Lista de transmissão do WhatsApp: como funciona e para que serve


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

A lista de transmissão do WhatsApp permite enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Diferentemente dos grupos, a distribuição é feita individualmente. Ou seja, cada contato receberá o conteúdo na janela individual de bate-papo e não em grupo.

O recurso pode ser bastante útil para pessoas e empresas que desejam compartilhar informações de forma rápida, porém mais pessoal. É ideal para convites para eventos, mensagens em datas especiais ou passar comunicados.

Como funciona uma lista de transmissão

Lista de transmissão WhatsApp

A lista de transmissão do WhatsApp é um recurso que facilita o envio de uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. É é possível compartilhar conteúdos de texto e mídias, como fotos, vídeos, GIFs e adesivos.

Cada destinatário recebe o conteúdo na janela de conversa privada com o usuário que a enviou, como se tivesse sido mandado somente para ele. Caso alguém responda, o feedback também será enviado apenas para o emissor.

Uma vez que uma lista é criada, ela é salva automaticamente. A funcionalidade é ideal para quem precisa transmitir informações com frequência para um mesmo grupo de pessoas. Assim, não é necessário adicioná-las sempre que o compartilhamento for feito nem mandar o material de um por um.

Como fazer uma lista de transmissão e enviar mensagens

Android

1. Abra o WhatsApp e, na aba Conversas, toque sobre o ícone de três pontinhos, no topo à direita da tela;

2. No menu que abrir, vá em Nova Transmissão;

lista de transmissão whatsapp

3.Toque sobre os contatos de sua lista que deseja adicionar à transmissão. Após incluir todos, toque sobre o círculo verde, com o ícone de check () para concluir;

4. Se quiser, já pode enviar o conteúdo desejado. Se preferir mandar depois, a lista de transmissão estará disponível na aba Conversas, como uma janela de bate-papo comum. Basta tocar sobre a lista, redigir o texto ou inserir a mídia e enviar como em uma conversa.

iPhone

1. Abra o WhatsApp e, na aba Conversas, toque em Listas de transmissão, no topo da tela:

2. Vá em Nova lista, na parte inferior da tela;

3. Toque sobre os contatos que deseja adicionar a sua lista. Conclua em Criar;

4. Se quiser, já pode enviar o conteúdo desejado. Se preferir mandar depois, a lista de transmissão estará disponível na aba Conversas, como uma janela de bate-papo comum. Basta tocar sobre a lista, redigir o texto ou inserir a mídia e enviar como em uma conversa.

Quantos contatos podem ser adicionados?

Uma lista de transmissão pode ter entre 2 e 256 contatos adicionados. Se, por acaso, possuir um número maior de contatos, não se preocupe. Não há um limite quanto a quantidade de listas quem podem ser criadas por um mesmo usuário.

Por que alguns contatos não recebem mensagens da lista?

lista de transmisssão

Para que uma pessoa receba as mensagens de uma lista de transmissão, é necessário que ela tenha o número de telefone de quem envia adicionado no celular. Se quiser ter certeza de que seu conteúdo irá chegar, solicite que seu contato seja salvo.

Se ainda assim os conteúdos não estiverem chegando a todos, talvez seja o momento de repensar a forma como usa as listas. De acordo com o WhatsApp, é possível que esteja enviando muitas mensagens e arquivos de mídia em um curto intervalo de tempo.

Deste modo, procure mandar menos informações de uma só vez. Além de não ser “punido” pelo serviço, é provável que os seus contatos também não gostem de receber uma enxurrada de mensagens de uma vez.

Como editar uma lista de transmissão

Deseja excluir ou incluir novos contatos em uma lista de transmissão? O processo é tão simples quanto criar uma lista.

Android

1. Abra a lista de transmissão que quer alterar e toque no topo da janela, para acessar os dados.

2. Em seguida, vá em Editar destinatários;

lista de transmiss]ao whatsapp

3. Os contatos do topo são aqueles que já fazem parte da lista. Basta tocar sobre o nome para excluí-los;

4. As pessoas listadas abaixo são todos os contatos de sua agenda que ainda não fazem parte daquela lista. Basta tocar sobre o nome para adicionar;

5. Conclua o processo no círculo verde, com o ícone de check ().

iPhone

1. Vá em Listas de transmissão, no topo da tela da aba Conversas;

2. Toque sobre o ícone com a letra i, ao lado da lista que deseja editar,

3. Então, vá em Editar lista… para adicionar ou remover contatos da lista de transmissão.

Como excluir uma lista de transmissão

lista de transmissão whatsapp

Ninguém é obrigado a manter uma lista de transmissão se não for mais usá-la. Para excluí-la no Android, basta tocar no topo da lista e, depois, ir em Apagar lista de transmissão. Confirme em Apagar.

Já no iPhone, toque em Lista de Transmissão, no topo de Conversas, e deslize para a esquerda a lista que quer deletar. Confirme em Apagar.

Como sair de uma lista de transmissão

lista de transmissão whatsapp

Está recebendo mensagens e mídias indesejáveis de uma lista de transmissão e quer sair? Como os conteúdos são recebidos de forma individual, através da janela de bate-papo particular com o emissor, não há um recurso específico para deixar a lista.

No entanto, é possível recorrer a alguns truques. Como informamos, somente quem tem o número de telefone do emissor adicionado como contato no celular recebe as mensagens.

Portanto, se excluir o número de quem envia da agenda do seu celular, os textos, fotos e vídeos não chegarão mais a você.

Lista de transmissão do WhatsApp

Outra solução, um pouco mais extrema, é simplesmente bloquear o criador da lista. Assim, deixará de receber não apenas os conteúdos enviados coletivamente, mas também diretamente, através da conversa privada entre vocês dois.

Como fazer bom uso das listas de transmissão

Seja conciso e direto

Ao enviar muitas mensagens e arquivos de mídia, é possível que alguns receptores sequer as abram. Afinal, precisam filtrar o que realmente importa e, para isso, precisam ter interesse no seu conteúdo.

Se conseguir mandar menos textos, fotos ou vídeos, mas que sejam mais objetivos, terá mais chance de conseguir a atenção das pessoas. E ainda reduz as chances de ser considerado inconveniente.

Crie listas personalizadas

Uma dica é tentar criar listas que tornem as mensagens um pouco mais personalizadas para quem as recebe. Por exemplo, que inclua apenas mulheres, profissionais de uma determinada área, residentes de uma cidade, enfim, que tenham algo em comum.

Assim, é possível direcionar o conteúdo para que fique menos impessoal e tenha maiores chances de gerar uma identificação por parte do receptor.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.