Descubra como não salvar fotos e vídeos do WhatsApp no celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular é um procedimento bastante simples. E o melhor: é uma opção nativa do programa e não requer o download de qualquer outro app.

O usuário pode decidir não guardar as mídias de contatos ou grupos específicos ou de todas as conversas. O recurso pode ser útil para quem não quer deixar rastros de conteúdos comprometedores e também para aqueles que estão com pouca memória disponível no aparelho.

O mensageiro também permite escolher não baixar as fotos e vídeos recebidos automaticamente, mas somente aquelas que quiser e quando desejar. A opção é ideal para quem precisa economizar dados, principalmente se fizer parte de grupos grandes com trocas de arquivos constantes.

O AppGeek ensina como não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular e como não baixar esse tipo de mídia automaticamente no app de bate-papo em aparelhos com sistema Android. Confira como é simples no passo a passo abaixo.

Como não salvar fotos e vídeos de um contato ou grupo do Whatsapp na galeria

1. Abra o WhatsApp;

2. Acesse a janela de bate-papo do usuário ou grupo que não deseja que fotos e vídeos enviados por ele sejam salvos no celular;

3. Vá no ícone de três pontinhos, no canto superior direito da tela;

4. Selecione a opção Ver contato ou Dados do grupo;

Não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular

5. Agora, toque em Visibilidade de Mídia;

6. Na janela que abrir, marque Não para a pergunta Mostrar mídia recém baixada desta conversa na galeria do seu telefone?;

Não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular

7. Confirme sua escolha em OK.

A próxima mídia que receber dessa pessoa ou grupo não será salva na galeria de imagens do seu celular. Será exibida e visualizada somente na janela de bate-papo.

Como não salvar qualquer foto ou vídeo recebido no WhatsApp na galeria

1. Abra o WhatsApp;

2. Na tela inicial do app, toque sobre o ícone de três pontinhos, situado no canto superior direito da tela;

3. Em seguida, vá em Conversas;

Não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular

4. Agora, desative a chave que aparece ao lado da opção Visibilidade de mídia. Quando passar de verde para cinza, os arquivos baixados deixarão de ser salvos na galeria do celular.

Como não baixar fotos e vídeos automaticamente no WhatsApp

1. Abra o WhatsApp;

2. Na tela inicial do app, toque sobre o ícone de três pontinhos, situado no canto superior direito da tela;

Não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular

3. No menu que abrir, selecione Configurações;

4. Em seguida, vá em Dados e armazenamento;

5. Na seção Download automático, toque em Quando utilizar rede de dados;

Não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular

6. Desmarque as caixinhas referentes aos arquivos que não deseja baixar automaticamente quando estiver usando a internet móvel. Em nosso exemplo, desmarcamos todos os itens;

7. Confirme sua escolha em OK;

8. Repita o procedimento em Quando conectado ao Wi-Fi e Em Roaming;

9. Agora, ao receber um arquivo, deverá tocar sobre ele para fazer o download e visualizar o conteúdo.

Atenção com o que compartilha, recomenda o WhatsApp

Não salvar na galeria as fotos e vídeos que recebe é uma maneira de economizar espaço no celular. Mas há também quem aproveite para ocultar mídias de teor duvidoso para não ser pego caso alguém mexa em seu aparelho.

O mensageiro, entretanto, sugere que os usuários reflitam antes de enviar qualquer tipo de conteúdo. A companhia propõe que as pessoas pensem se gostariam que outras pessoas vissem o que foi enviado.

Isso porque ao mandar uma conversa, foto, vídeo, arquivo, ou mensagem de voz para alguém, essa pessoa pode compartilhá-los sem sua ciência e consentimento. Por isso, ponderar antes é fundamental.

Se você só compartilha conteúdos confiáveis, vai gostar de embelezar suas imagens com nossa lista de apps para fazer colagens de fotos. Agora, se suspeita que alguém esteja lhe evitando no mensageiro, confira nossas dicas para descobrir se foi bloqueado no WhatsApp.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.