Como saber quem visitou meu Instagram de forma nativa em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Saber quem visitou seu Instagram de forma nativa só é possível através das visualizações dos Stories. Ainda nesse sentido, a rede social permite também checar quantas visualizações têm os vídeos postados no seu feed.

Além disso, donos de contas profissionais conseguem descobrir a quantidade de pessoas acessou seu perfil nos últimos sete dias, entre outras informações sobre os seguidores.

Essas são as formas nativas de conferir quem está de olho no seu perfil. No entanto, há apps e sites não oficiais que prometem dedurar quem visita sua página. Mas será que eles são seguros?

Como saber quem visualizou os Stories no Instagram

Para realizar o passo a passo a seguir, é necessário ter, ao menos, um Storie no ar.

1. Abra o Instagram e toque sobre Seu Story;

2. Vá em Visto por, situado no canto inferior esquerdo do Story;

Exibição de quem visualizou seus stories no Instagram

3. No topo da tela, é exibido o número de pessoas que já visualizaram a foto ou vídeo. Role a tela para descobrir todas as pessoas que viram o conteúdo.

Essas informações são atualizadas em tempo real, à medida que mais pessoas visualizam o que foi postado.

E se já tiverem passado 24 horas?

Nem todo mundo sabe, mas o Instagram permite conferir quem viu seus Stories até 48 horas após a publicação. Para isso, toque em sua foto de perfil, no canto inferior direito, do app e depois, sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior direito.

Então, opte por Arquivar e acesse o story publicado há menos de 48 horas. Depois, é só seguir o tutorial acima a partir do passo 2.

Como saber quantas pessoas visualizaram os vídeos no Instagram

Apesar de revelar apenas quem curtiu o conteúdo, a ferramenta pode ser bastante útil para quem se preocupa com o alcance na rede social. Assim, é capaz de comparar o número de visualizações ao de curtidas. E entender se o tipo de publicação está agradando os seguidores ou não.

1. Abra o Instagram e toque sobre sua imagem de perfil ou de o ícone de um boneco, no canto inferior direito da tela para acessar seu perfil;

2. Acesse a publicação do vídeo. Logo abaixo, verá a informação xx visualizações;

Visualizações em vídeos postados no feed no Instagram

3. Se quiser saber quantas pessoas e quem curtiu o post, toque sobre Curtido por.

Como saber quantas pessoas visitaram o perfil do Instagram

O recurso a seguir está disponível somente para usuários com perfil profissional na rede social. Além do número de visitas, é possível obter dados sociogeográficos e sobre a interação de seus seguidores com os posts.

1. Abra o Instagram e toque sobre sua imagem de perfil ou de o ícone de um boneco, no canto inferior direito da tela para acessar seu perfil;

Como visualizar dados de visitas no Instagram comercial

2. Toque em Informações, logo abaixo da Bio;

3. A página exibirá dados de acesso relativo aos últimos 7 dias. Em Visão Geral, visualizará as seguintes opções:

  • Contas alcançadas: acesso a dados como impressões, número de visitas ao perfil, toque no botão Enviar email. Também é possível saber quais foram as publicações, stories e vídeos do IGTV mais relevantes.
  • Interações do conteúdo: informações sobre interações de seus seguidores com publicações, stores e no IGTV, além de indicar quais foram as publicações mais relevantes nesse quesito.
  • Total de seguidores: indica, em gráficos, quantos seguidores ganhou e perdeu na última semana. Mostra ainda dados sociogeográficos como localização, gênero, faixa etária e períodos mais ativos de seus seguidores.

Como ter uma conta profissional no Instagram?

Qualquer um com perfil público no Instagram pode transformar sua conta em profissional. Ao fazer isso, passa a ter acesso a ferramentas úteis para quem, de fato, deseja usar a plataforma como forma de ganhar dinheiro. Seja se tornando um influenciador digital ou para anunciar seus produtos e serviços.

Dentre os recursos disponíveis estão a criação de anúncios e posts pagos na rede social e vincular a uma página do Facebook. Também é possível associar o perfil a uma online e conferir estatísticas sobre visitas e alcance de suas publicações.

Se quiser transformar seu perfil em um perfil profissional, basta seguir os passos abaixo.

1. Abra o Instagram e toque sobre sua imagem de perfil ou ícone de um bonequinho, no canto inferior direito da tela;

Imagens de como mudar o perfil do instagram em profissional

2. Toque no botão Editar Perfil;

3. Na tela seguinte, vá em Mudar para conta profissional;

4. Toque em Continuar quatro vezes seguidas, para conferir as informações;

5. Agora, escolha uma categoria na qual acredita que seu perfil na rede social se enquadre. Pode ser artista, blogueiro, vestuário (marca), educação, criador de conteúdo etc.

6. Informe se deseja exibir a categoria selecionada em seu perfil ou não ao ativar a chave ao lado da opção Exibir rótulo da categoria. Siga em Avançar;

7. Indique se é uma empresa ou um criador de conteúdo e, mas uma vez, toque em Avançar.

Pronto, sua conta será transformada em comercial!

Métodos não oficiais para saber quem visitou o Instagram

Lista de apps que prometem mostrar quem acessou seu perfil no Instagram na Play Store
Lista de apps que prometem mostrar quem acessou seu perfil no Instagram na Play Store

O que chamamos de métodos não oficiais são aqueles disponibilizados por aplicativos terceiros e que não têm qualquer vínculo com o Instagram. É difícil, no entanto, afirmar se os dados informados por eles são corretos ou mesmo reais.

Afinal, o Facebook, empresa proprietária do Instagram, não fornece esse tipo de informação a empresas terceiras. Então, como chegariam a esses dados?

Há diversos apps do gênero disponíveis nas lojas oficiais de aplicativo. Alguns deles, inclusive, são bem avaliados pelos usuários, mas a quantidade de reviews não passa de 5 mil, o que pode ser considerada baixa diante da demanda.

Mão segurando celular com a tela do Instagram aberta

Uma das reclamações recorrentes é a exibição sempre das mesmas pessoas, que apenas mudam de posição na lista. Ou seja, é possível que peguem nomes aleatórios entre seus seguidores e os exibam, sem ter qualquer relação real com que estava stalkeando seu perfil.

Por fim, vale destacar que vários desses apps solicitam permissões que excedem às necessidades. Inclusive a dados de acesso a sua conta na rede social. Como dificilmente, as pessoas leem tudo o que está escrito nos termos de uso, é complicado saber o que os desenvolvedores fazem com essas informações.

Por esses motivos, especialista em segurança e tecnologia, sugerem não baixar nem fornecer seu dados para esses programas. Muito menos comprar pacotes pagos, uma vez que é improvável que o resultado entregue seja verdadeiro.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.