Como recuperar a senha do Instagram pelo celular e PC em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Esqueci a senha do Instagram. E agora? É possível recuperar a senha usando o e-mail, número de celular ou perfil de Facebook associado. O processo pode ser feito pelo Android, iPhone ou pelo PC.

Se, por acaso, não conseguir retomar o acesso à rede social por problemas com o e-mail, o AppGeek mostra as possíveis soluções. Confira!

Como recuperar a senha do Instagram

No Android

1. Abra o aplicativo do Instagram e vá em Obtenha ajuda para entrar, abaixo das opções de login;

2. Insira o nome de usuário do Instagram, endereço de e-mail ou número de telefone e toque em Avançar. Dependendo do que escolher, o processo é diferente, como pode ver a seguir.

Tela de recuperação de senha do Instagram

Se optar por endereço de e-mail ou nome de usuário:

3. Na tela seguinte, escolha como quer que seja feita a recuperação da senha. Opte por Enviar email, Enviar um SMS ou Entrar com Facebook.

tela de recuperação de senha do Instagram

4. O que deverá ser feito cada uma das opções:

  • Enviar email:

E-mail de recuperação de senha do Instagram

Acesse a conta do e-mail indicado e abra a mensagem enviada pelo Instagram. Em seguida, clique no botão Iniciar sessão com @seuusuário. Na tela seguinte, informe a nova senha e repita no campo abaixo. Conclua em Alterar senha.

  • Enviar um SMS:

Aguarde o envio de um SMS para o seu smartphone. O código recebido deverá ser adicionado automaticamente e você será redirecionado ao seu perfil do Instagram. Caso isso não ocorra, insira o código recebido e confirme em Avançar.

  • Entrar com o Facebook:

Se já estiver a conta do Facebook vinculada à do Instagram, será direcionado para um tela de criação de nova senha. Insira a nova senha duas vezes e pronto.

Se optar pelo número de telefone

3. Se inseriu o número de telefone no passo 2, será enviado um código de login por SMS para o celular. O código recebido deverá ser adicionado automaticamente e você é redirecionado ao seu perfil do Instagram. Caso isso não ocorra, insira o código recebido e confirme em Avançar.

4. Em seguida, aparecerá a opção Entrar em @seunomeusuário. Toque sobre ela.

tela de recuperação de senha do Instagram por SMS

5. Depois, decida se quer que o app se lembre das informações de login ou não. Se optar por Lembrar, não será preciso inserir os dados de acesso na próxima vez que for entrar no Instagram.

Como é possível notar, nesse caso, você recupera o acesso a conta, mas não a senha. Caso queira redefinir a senha, o mais indicado é informar realizar o processo pelo nome de usuário ou e-mail.

No iPhone

1. Abra o aplicativo do Instagram e vá em Esqueceu a senha?, abaixo das opções de login;

2. Na aba Nome de usuário, poderá inserir seu nome de usuário ou endereço de email vinculado ao instagram. Prossiga em Enviar link de login;

3. Acesse a conta do email e abra a mensagem enviada pelo Instagram. Em seguida, clique no botão Iniciar sessão com @seuusuário;

4. Vocè será direcionado para a página de cadastro de nova senha do Instagram. Informe a nova senha e repita no campo abaixo. Em seguida, toque em Alterar senha e pronto.

No PC:

1. Acesse a página de Instagram Web e clique em Esqueceu a senha?;

Tela de recuperação de senha do Instagram no PC

2. Na tela seguinte, informe nome de usuário, e-mail ou telefone e clique em Enviar link para login;

3. Em outra aba, acesse a conta de email vinculada ao Instagram. Abra a mensagem enviada pelo serviço e clique em Reset Password;

4. Você será redirecionado a uma nova página. Digite a nova senha e repita no campo abaixo. Confirme em Redefinir senha.

Não consigo recuperar a senha do Instagram. E agora?

Se não está conseguindo recuperar a senha, é possível que esteja ocorrendo um dos problemas abaixo. Se for o caso, veja como agir em cada uma delas.

E-mail de redefinição de senha não funciona

Você recebeu o e-mail de redefinição de senha, mas não consegue alterar o código de acesso? Uma das possibilidades é que o tempo para a mudança após o recebimento tenha expirado.

Por isso, solicite o envio de um novo email de recuperação de senha e tente novamente. Dessa vez, clique em Redefinir a senha do Instagram e não no botão para acessar o Instagram.

E-mail de redefinição não foi encontrado

De acordo com o Instagram, é provável que você tenha outro e-mail vinculado à conta ou que tenha digitado o endereço errado. Nesse caso, há duas alternativas. Recurepar através de sua conta do Facebook ou via SMS (apenas Android).

Redifinição de senha pelo Facebook ou por SMS

Em ambos os casos, basta seguir o procedimento de recuperação de senha indicado acima e, selecionar uma das duas opções. No caso da recuperação via Facebook, é necessário que tenha vinculado as contas previamente. Caso, contrário, não será possível mudar a senha e acessar a conta.

Se optar pelo SMS, aguarde o recebimento da mensagem no smartphone. Caso o código de confirmação não seja lido automaticamente, digite-o e confirme em Avançar. Nesse caso, recuperará o acesso, mas não a senha. Nesse caso, precisará alterá-la nas configurações do app.

Não tenho mais acesso ao email que me cadastrei no Instagram

A primeira instrução dada pelo próprio Instagram é que tente recuperar o acesso à sua conta de email. De qualquer modo, poderá tentar entrar em sua conta do Instagram seguindo as mesmas dicas que demos para quem recebeu a mensagem de email não encontrado.

Ok, quero apenas redefinir minha senha do Instagram

Se não esqueceu a sua senha e quer apenas mudá-la, o processo é bem simples. Basta abrir o app e tocar sobre a miniatura de sua imagem de perfil, no canto inferior direito.

Caminho para alterar senha do Instagram pelo app

Depois, toque sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior direito. Vá, então, em Configurações → Segurança → Senha. Digite a senha a atual e, depois, a nova, duas vezes.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.