Saber se o WhatsApp está fora do ar para todos ou se caiu só para você é uma situação pela qual muita gente já passou. Como identificar se o problema é com todo mundo ou se apenas o seu app não está funcionando?
O AppGeek reuniu as melhores dicas para ajudar a descobrir se o WhatsApp parou. Confira também o que pode ser feito para o mensageiro voltar ao normal se a dificuldade for só em seu aparelho.
1. Confira sites de monitoramento
Não consegue enviar ou receber nenhuma mensagem no WhatsApp? Saiba que há diversos sites que monitoram e mostram se o app caiu, e em qual país.
A maioria deles funciona de forma colaborativa, através de informações de usuários que vivem nesses locais. Também acompanham reclamações em outras plataformas, como o Twitter. Assim, fazem um balanço desses levantamentos e, quando encontram uma falha relevante, divulgam.
O Downdetector e o Outage Report são os dois principais sites que oferecem o serviço e englobam o Brasil. Caso o problema seja generalizado ou na sua região, não há nada a fazer, a não ser esperar a situação normalizar.
2. Veja os trending topics (Google Trends e X)
O WhatsApp virou um dos principais meios de comunicação para pessoas em vários países. Portanto, quando a ferramenta dá problema, é comum que os usuários pesquisem na internet sobre o que pode estar acontecendo ou desabafem sobre a situação nas redes sociais.
Se estiver com dificuldades para usar o app, o Google Trends e os Trending Topics do X podem funcionar como fontes de informação.
Google Trends
No Google Trends, basta inserir a palavra WhatsApp como termo de pesquisa. Para ter um resultado mais preciso, utilize os filtros de busca. Coloque o Brasil como país, e Nas últimas 4 horas ou Na última hora no filtro de Período.
Role a tela e verá, no lado direito, as consultas relacionadas que estão em alta. Essas são as pesquisas que muitas pessoas estão fazendo dentro daquele período definido.
Se por acaso houver alguma instabilidade, é provável que termos como WhatsApp fora do ar, WhatsApp caiu, WhatsApp com problemas ou similares estejam relacionados.
Trending Topics do X
Os Trending Topics (ou O que está acontecendo, em português) do X exibem os assuntos que estão sendo mais falados na rede social. O usuário pode optar por ver as tendências mundiais ou da sua região. Para acompanhar se há algum problema com o WhatsApp, o ideal é decidir por resultados locais.
Para isso, basta tocar sobre o ícone de lupa e, em seguida, no de engrenagem. Ative a chave ao lado de Mostrar conteúdo no local atual.
Caso algo esteja errado, é provável que apareçam menções a WhatsApp caiu ou #whatsappdown na ferramenta.
Se preferir, também pode pesquisar por esses termos pela ferramenta de busca e ver quantas pessoas estão falando sobre isso. Depois, toque sobre o ícone de filtro e filtre a localização para Perto de você.
Por que o WhatsApp saiu do ar?
Se, ao checar as dicas acima, percebeu que o mensageiro não está funcionando em sua região, deve estar imaginando o porquê de o serviço ter caído. Em geral, as instabilidades são as principais causas.
Elas podem ocorrer por problemas de conexão, por muitos acessos simultâneos, erros nos servidores do app, entre outros motivos. Normalmente, essas falhas são corrigidas em poucas horas e podem afetar muitos usuários.
Outra razão menos comum são as ações judiciais. Nesses casos, ocorre a ordem de algum juiz para que o serviço seja bloqueado ou suspenso, até que os responsáveis pelo aplicativo cumpram alguma solicitação da Justiça.
No Brasil, o WhatsApp já foi bloqueado ao menos quatro vezes. Em todas, por não conceder informações solicitadas para investigações policiais.
Por que o WhatsApp não está funcionando corretamente?
O WhatsApp parece estar funcionando normalmente no mundo todo, menos para você? Então o problema pode estar em seu aparelho, na conexão com a internet ou até mesmo com a versão de seu sistema operacional.
Confira a versão do seu sistema operacional
Todos os anos o WhatsApp atualiza a lista de aparelhos em que deixará de funcionar. O app encerra o suporte a versões mais antigas dos sistemas operacionais móveis e, com isso, deixa de oferecer correções para erros e atualizações.
Por isso, nesses casos, é possível que certas funções parem de operar corretamente (e não serão corrigidas). Além disso, usuários desses celulares defasados também não terão acesso a novos recursos do aplicativo.
Se por acaso seu aparelho se enquadra em alguma dessas categorias, esse pode ser o motivo pelo qual o WhatsApp não esteja funcionando bem.
Veja sua conexão com a internet
Pode parecer uma dica óbvia, mas, muitas vezes, uma simples conferida na conexão com a internet pode resolver o problema. Listamos abaixo algumas sugestões do próprio WhatsApp que podem sanar possíveis contratempos.
- Ativar o modo avião durante 10 segundos e desativar;
- Se estiver em uma rede Wi-Fi, ative e desative a conexão com a rede;
- Reinicie seu roteador,
- Se não estiver no Wi-Fi, confira se seus dados móveis estão ativos;
- Se estiver usando Wi-Fi administrado por terceiros, como em ambientes corporativos ou educacionais, é possível que o uso do aplicativo esteja bloqueado nesta rede;
- Atualize seu sistema operacional Android ou iOS para o mais recente disponível para o seu aparelho.
Atualize o WhatsApp
Uma versão desatualizada do mensageiro pode conter erros e falhas que já foram corrigidas e disponibilizadas na edição mais recente do app. Portanto, é possível que os problemas que tem tido sejam reparados ao atualizar o WhatsApp.
Permita o uso de dados em segundo plano
Se for usuário de dispositivos Android, o WhatsApp recomenda desativar a opção Restringir dados em segundo plano para que o app funcione corretamente. Em alguns aparelhos, basta ativar o uso de dados em segundo plano.
Acesse o app Configurar e vá em Apps e notificações ou Aplicativos. Depois siga o caminho: Aplicativos ou Ver todos os apps → WhatsApp → Avançado → Dados móveis e Wi-Fi → Ativar chave Dados em segundo plano ou desativar chave de Restringir dados em segundo plano.
Desligue a VPN
Se por acaso utiliza algum aplicativo de VPN em seu smartphone, verifique se ele está desativado. “O WhatsApp não foi desenvolvido para funcionar com serviços de proxy ou VPN e, desse modo, não é compatível com essas configurações”, explica o mensageiro.
De acordo com a empresa, aplicativos que oferecem gerenciamento de memória ou otimização de desempenho também podem afetar o funcionamento do WhatsApp.
Force a parada do app e limpe o cache
Forçar a parada e limpar o cache do WhatsApp é um recurso simples que pode resolver o problema de travamentos ou erros. Ao realizar os processos, o app é encerrado e arquivos temporários são eliminados do sistema.
Para isso, vá em: Configurar → Apps e notificações → Ver todos os apps → WhatsApp → Forçar fechamento → OK. Depois, volte à tela WhatsApp, toque em Armazenamento e cache e opte por Limpar cache.
Reinstale o WhatsApp
Se nada adiantar, a última medida a ser tomada será desinstalar o WhatsApp e reinstalar novamente. Para isso, basta abrir a loja de aplicativos do Android ou iPhone, pesquisar pelo app e optar pela desinstalação. Reinicie o celular e, em seguida, instale novamente o app.
AppGeek recomenda: