Como saber quem tem meu número do WhatsApp salvo nos contatos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Saber se uma pessoa adicionou o seu número do WhatsApp nos contatos do telefone, na teoria, não é possível. Mas alguns truques permitem descobrir quando alguém salvou o seu celular na lista ou não. As dicas são simples e não necessitam da instalação de nenhum aplicativo além do WhatsApp.

Pela foto e pelo Visto por último

Não consegue ver a foto de perfil de alguém no WhatsApp. Então há, sim, uma chance de você não estar em sua lista de contatos. Afinal, o mensageiro permite escolher, nas configurações, quem será capaz visualizar a imagem.

Captura de tela de janela de bate-papo do WhatsApp sem foto do contato

A fim de preservar a privacidade, é comum usuários optarem por exibi-la somente para seus contatos. Se não a enxerga, é possível que não esteja entre eles.

A ausência da informação de Visto por último, que aparece na janela de bate-papo, também pode ser um sinal de alerta. Para evitar o monitoramento de quando esteve online, é comum ocultar esse dado mesmo daqueles que estão em sua agenda do celular.

Janela de bate-papo do WhatsApp sem foto e sem a informação de Visto por último

Se não conseguir ver a foto nem a última vez em que a pessoa usou o aplicativo, as chances de seu número não estar salvo são maiores. Há ainda a possibilidade de ter sido bloqueado.

Mas, nesse caso, é preciso ficar atento a outros sinais, como a impossibilidade de enviar mensagens. Nosso guia 5 passos para saber se fui bloqueado no WhatsApp mostra todos eles.

Pela lista de transmissão

Ilustração que simula layout do WhatsApp

A lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, mas individualmente. Ou seja, cada a recebe na janela de bate-papo privada.

Para que alguém receba as mensagens de uma lista de transmissão, deve ter o número de telefone de quem as envia adicionado. Portanto, se o que mandou não chegar, é provável que seu contato não esteja salvo no celular dessa pessoa.

São precisos ao menos 2 contatos para criar uma lista. Por isso, para fazer um teste, você pode adicionar o WhatsApp de quem deseja descobrir e de mais uma pessoa e enviar algo genérico, como um Oi.

Lembramos que o conteúdo é recebido de forma individual. Aguarde por um tempo razoável e depois confira se a mensagem foi ou não entregue.

Como criar uma lista de transmissão

Android

1. Abra o WhatsApp e toque sobre o ícone de três pontinhos, no topo à direita da tela;

2. No menu que abrir, vá em Nova Transmissão;

Passos de como criar uma lista de transmissão no WhatsApp

3.Toque sobre os contatos de sua lista que deseja adicionar à transmissão. Após incluir todos, toque sobre o círculo verde, com o ícone de check () para concluir;

4. Envie a mensagem desejada.

  • Se preferir mandar depois, a lista de transmissão estará disponível na aba Conversas, como uma janela de bate-papo comum. Basta tocar sobre a lista, redigir o texto ou inserir a mídia e enviar.

iPhone

1. Abra o WhatsApp e toque em Listas de transmissão, no topo da tela:

2. Vá em Nova lista, na parte inferior da tela;

3. Toque sobre os contatos que deseja adicionar a sua lista. Conclua em Criar;

4. Envie a mensagem desejada.

  • Se preferir mandar depois, a lista de transmissão estará disponível na aba Conversas, como uma janela de bate-papo comum. Basta tocar sobre a lista, redigir o texto ou inserir a mídia e enviar.

Como ver se o conteúdo foi entregue

Após enviar a mensagem para a lista, toque sobre ela e segure por alguns segundos para selecioná-la. Então, vá ao ícone de três pontinhos, situado no topo da tela à direita.

Selecione a opção Dados no menu que abrir. Na tela seguinte, é possível saber quem leu e quem recebeu a mensagem. Caso não esteja nos contatos de alguém, a mensagem não aparecerá como entregue.

Como saber se mensagem da lista de transmissão do WhatsApp foi entregue

Não esqueça de esperar um pouco após o envio para conferir. Afinal, a pessoa pode estar sem sinal ou com o celular desligado e, por isso, não ter recebido.

Pelo Status

Celular com  a tela do Status do WhatsApp

Assim como a foto e o Visto por último, é possível escolher nas configurações quem pode ver os Status publicados. Por questão de privacidade, é comum que usuários optem por exibi-los apenas para seus contatos.

Nesse caso, é um pouco mais difícil de descobrir. Afinal, é preciso ter alguém em comum entre os contatos que o avise quando a pessoa postar um Status e conferir se aparece ou não para você.

Se não conseguir ver, é provável que não esteja adicionado.

Outras dúvidas sobre os contatos do WhatsApp

A pessoa sabe quando é excluída do WhatsApp?

Não, o WhatsApp não informa ao contato que ele foi excluído de sua lista. No entanto, se a pessoa fizer os procedimentos acima, pode acabar descobrindo que não está mais adicionado.

É possível saber como meu contato está salvo?

Janela de bate-papo do WhatsApp

De forma nativa, não. Um truque para descobrir como seu contato está salvo é inventando alguma desculpa para pedir um print screen da janela de conversa de vocês. Assim, no topo da imagem, verá o nome que foi atribuído.

Por que não consigo adicionar contatos com número internacional?

Tentou adicionar uma pessoa que usa o telefone de outro país, mas não conseguiu? É provável que tenha inserido o número de forma incorreta.

É preciso inserir o símbolo de + à frente do código do país (DDI). Dependendo do local, há ainda um código de área (DDD), que deve ser digitado antes do número do celular. Se o contato for de Nova Jersey, nos Estados Unidos, o DDI é 1 e o DDD 862.

Portanto, ao adicionar o contato, deve inserir a sequência +1 862 seguido do número do telefone. As regras podem variar de um país para outro, uma vez que há nações que não usam o DDD. A quantidade de dígitos do número de celular também muda de lugar para lugar.

Consigo adicionar alguém mesmo sem o número do telefone?

Como adicionar alguém no WhatsApp por QR Code

Sim, pelo QR Code gerado em seu WhatsApp. Para isso, é preciso escanear o código, seja presencialmente ou recebendo a imagem. Para encontrar o seu QR, no Android, deve ir no ícone de três pontinhos, no topo da tela à direita, e depois, em Configurações. Toque sobre o ícone de um quadrado, ao lado de sua foto de perfil.

Já no iPhone, vá em Ajustes e depois no ícone de um quadrado. Nosso artigo Como escanear código QR no Whatsapp para adicionar contatos mostra como usar o recurso.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.