Instagram travando: como resolver o problema


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Problemas no Instagram são comuns e podem variar de travamentos e dificuldades para fazer login ao fechamento inesperado do app. Também pode acontecer de os usuários não conseguirem carregar fotos ou Stories, seguir certas pessoas, alterar a bio, entre outros inconvenientes.

O AppGeek reuniu os 10 principais erros que acontecem no Instagram e explica como resolvê-los. Confira!

  1. Instagram está travando ou fechando sozinho
  2. Instagram não carrega fotos e vídeos
  3. Não consigo postar stories
  4. Não posso seguir outras contas do Instagram
  5. Não consigo aceitar solicitações
  6. Não consigo enviar mensagens no Direct
  7. Instagram não me permite fazer comentários
  8. Não consigo excluir um comentário
  9. Não consigo alterar a bio
  10. Problemas para fazer login

1. Instagram está travando ou fechando sozinho

Duas mãos seguram um smartphone com o Instagram aberto

É comum usuários reclamarem sobre travamentos e lentidão ao usar o Instagram. Outro problema bastante relatado é o fechamento indesejado do app e o aparecimento da mensagem Erro de rede desconhecido.

O que poucos sabem é que o seu celular pode ser o principal culpado nessas situações. Se o seu smartphone estiver com muitos apps abertos em segundo plano, pode ser que a memória RAM do aparelho esteja sendo muito exigida.

Além disso, o uso de uma versão antiga do aplicativo também pode causar erros e fechamentos inesperados. Abaixo, explicamos como resolver cada uma desses casos.

Fechar aplicativos em segundo plano

Como fechar os apps abertos em segundo plano no Android

A primeira sugestão é fechar todos os programas. Às vezes, o usuário abre novos apps sem fechar aqueles que estava usando. Esses aplicativos seguem trabalhando em segundo plano, ocupando a memória temporária. Portanto, fechá-los pode ajudar bastante.

Para descobrir quais estão abertos, basta arrastar o dedo de baixo da tela para cima, tanto no iPhone quanto no Android. Para fechar um programa, toque sobre ele e, sem soltar o dedo, arraste novamente de baixo para cima.

Repita o processo com todos os aplicativos que quiser encerrar e pronto.

O Android oferece um atalho: ao passar todos os apps abertos da direita para a esquerda, é exibida a opção Limpar tudo.

Limpar o cache

Limpar o cache também ajuda a liberar espaço no dispositivo, ao remover todos os dados temporários guardados no sistema. A ação pode tornar o uso do Instagram mais fluido e com menos travamentos.

Para limpar o cache em um celular Android, basta seguir o caminho:

  • Abra o app Files → acesse a aba Liberar Memória → na aba Lixo Eletrônico, vá em Liberar xxx MB.

Etapas de como limpar os arquivos temporários (cache) no Android

O iPhone não oferece o recurso, mas, ao ligar e desligar o aparelho, o sistema libera a memória RAM automaticamente. Portanto, ao reiniciar o smartphone já deverá sentir diferença ao usar o aplicativo da rede social.

Atualizar o Instagram

Confira se a versão do app do Instagram que está usando é a mais recente. Apesar de serem criadas para implementar novidades e/ou corrigir problemas, às vezes, as atualizações podem conter erros que geram dificuldades de uso.

Nesses casos, os desenvolvedores costumam trabalhar rápido para resolver e liberam uma nova atualização com a correção quanto antes. Para saber se há algum upgrade disponível, basta acessar a loja de aplicativos do seu sistema operacional.

No Android:

Atualização do Instagram disponível no Google Play Store

  • Abra a Google Play Store → Digite Instagram na barra de pesquisa → Caso o aplicativo não esteja atualizado, haverá um botão Atualizar.

No iPhone

Como atualizar o Instagram no iPhone

  • Abra a App Store → Toque sobre o ícone da lupa e digite Instagram na barra de pesquisas → Vá ao botão Atualizar.

Nos dois sistemas, se o aplicativo estiver atualizado, estará escrito Abrir em vez de Atualizar.

2. Instagram não carrega fotos e vídeos

Quando o Instagram não carrega as fotos, nem roda os vídeos pode ser bastante frustrante. Nesses casos, é possível que haja algum problema com sua conexão de internet ou que a rede social tenha caído e a plataforma esteja fora do ar.

Checar a sua conexão com a internet

Pode parecer uma dica óbvia, mas não custa dar uma conferida. O próprio Instagram sugere alternar entre sua conexão de dados móveis e uma rede Wi-Fi para checar se há problema com alguma das duas redes.

No Android:

Como ativar o wi-fi no Android

Para se conectar a uma rede Wi-Fi, deslize a tela de cima para baixo. Toque sobre o ícone do Wi-Fi e mantenha o dedo pressionando durante alguns segundos. Então, ative a opção Usar Wi-Fi.

