Como reativar o Instagram e recuperar a conta


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível reativar a conta do Instagram caso a tenha desativado temporariamente. Ou, então, se tiver sido desativada por violar os termos de uso da rede social. O processo de restauração é diferente em cada uma das situações e o AppGeek explica como fazer.

Reativar uma conta desativada temporariamente

Site do Instagram acessado pelo navegador do celular

Essa é a solução mais simples. Para reativar uma conta desativada temporariamente por você, basta acessá-la, inserindo os dados de login e senha, como sempre fez.

Se tentar recuperar a conta pouco tempo depois da desativação, talvez não consiga desfazer o processo. Nesse caso, deverá aguardar até que a rede social autorize o procedimento. O período de espera pode levar algumas horas.

Reativar uma conta desativada por violar os termos de uso

Tentou acessar sua conta do Instagram e recebeu uma mensagem avisando que foi desativada? É possível que a rede social acredite que você tenha desrespeitado os termos de uso ou as diretrizes de comunidade da plataforma.

Se acredita que houve um mal-entendido e seu perfil foi desativado injustamente, pode tentar recorrer. Para isso, acesse a página de solicitação de resgate e dê as informações pedidas pela rede social.

Página para solicitar a reativação da conta do instagram suspensa por uso indevido

É preciso informar se o perfil é comercial ou pessoal, nome completo, nome de usuário, endereço de e-mail e o país. Se for uma conta comercial, deverá incluir ainda a cópia de algum documento que comprove a existência da empresa. Confirme em Enviar.

Se tudo der certo, você receberá um e-mail do Facebook, companhia dona do Instagram. Se foi um engano, será enviado um link para a reativação da conta.

Em alguns casos, é enviado um código, que deve ser escrito à mão em uma folha de papel em branco, com seu nome completo e nome de usuário. É necessário tirar uma foto em que você apareça segurando esse papel e anexar no e-mail de resposta.

Por que posso ter desrespeitado os termos de uso do Instagram?

Mulher olha chocada para notebook

De acordo com os termos de uso e diretrizes de comunidade do Instagram, não é permitido compartilhar os seguintes conteúdos:

  • Que não sejam próprios ou que não tenha autorização para publicar;
  • Fotos e vídeos com nudez. Mulheres amamentando, cicatrizes de mastectomia e nudez em pinturas e esculturas são permitidos;
  • Venda de produtos ilícitos através da rede social;
  • Que contenham violência explícita e extrema.

Vale destacar que se não receber a mensagem de desativação ao tentar acessar a conta, é provável que tenha inserido os dados de login errados.

Reativar conta excluída

Ilustração de um celular no Instagram e o post de uma cara trsite

Se, por acaso, excluiu a sua conta do Instagram e se arrependeu, a notícia não é das melhores. Diferentemente da desativação, a exclusão apaga de vez todo o conteúdo relacionado à sua conta.

Isso inclui fotos e vídeos publicados e as mensagens diretas. Também não é possível recuperar os seguidores, comentários, nem as contas que segue. Antes de excluir, a rede social sugere que os usuários façam o download de seus dados. Assim, caso se arrependa, terá um backup.

Se quiser baixar, deve abrir o app e tocar sobre a sua foto de perfi ou imagem de um bonequinho, no canto inferior direito da tela. Depois, vá em ícone de três linhas no canto superior da tela → Configurações → Segurança → Baixar dados.

Tela para baixar dados do Instagram

Insira o endereço de e-mail e toque em Solicitar download. O Instagram promete que a coleta e envio de dados para o e-mail indicado em um prazo de 48 horas. Mas você pode ser surpreendido e receber bem antes disso.

Desativar ou excluir a conta do Instagram?

É comum as pessoas ficarem em dúvida em relação aos dois processos. Afinal, qual é a diferença entre eles, na prática?

  • Excluir: é uma ação irreversível. Seu perfil não poderá mais ser encontrado por ninguém e todos os dados relativos a ele serão apagados.
  • Desativar: é uma ação reversível, útil para quem quer dar um tempo da rede social. O seu perfil sai do ar e não pode mais ser encontrado por ninguém, mesmo que sejam seus seguidores. Ao reativar a conta, nenhuma informação será perdida, como se nunca tivesse desativado seu perfil.

Quanto tempo a conta pode ficar desativada?

Imagem do ícone de comentário do instagram em letreiro luminoso

Teoricamente, não há limite de tempo para manter a conta desativada. Mas, ao pesquisar na internet, possivelmente encontrará relatos de pessoas que desativaram e, depois, não conseguiram acessar o perfil.

Nesses casos, o provável é que esses usuários tenham cometido algum erro ao inserir os dados de login, após passado muito tempo sem usá-los. Se não conseguir se lembrar, nosso guia sobre como recuperar a senha do Instagram pelo celular e PC mostra todo o passo a passo.

Quantas vezes posso desativar minha conta?

Só é permitido desativar sua conta do Instagram uma vez por semana.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.