacional e excluídas periodicamente.

A limpeza manual é recomendada apenas em casos específicos, como em erros. O Android permite realizar o processo pelas configurações do sistema.

1. Abra o app Configurar e, então, opte por Armazenamento;

2. Agora, vá em Outros apps;

3. Procure por Instagram e toque sobre o app;

Configurações de limpeza de cache e dados do Instagram no Android

4. Na tela seguinte, vá em Limpar cache. Após alguns segundos, o cache será limpo.

5. Em seguida, vá em Limpar Armazenamento. Essa ação exclui arquivos, configurações, dados (como aqueles de login e preferências), entre outros aspectos. Fique tranquilo que isso não fará qualquer alteração em seus posts na rede social;

6. Confirme em OK.

Já no iOS, só é possível reiniciando o aparelho ou caso o aplicativo ofereça o recurso em seus próprios ajustes.O Instagram permite somente limpar o histórico de pesquisa de perfis e hashtags dentro do próprio app.

A ferramenta fica disponível para usuários de iPhone e de Android. Basta seguir o caminho: foto de perfil no canto inferior direito → ícone formado por três linhas → Segurança → Limpar histórico de pesquisa → Limpar tudo → Limpar tudo.

5. Data e hora: estão no modo automático?

Se houver conflito entre a data e hora do seu celular com a do aplicativo, é possível que esse seja o motivo para que não consiga postar os Stories. Para corrigir, basta ativar o modo automático no Android e no iPhone. Depois, é só fechar e abrir o app do Instagram e tentar postar novamente.

No Android

1. Abra o app Configurar e vá na opção Sistema;

2. Em seguida, toque em Data e Hora;

Ajustes de data e hora do Android

3. Então, ative a chave ao lado da opção Usar horário fornecido pela rede;

4. Logo abaixo, ative também a chave referente ao item Usar fuso horário fornecido pela rede.

No iOS

1. Vá em Ajustes e, então, toque em Geral;

Ajustes de data e hora do iPhone

2. Em seguida, opte por Data e hora;

3. Ative a chave ao lado da opção Automaticamente.

6. Remova os GIFs (ou poste direto da galeria)

Gif Beyonce fazendo não com o dedo
Reprodução/ Giphy

O site de tecnologia Saint destacou que usuários do Reddit notaram dificuldades para publicar seus Stories sempre que tentavam inserir GIFs na publicação. Algumas pessoas afirmam ter postado vários vídeos normalmente. Mas, quando incluíam um GIF, ocorria o erro.

A solução encontrada foi postar o conteúdo diretamente da galeria. Para isso, basta criar a publicação nos Stories como faria normalmente. Mas, em vez de publicar, deve salvá-la, tocando no ícone de uma seta para baixo.

Como salvar story no Instagram em vez de publicar


Devido ao GIF, o conteúdo será salvo como vídeo, mesmo que seja uma foto. Então, acesse o vídeo salvo na galeria do celular e compartilhe como Story.

7. Confira se o conteúdo respeita os termos de uso do Instagram

Confirme se o conteúdo que deseja postar não fere os termos de uso da rede social. O Instagram diz que pode remover publicações que não respeitem os termos e o as Diretrizes da Comunidade. De acordo com esses documentos não é permitido:

  • Postar conteúdos que não sejam próprios ou que não tenha autorização para publicar;
  • Publicar fotos e vídeos com nudez. Mulheres amamentando, cicatrizes de mastectomia e nudez em pinturas e esculturas são permitidos;
  • Vender produtos ilícitos através da rede social;
  • Conteúdos de violência explícita e extrema.

8. Atualize o app

Às vezes, a dificuldade para publicar os stories pode ter a ver com algum erro que pode ser corrigido com uma simples atualização do app. O processo é diferente no Android e no iOS, como pode ver a seguir.

No Android

1. Abra a Play Store, loja de aplicativos do Google. Digite Instagram na barra de pesquisa para encontrar o app;

2. Caso o aplicativo não esteja atualizado, haverá um botão Atualizar. Toque sobre ele. Se o aplicativo estiver atualizado, estará escrito Abrir em vez de Atualizar.

atualizando o Instagram na Play Store

No iOS

1. Abra a App Store e vá em Atualizações;

2. Toque no botão Atualizar, que aparece ao lado do Instagram.

9. Exclua o Instagram (e instale novamente)

Se nenhuma das alternativas acima resultou, sugerimos que delete o app do Instagram o instale novamente. A dica, inclusive, é dada pelos próprios desenvolvedores da rede social.

10. Comunique o problema ao Instagram

Se tomou todas as medidas e segue sem conseguir postar Stories no Instagram, a própria rede social solicita que o erro seja reportado através do próprio app.

1. Abra o Instagram e toque sobre a sua imagem de perfil ou o ícone de um bonequinho, no canto inferior direito da tela;

Reportando erro ao Instagram

2. Em seu perfil, toque sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior direito;

3. No menu que abrir, opte por Configurações;

4. Em seguida, vá em Ajuda;

5. Então, opte por Relatar um problema;

6. Na janela que abrir, mais uma vez, vá em Relatar um problema;

7. Escreva sobre a sua situação e, se desejar, inclua um print que possa ajudar em sua justificativa. Ao concluir, toque em Enviar.

Por que não consigo compartilhar posts no Stories?

Compartilhar post como story no Instagram

Como repostar stories do Instagram de 4 formas diferentes

Está tentando compartilhar um post nos seus Stories, mas não consegue? Os motivos podem ser mais simples do que imagina.

  • Conta privada: contas privadas não oferecem a opção de compartilhar seus posts como Stories. Portanto, se for o caso, é por isso que não está visualizando a opção Adicionar publicação ao seu story quando clica no ícone de compartilhamento da rede.
  • Permissão para compartilhar: se a conta for pública e ainda assim não estiver conseguindo encontrar a opção de adicionar um post aos Stories, é possível que o usuário tenha desativado o recurso.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.