Se houver alguma rede salva, ela será conectada automaticamente. Caso não tenha, escolha uma daquelas listadas e insira a senha de acesso.

No iPhone:

Como se conectar à rede Wi-Fi no iPhone
Reprodução/ Apple

Abra o app Ajustes e, em seguida, vá à opção Wi-Fi. Ative a chave ao lado de Wi-Fi. Se já tiver alguma rede Wi-Fi salva, ela será conectada automaticamente.

Caso contrário, deverá tocar sobre o nome da rede à qual quer se conectar e, se for preciso, insira a senha. Quando a conexão for feita, será exibido um ícone de check azul ao lado do nome da rede.

Conferir se Instagram caiu

Captura da tela do site Downdetector

Saber se o Instagram está fora do ar é bem simples. Sites como o Downdetector e o Outage Report recebem informações de erros e instabilidades enviadas por usuários da rede social e criam relatórios em tempo real com esses dados.

Quando um grande número de pessoas informa sobre um mesmo problema, os serviços o entendem como uma falha geral. Se, ao acessar o site, notar que no país em que vive há registros das mesmas dificuldades que está enfrentando, então é um erro generalizado.

Nesses casos, normalmente, a solução é ser paciente e aguardar que a situação seja normalizada.

3. Não consigo postar stories

Dedo segura ícone do Instagram com a opção de novo post

Também é comum encontrar usuários do Instagram se queixando por não conseguirem postar uma foto ou vídeo nos Stories. As causas podem variar. Você encontra todas elas em detalhes em nosso artigo Não consigo postar Stories no Instagram: como resolver.

Abaixo, listamos os principais motivos e suas possíveis soluções:

  • Aparelho sobrecarregado: reiniciar para limpar o cache e resolver possíveis conflitos entre processos abertos.
  • Instagram fora do ar: checar o status do serviço em sites especializados como Downdetector e o Outage Report;
  • Data e hora no modo automático: o conflito de horário do celular com o app podem dificultar a publicação nos stories;
  • App desatualizado;
  • Desrespeito aos termos de uso do Instagram.

4. Não posso seguir outras contas do Instagram

Se não está conseguindo seguir novos perfis no Instagram, é possível que a rede social pense que você não é uma pessoa de verdade. Para evitar as ações de robôs, a plataforma estabeleceu um limite diário.

De acordo com o site Instazood, o número máximo é de 200 contas diárias. Se ultrapassar essa quantidade, poderá receber uma mensagem de Ação bloqueada eterá que esperar, pelo menos, 72 horas para voltar a seguir alguém.

5. Não consigo aceitar solicitações

celular desligado em cima da mesa com ícones de papel do Instagram

Pessoas pedem para seguir seu perfil, mas você não consegue aceitar? É provável que o Instagram esteja tentando “puni-lo” por mudar muitas vezes seguidas a sua conta de pública para privada.

Quando isso acontece, a plataforma limita o número de solicitações para seguir que podem ser aprovadas por dia. Segundo a própria rede social, a medida é tomada para proteger a comunidade de usuários de perfis falsos.

Além disso, a alteração constante da privacidade da conta pode “criar uma experiência de compartilhamento ruim para outras pessoas”.

Fique atento: se após a limitação insistir em alterar o perfil de público para privado ou vice-versa, poderá ter as solicitações existentes excluídas.

6. Não consigo enviar mensagens no Direct

As dificuldades para enviar mensagens privadas no Instagram podem ser causadas por motivos diferentes. Listamos abaixo alguns deles.

Perfil não o segue ou te bloqueou

Alguns usuários, restringem o recebimento de Directs apenas a contas que segue. Por isso, vale conferir se a pessoa para quem quer mandar DM o segue.

O caminho para isso é o seguinte:

Como saber se um perfil o segue no Instagram

Abra o Instagram → Foto de perfil (no canto inferir direito da tela) → Seguidores (topo da tela) → digite o nome do perfil no campo da busca. Se não aparecer, é possível que a pessoa não aceite receber mensagens de quem não segue.

Outra possibilidade é que você tenha sido bloqueado pela pessoa. Nesse caso, não conseguirá encontrar perfil desse usuário nem mesmo na busca geral da rede social.

Envio de muitas mensagens

Imagem de divulgação das mensagens diretas do Instagram

Se estiver mandando vários Directs em um curto intervalo de tempo, o envio pode estar sendo bloqueado pela plataforma. O site de tecnologia Guiding Tech descobriu que o Instagram permite o envio de entre 30 e 100 DMs por dia para perfis desconhecidos.

A quantidade pode variar conforme a qualidade do conteúdo compartilhado, como textos individuais e personalizados, para cada receptor.

Se nenhuma das situações acima for o seu caso, vale seguir recomendações básicas, como reiniciar o app. Se ainda assim, não adiantar, desinstale e reinstale o aplicativo.

7. Instagram não me permite fazer comentários

Mão segura celular sobre uma mesa. Na tela, é possível ver seção de comentários do Instagram.

