WhatsApp fora do ar: como saber se o app caiu em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Saber se o WhatsApp está fora do ar para todos ou caiu só para você é uma situação pela qual muita gente já passou. Como identificar se o problema é com todo mundo ou se apenas o seu app não está funcionando?

O AppGeek reuniu as melhores dicas para ajudar a descobrir se o WhatsApp parou. Confira também o que pode ser feito para o mensageiro voltar ao normal se a dificuldade for só em seu aparelho.

1. Confira sites de monitoramento

downdetector

Não consegue enviar ou receber qualquer mensagem no WhatsApp? Saiba que há diversos sites que oferecem serviço de monitoramento do serviço e mostram se o app caiu e em qual país.

A maioria deles funciona de forma colaborativa, recebendo informações de usuários que vivem nesses locais e também monitorando reclamações em serviços como o Twitter. Assim, fazem um balanço desses levantamentos e, quando encontram uma falha relevante, divulgam.

O Downdetector e o Outage Report são os dois principais sites que oferecem o serviço e englobam o Brasil. Caso o problema seja generalizado ou na sua região, não há nada a fazer a não ser esperar a situação normalizar.

2. Veja os trending topics (Google Trends e Twitter)

O WhatsApp virou um dos principais meios de comunicação para pessoas em vários países. Portanto, quando a ferramenta dá problema, é comum que os usuários pesquisem na internet sobre o que pode estar acontecendo ou desabafem sobre a situação nas redes sociais.

Portanto, se estiver com dificuldades para usar o app, a ferramenta Google Trends e os Trending Topics do Twitter podem funcionar como ótimas fontes de informação.

Google Trends

No Google Trends, basta inserir a palavra WhatsAppcomo termo de pesquisa. Para ter um resultado mais preciso, utilize os filtros de busca. Coloque o Brasilcomo país e Nas últimas 4 horas ou Na última hora no período.

Google Trends

Role a tela e verá, no lado direito, as consultas relacionadas que estão em alta. Essas são as pesquisas que muitas pessoas estão fazendo dentro daquele período definido.

Se por acaso houver alguma instabilidade, é provável que termos como WhatsApp fora do ar, WhatsApp caiu, WhatsApp com problemas ou similares estejam relacionados.

Trending Topics do Twitter

Trending topics twitter

Os Trending Topics do Twitter exibem os assuntos que estão sendo mais falados na rede social. O usuário pode optar por ver as tendências mundiais ou da sua região. Para acompanhar se há algum problema como o WhatsApp, o ideal é optar por resultados locais.

Para isso, basta tocar sobre o ícone de engrenagem ao lado de Tendências de Mundial e ir em Alterar localização. Então, defina Brasil como o local desejado. Se quiser algo ainda mais específico, pode optar por filtrar por sua cidade ou estado, digitando na barra de pesquisa.

Caso haja algum problema, é provável que apareçam menções a WhatsApp caiu ou #whatsappdown na ferramenta.

Trending topics twitter

Se preferir, também pode buscar por esses termos pela ferramenta de busca na página inicial e ver quantas pessoas estão falando sobre isso. Na página de resultados, no lado direito da tela, filtre a localização para Perto de você.

Por que o WhatsApp saiu do ar?

WhatsApp fora do ar

Se ao checar as dicas acima percebeu que, de fato, o mensageiro não está funcionando em sua região, deve estar tentando entender o porquê do serviço ter caído. Em geral, as instabilidades são as principais causas.

Elas podem ocorrer por problemas de conexão, por muitos acessos simultaneamente, erros nos servidores do mensageiro, entre outros motivos. Em geral, essas falhas são corrigidas em poucas horas e podem afetar um grande número de usuários.

Outra razão, porém menos comum, para o app parar de funcionar são as ações judiciais. Nesses casos, ocorre a ordem de algum juiz para que o serviço seja bloqueado ou suspenso até que os responsáveis pelo aplicativo cumpram alguma solicitação da Justiça.

No Brasil, o WhatsApp já foi bloqueado ao menos quatro vezes. Em todas elas por não conceder informações solicitadas para investigações policiais.