Se não consegue fazer comentários em posts no Instagram, é possível que esteja desrespeitando alguns critérios estabelecidos pela plataforma. Por exemplo, não é permitido citar mais que 5 perfis (@nomedeusuario) ou usar mais de 30 hashtags no mesmo comentário.

A rede social também não aceita que publiquem um mesmo comentário várias vezes, por mais que seja só um emoji. A rede também bloqueia frases ou palavras consideradas ofensivas.

Em alguns casos, o próprio usuário encerra os comentários e impede que não seguidores escrevam em suas publicações.

Também pode ser que esteja ultrapassando o limite em práticas de engajamento, como dar muitas curtidas ou fazer comentários em excesso. Nesse caso, o Instagram o impede por considerar suas ações como spam.

De acordo com a especialista em Visual Social Media Louise Myers, os limites diário e por hora para algumas ações seriam os seguintes:

Por hora Por dia
Curtidas 30 a 60 1000
Comentários 30 a 60 400 a 500
Seguir/ deixar de seguir 30 a 60 250

Se não se identificar com nenhum dos casos acima, o próprio Instagram recomenda que o usuário confira se está usando a versão mais recente do aplicativo. E, caso não esteja, aconselha que seja feita a atualização.

8. Não consigo excluir um comentário

Se estiver recebendo uma mensagem de erro ao tentar excluir um comentário, talvez ele já tenha sido excluído.

Segundo o Instagram, é provável que você esteja vendo uma versão antiga da página, por isso o texto segue sendo exibido. “Estamos cientes desse problema e trabalhando para solucioná-lo”, explica a rede social.

Além disso, vale destacar que só é possível deletar comentários feitos por você em publicações de terceiros ou aqueles feitos pelos outros em suas publicações.

9. Não consigo alterar a Bio

Assim como em outros problemas que acontecem no aplicativo, o primeiro procedimento indicado é fechar e abrir o app. Ou, então, atualizar, se não estiver usando a versão mais recente.

Se depois disso, ainda não conseguir mudar as informações, é necessário relatar o erro à plataforma. A orientação foi dada a usuários que reportaram o problema no site Reclame Aqui por colaboradores do time do Instagram.

Para isso, siga o caminho:

1. Abra o app do Instagram e vá na imagem de perfil, no canto inferior direito da tela;

Como reportar um erro ao Instagram

2. Toque sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior direito;

3. Agora, opte por Configurações;

4. Toque em Ajuda;

5. Em seguida, escolha Relatar um problema;

6. Na caixa que abrir, novamente, em Algo não está funcionando;

7. Escreva sobre a dificuldade para editar o seu perfil na rede social. Se preferir, inclua um print que possa ajudar que entendam a situação;

8. Conclua em Enviar.

10. Problemas para fazer login

Em geral, os problemas para fazer o login acontecem devido ao esquecimento do endereço e-mail, nome de usuário ou da senha de acesso na rede social. Mas também pode acontece de ter a conta invadida e roubada ou o perfil ser bloqueado pela plataforma.

Veja como agir em cada um dos casos.

Esqueci a senha

Resolver esse problema costuma ser simples. Na tela de login do Instagram, deve tocar em Obter ajuda para entrar ou Esqueceu a senha?, dependendo do sistema operacional do celular. Depois, insira seu nome de usuário, o e-mail ou número do telefone cadastrado e toque em Avançar.

Página de recuperação de senha do Instagram

Em seguida, escolha a opção Enviar email. Na mensagem que chegar à sua caixa de entrada, clique no botão Entrar com @nomedousuário.

Esqueci meu nome de usuário

Nesse caso, o próprio Instagram sugere que peça a um amigo que pesquise pelo seu nome e faça uma captura de tela. Assim, conseguirá conferir se está inserindo alguma letra errada ou se estão faltando caracteres.

Outro modo de encontrar seu nome de usuário é pesquisando por Instagram em sua caixa de entrada do e-mail. No momento da criação da conta ou da alteração do nome de usuário, é enviada uma mensagem para o endereço cadastrado.

Acho que minha conta foi invadida

Menina deitada na cama olhando em choque para o celular

Se acha seu perfil foi invadida, o Instagram recomenda que pesquise em sua caixa de e-mail pelo endereço security@mail.instagram.com. Por ele, são enviadas as notificações de que o email cadastrado pelo usuário foi alterado.

Caso o tenha recebido, poderá desfazer a mudança na opção Reverter essa alteração, situada no corpo da mensagem.

Se, ainda assim, não conseguir recuperar o acesso, a rede social aconselha que solicite um código de segurança. O processo é o mesmo feito para a recuperação de senha.

O Instagram bloqueou a minha conta

O Instagram pode bloquear uma conta se o usuário desrespeitar termos de uso ou as diretrizes de comunidade da plataforma. Se acha que foi um engano, é possível solicitar o acesso de volta através da página de solicitação de resgate.

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.