Mas não é só por aqui que o programa é tirado do ar por instituições. De acordo com uma pesquisa feita pelo Top10VPN, em 2019 o app ficou fora do ar, deliberadamente, por mais de 6200 horas. O principal motivo foram ações de governos autoritários, como os do Sri Lanka e Sudão.

Por que o WhatsApp não está funcionando corretamente?

O WhatsApp parece estar funcionando normalmente no mundo todo, menos para você? Então o problema pode estar em seu aparelho, na conexão com a internet ou até mesmo com a versão de seu sistema operacional.

Confira a versão do seu sistema operacional

Whatsapp não funciona

Todos os anos o WhatsApp atualiza a lista de aparelhos nos quais deixará de funcionar. O app encerra o suporte a versões mais antigas dos sistemas operacionais móveis e, com isso, deixa de oferecer correções para erros e atualizações.

Por isso, nesses casos, é possível que certas funções parem de operar corretamente (e não serão corrigidas). Além disso, usuários desses sistemas defasados também não têm acesso a novos recursos novos do app.

Em 2020, todos os aparelhos com Windows Phone OS perderam o suporte do aplicativo, assim como os smartphones com iOS 7 ou inferior e Android igual ou abaixo da versão 2.3.7. Se por acaso seu aparelho se enquadra em alguma dessas categorias, esse pode ser o motivo pelo o qual o WhatsApp não esteja funcionando corretamente.

Veja sua conexão com a internet

whatsapp fora do ar

Pode parecer uma dica óbvia, mas, muitas vezes, uma simples conferida na conexão com a internet pode resolver o problema. Listamos abaixo algumas sugestões do WhatsApp que podem sanar possíveis contratempos.

  • Ativar o modo avião durante 10 segundos e desativar;
  • Se estiver em uma rede Wi-Fi, ative e desative a conexão com a rede;
  • Reinicie seu roteador,
  • Se não estiver no Wi-Fi, confira se seus dados móveis estão ativos;
  • Se estiver usando Wi-Fi administrado por terceiros, como no caso de ambientes corporativos ou educacionais, é possível que o uso do aplicativo esteja bloqueado nesta rede;
  • Atualize seu sistema operacional Android ou iOS para o mais recente disponível para o seu aparelho.

Atualize o WhatsApp

WhatsApp fora do ar

Uma versão desatualizada do mensageiro pode conter erros e falhas que já foram corrigidas e disponibilizadas na edição mais recente do app. Portanto, é possível que os problemas que tem tido sejam reparados ao atualizar o WhatsApp.

Permita o uso de dados em segundo plano

Se for usuário de dispositivos Android, o WhatsApp recomenda desativar a opção Restringir dados em segundo plano para que o app funcione corretamente. Em alguns aparelhos, basta ativar o uso de dados em segundo plano.

Acesse o app Configurar e vá em Apps e notificações ou Aplicativos. Depois siga o caminho: Aplicativos ou Ver todos os apps → WhatsApp → Permissões → Uso de dados → Ativar chave Dados em segundo plano ou desativar chave de Restringir dados em segundo plano.

Desligue a VPN

Se por acaso utiliza algum aplicativo de VPN em seu smartphone, verifique se ele está desativado. “O WhatsApp não foi desenvolvido para funcionar com serviços de proxy ou VPN e, desse modo, não é compatível com essas configurações”, explica o mensageiro.

De acordo com a empresa, aplicativos que oferecem gerenciamento de memória ou otimização de desempenho também podem afetar o funcionamento do WhatsApp.

Force a parada do app e limpe o cache

Forçar a parada e limpar o cache do WhatsApp é um recurso simples que pode resolver o problema de travamentos ou erros. Ao realizar os processos, o app é encerrado e arquivos temporários são eliminados do sistema.

Whatsapp não funciona

Para isso, vá em: Configurar → Apps e notificações → Ver todos os apps → WhatsApp → Forçar fechamento → OK. Depois, volte à tela WhatsApp, toque em Armazenamento e cache e opte por Limpar cache.

Reinstale o WhatsApp

Se nada adiantar, a última medida a ser tomada será desinstalar o WhatsApp e reintalar novamente. Para isso, basta abrir a loja de aplicativos do Android ou iPhone, pesquisar pelo app e optar pela desinstalação. Reinicie o celular e, em seguida, instale novamente o app.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.